4 dicas para fazer o reengajamento de pacientes para sua clínica

17/06/2016   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Conquistar um paciente pela primeira vez é uma tarefa complicada, que exige uma série de ações da sua clínica para divulgar os seus serviços, atrair novos clientes e fazê-los conhecer a sua instituição. Depois de todo esse esforço, você quer manter a fidelidade desse cliente, certo? O problema é que muitas clínicas têm problemas em fazer com que o cliente volte.

Para superar esse desafio, preparamos uma série de dicas que irá auxiliar a sua instituição a fazer o reengajamento do paciente, aumentando o movimento e até mesmo potencializando a atração de novos clientes. Ficou curioso? Continue lendo!

Entenda o afastamento

O primeiro passo para a cura é um diagnóstico correto. Por isso, antes de tomar qualquer iniciativa, sua clínica precisa entender por que o paciente não está mais voltando à clínica. Existem casos intransponíveis, como a mudanças de cidade ou mesmo o falecimento. No entanto, existem diversas outras possibilidades que podem ser contornadas, que vão desde a insatisfação com o atendimento dos profissionais, passando pela ausência de um diferencial que foi oferecido pela concorrência ou mesmo dificuldades com o plano de pagamento da sua clínica, por exemplo.

O fato é que sua empresa só ira saber o motivo real tendo uma política de feedback, ou seja, fazendo pesquisas de satisfação com os pacientes em que eles possam apontar as falhas da sua clínica (que devem ser corrigidas) e pontos fortes (que devem ser melhorados)

Saiba como chegar aos pacientes

Agora que você entende onde sua clínica está falhando e foi capaz de corrigir esse erro, é hora de procurar os pacientes antigos e mostrar as vantagens que ele teria ao retornar à sua instituição. Mas, como fazer isso? O primeiro passo é ter uma base de dados prática onde os gestores da clínica podem encontrar cada paciente, organizá-los de acordo com os seus perfis e ver a melhor maneira de entrar em contato com eles (por telefone, e-mail marketing, SMS).

A melhor forma de fazer isso é tendo um software de gestão integrado que compile informações sobre os últimos atendimentos e tratamentos de clientes e sua previsão de retorno. Caso a previsão de retorno não seja cumprida, o software poderá emitir avisos para os gestores entrarem em contato direto com o paciente.

Faça a abordagem correta

A hora do contato de reengajamento é uma das mais delicadas de todo o processo e deve ser feita com extremo profissionalismo. O primeiro passo é escolher o meio adequado: pacientes mais idosos, por exemplo, talvez sejam mais acessíveis por meio de um telefonema do que por e-mail. Em seguida, utilize o tom certo, sua clínica deve mostrar preocupação com o cliente de maneira respeitosa e informar sobre as mudanças e melhorias feitas na clínica nos últimos meses que atendam as expectativas daquele cliente.

O importante é que sua clínica se mostre preocupada com a saúde e bem estar do paciente e não com o bolso dele.

Faça com que os pacientes queiram voltar

O principal vetor de fidelização de pacientes é um atendimento de excelência. O paciente que se sente bem atendido, que aprova as condições da sua clínica e que se sente realmente valorizado, tem muito mais possibilidade de retornar à sua instituição quando for preciso. Por isso, invista na capacitação dos seus profissionais, em estrutura de qualidade como uma sala de espera confortável e, também, no pós-atendimento.

Uma ligação para saber as impressões de um paciente após cada atendimento é um gesto de gentileza que irá aumentar a satisfação dele e ainda ajudar sua clínica a fazer o feedback do qual falamos no primeiro item desse post.

Você está tendo dificuldades no reengajamento do paciente? Compartilhe conosco a sua experiência para que possamos te ajudar!

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