4 dicas imperdíveis para controlar os gastos do seu consultório!

Saber controlar os gastos no consultório e lidar com os custos que envolve um negócio é, sem dúvida, um dos passos mais importantes para manter as finanças saudáveis. Em um consultório não é diferente, afinal de contas, é preciso ter recursos em caixa para investir, comprar insumos, pagar fornecedores e manter as atividades diárias funcionando.

Na busca por melhor eficiência produtiva, otimização do tempo e melhores resultados, gestores da área da saúde passaram a investir esforços em controlar os custos para barrar os “gargalos” que impedem um melhor desempenho e, consequentemente, influenciam no caixa negativo.

Administrar a parte financeira não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente em uma clínica, onde o dia a dia se divide em uma série de tarefas entre pacientes, materiais, profissionais e tantos outros afazeres. Contudo, controlar o orçamento passa a ser peça-chave na administração dos gastos, e é por meio dele que será possível estabelecer uma relação de custo e benefício de cada serviço, de forma a conhecer aqueles que precisam ser terceirizados pelo consultório, reduzidos ou mesmo eliminados.

No post de hoje veremos como controlar os gastos do consultório para um melhor desempenho de processos. Acompanhe!

1 – Conheça todas as contas do consultório

O primeiro passo para reduzir ou mesmo eliminar gastos desnecessários é conhecê-los. Se você não conhece os gastos que envolvem seu negócio, fica difícil gerenciá-los. Por isso, elabore um fluxo de caixa e passe a registrar todas as movimentações que ocorrem diariamente em seu negócio, desde o pagamento de um fornecedor até um simples cafezinho.

Conhecendo a origem e a aplicação dos recursos fica mais fácil saber onde está sendo destinado o dinheiro, o que possibilita avaliar se o gasto é desnecessário e se há possibilidade de reduzi-lo. Vale destacar que antes de qualquer corte de gastos é essencial uma análise, uma vez que certos custos podem ser necessários para manter o funcionamento da empresa.

Aqui a dica é investir em um bom planejamento financeiro de forma a saber exatamente o que entra e o que sai de recursos da empresa, e como são aplicados. Fazendo isso, gestores podem contar com uma importante ferramenta de gestão, utilizando tais informações para o processo de tomada de decisão.

2 – Terceirização dos serviços

Os custos com mão de obra são os que mais impactam um negócio, por isso, uma das opções é terceirizar os serviços de atividade-meio, como limpeza, copa, recepção, entre outros. Isso irá reduzir os gastos e melhorar o fluxo de trabalho.

Além disso, a clínica/consultório não precisa se preocupar com questões burocráticas de funcionários, uma vez que fica a cargo da empresa contratada oferecer todo o suporte para a prestação dos serviços terceirizados.

3 – Avalie a compra de suprimentos

Muitas clínicas e consultórios acreditam que comprando suprimentos de vários fornecedores por preços mais em conta estão fazendo um bom negócio, mas pode-se reduzir significativamente a conta de estoque avaliando as propostas e encontrando um fornecedor que esteja disposto a dar suporte ao seu negócio. Diante disso, você poderá oferecer-lhe lealdade e, em troca, ele poderá conceder benefícios de preços.

4 – Melhore o uso dos recursos

Não há dúvida: se você quer reduzir custos é preciso começar pela melhoria dos recursos. Por exemplo, os custos fixos não podem ser cortados, como luz e água, mas podem ser reduzidos, o que gera também economia e, consequentemente, aumento na margem de lucro. Apesar de não poderem ser cortados, eles podem gerar um gasto menor, sem prejudicar a qualidade.

Repensar a forma como os recursos são utilizados é a solução de muitos problemas e investir em sistemas que vão baratear as tarifas de luz e água pode ajudar muito. Existem lâmpadas e torneiras econômicas que exigem um investimento inicial que pode ser alto, mas em médio e longo prazo tornam os gastos menores e o lucro será maior do que é.

Nosso post foi útil? Que tal compartilhar conosco sua opinião?

 

Quer mais dicas para gerir melhor sua clínica?
Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no banner abaixo!
banner_de_ebooks-02

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

2 Comentários

  1. Carolinasays:

    Adorei!!! Quero saber mais sobre gestão financeira!!

    • miotecsays:

      Obrigado Carolina. Estamos preparando um curso que abordará o uso de novas tecnologias na fisioterapia, com um módulo dedicado à gestão financeira.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"