montar uma clínica

10 desafios que você vai enfrentar para montar uma clínica

06/09/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Os desafios de montar uma clínica e conduzir o próprio negócio são muitos, mas não existe nenhum fator impossível de ser contornado e capaz de impedir essa realização. O dia a dia vai apresentar diversas situações desafiadores, algumas delas bastante comuns para quem está começando no mundo empresarial. Nesse post, elencamos 10 desafios que merecem especial atenção antes de abrir a empresa e as soluções que ajudarão a aumentar suas chances de sucesso.

1. Antes de montar uma clínica, planeje!

O primeiro desafio será enfrentado antes mesmo de colocar em prática a ideia da clínica, ou seja, você deverá estudar a viabilidade do negócio e fazer um planejamento rigoroso. Nessa fase, precisará elaborar um plano de negócios, especificando recursos disponíveis, valor do investimento inicial, custos de execução, como compra de equipamentos e aluguel do espaço físico. Essas projeções protegem o profissional de erros comuns cometidos por quem está arriscando a primeira experiência no mundo empresarial.

2. Análise de mercado e conhecimento técnico

Não basta possuir dinheiro para investir sem avaliar se a sua cidade ou região tem espaço para uma clínica. É importante aproveitar o período de planejamento para fazer um esboço dos clientes que a clínica poderá atender. O conhecimento técnico em relação a função também deve estar afinado, isso é, você precisa confiar muito na sua formação para iniciar um projeto como esse e se lançar na concorrência. Você precisa se destacar na sua área e divulgar seu nome e sua boa reputação sempre que possível.

Manter-se atualizado em relação às tendências do mercado também é primordial, por isso é importante frequentar feiras, congressos e palestras para empresários iniciantes, além é claro de cursos relacionados a sua área de conhecimento. Com isso, é possível se antecipar à concorrência.

3. Escolha dos sócios

Trabalhar com profissionais de outras especialidades no mesmo espaço pode ser uma ótima opção, mas também pode causar empecilhos. A boa notícia é que vocês dividirão os custos da locação do espaço e poderão atender os mesmos clientes se eles possuírem diferentes demandas. A escolha dos sócios, entretanto, precisa ser bem pensada e os objetivos devem ser parecidos. Alguns profissionais não se dispõem a trabalhar todos os dias da semana. Esses detalhes precisam ser definidos na negociação antes de a clínica ser aberta para não gerar conflito e prejuízo para ninguém posteriormente.

4. Definição do público-alvo

A definição do público-alvo também é um desafio importante. Ela pode ser feita em parceria com os possíveis sócios e demais profissionais da clínica porque será determinante para escolher o endereço da clínica. Uma clínica popular  precisa ser acessível com transporte público por exemplo e possuir estacionamento com um bom número de vagas. A definição do público-alvo também impactará na arquitetura da clínica e no porte dos equipamentos que serão comprados para atender a clientela.

5. Administração e gestão financeira

Na faculdade os professores ensinam fisioterapia em vez de administração e gestão financeira, certo? Alguns professores talvez possuam clínicas e transmitem noções e experiências, mas é o dia a dia que vai ensinar as lições e as melhores estratégias administrativas. Ao montar uma clínica, é fundamental se preparar minimamente para lidar com essas questões. Se você vai trabalhar com mais pessoas, é importante que alguém tenha conhecimento nessas áreas.

Uma gestão financeira eficiente, por exemplo, ajudará a estabelecer o preço das consultas e obter uma boa margem de lucro. É importante ressaltar que ao montar uma clínica você terá gastos fixos, como pagamento de fornecedores, salário dos funcionários e aluguel do espaço físico. Terá também gastos variáveis, como manutenção e compra de novos equipamentos. Uma dica valiosa é separar esses gastos em diferentes planilhas e acompanhá-los de perto. O controle de gastos fornece informações sobre o desempenho da empresa e seu futuro.

6. Autoconfiança profissional

Muitas pessoas deixam de realizar o sonho de ter a sua própria clínica porque acham que não são capazes de administrá-la com eficiência. Eles acreditam que não terão clientes o suficiente para pagar seus custos.

Neste momento, é importante você lembrar que as coisas só vão começar a dar certo, quando você parar de pensar que elas darão errado.

Devido a isso, é de suma importância que você fortaleça a sua autoconfiança e, realmente, acredite que você terá sucesso no seu negócio.

Por mais que você não tenha tanta experiência na área administrativa, existem várias ferramentas que podem auxiliá-lo nessa tarefa, facilitando o seu trabalho e otimizando o seu tempo.

7. Manter a motivação

Você precisa ter em mente que ao abrir uma clínica, uma hora ou outra, vai aparecer algum problema para você resolver. Afinal, nem tudo é um “mar de rosas”, não é mesmo?

Mas, é importante que você saiba que isso é, completamente, normal. Todo negócio tem seus contratempos. O que não pode é você desanimar e querer desistir.

A motivação é muito importante para que seja possível manter a autoconfiança, e também para passar segurança ao seu cliente, quanto aos serviços que serão prestados.

Acredite que quanto mais desafios você vencer, mais preparado você estará para alcançar o sucesso.

8. Estar sempre atualizado

Para se manter atualizado é preciso ter um estudo constante sobre a sua área de atuação. Portanto, neste momento, é muito importante que você participe de palestras, workshops, seminários, congressos etc.

Esteja atento sobre as novidades na área da tecnologia e inovação. Isso pode se tornar um grande diferencial diante de seus concorrentes. Além disso, você poderá mostrar aos seus clientes que você é uma autoridade no assunto, assim eles darão preferência aos seus serviços, indicando-os para seus amigos e familiares.

9. Localização da clínica

Esta é uma dúvida que, na maioria das vezes, torna-se um grande obstáculo para a aquisição de clientes: qual lugar é ideal para abrir uma clínica de fisioterapia?

Primeiramente, você precisa segmentar o seu público, a fim de verificar onde eles estão. Depois disso, é necessário encontrar um ambiente que seja seguro e confortável. É preciso verificar também se há boas condições de estacionamento, e se o local, onde a sua clínica ficará, é de fácil acesso, para que seus clientes possam encontrá-la com tranquilidade.

10. Falta de tecnologia

tecnologia vai beneficiar a sua clínica em todos os sentidos, seja na praticidade do atendimento, segurança nos dados fornecidos, otimização do seu tempo e de seus colaboradores e agilidade na prestação dos serviços.

Por isso, quando você for realizar o seu planejamento financeiro para abrir o seu negócio, é imprescindível separar um determinado valor para investir em tecnologia.

Isso é importante porque, diariamente, você vai trabalhar com inúmeras informações de seus clientes, entre eles estão: prontuários, dados, exames etc. Para cada caso, há um tratamento específico e, por isso, você não pode cometer equívocos e precisa ser organizar da melhor maneira possível, e nada como a tecnologia para ajudar nessa tarefa, não é verdade?

Montar uma clínica não é uma tarefa tão simples, é preciso muito planejamento e organização, principalmente, no que se refere às finanças. O planejamento financeiro é a base de qualquer negócio, é por meio dele que você conseguirá estipular as suas metas e verificar o quanto poderá investir, para não colocar em risco o bom andamento do seu negócio.

Atua numa clínica de fisioterapia há pouco tempo e conhece outros desafios para iniciar a empresa? Então, não perca tempo, e baixe nosso primeiro e-book – passo a passo para planejar sua clínica!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar