5 fatores essenciais ao escolher um imóvel para sua clínica

A organização interna de um empreendimento de saúde deve sempre levar em conta o público a ser atendido. Para muitos profissionais, essa tarefa pode ser bastante simples, afinal, eles costumam conhecer bem o perfil dos seus pacientes.

No entanto, outros aspectos do próprio imóvel, sua condição e posição na cidade muitas vezes são desconsiderados na hora de procurar um espaço para a clínica. E, assim como os clientes, eles são determinantes para o crescimento e sucesso do seu negócio. Pesquise, faça visitas e considere esses 5 fatores essenciais ao escolher imóvel para clínica!

Escolha um local de fácil acesso

Item estratégico para a visualização da sua clínica, a localização deve ter um acesso fácil tanto para os clientes quanto para os fornecedores. Dessa forma, deve conter vagas de estacionamento no próprio ponto ou próximo dele. Além disso, considere que muitas pessoas utilizam o transporte público para se locomoverem, logo, é interessante que o imóvel fique próximo de pontos de ônibus.

Para pacientes que vêm de longe, é importante que o local da clínica fique perto de estabelecimentos de apoio, como agências bancárias e restaurantes. Se quiser facilitar a identificação da sua clínica, observe o imóvel a partir da área pública e assim saberá se ele fica visível aos transeuntes. Uma dica para encontrar uma boa localização é optar por pontos ao lado de empreendimentos que exerçam atividades parecidas com o seu negócio, tomando sempre cuidado com a presença de possíveis concorrentes.

Avalie o preço antes de escolher um imóvel para a clínica

O preço do imóvel deve ser compatível com a estrutura oferecida, por isso, avalie cada detalhe que possa oferecer ao seu negócio. Um exemplo: em um centro comercial o aluguel costuma ser mais caro, já que no valor podem estar inclusas algumas taxas de serviço — limpeza, localização do ponto.

Se tiver dificuldade para fazer a relação custo-benefício, poderá contar com a ajuda de um profissional corretor para fazer a vistoria e apontar as dificuldades ou potencialidades do imóvel. Na necessidade de uma reforma para adequar os ambientes ao seu serviço, o custo total de investimento se torna bem mais alto, portanto, converse com o proprietário sobre a possibilidade de um desconto no preço do imóvel.

Estude o espaço

Faça visitas em diferentes horários do dia para observar aspectos como iluminação natural e ventilação do imóvel. O tamanho também é importante, por isso, vale fazer um estudo de layout com a metragem disponível para saber se a capacidade é suficiente para comportar os trabalhos da clínica.

Considere nesse estudo inicial a possibilidade de uma ampliação futura para novos serviços e contratação de mais funcionários. Observe também a conservação dos elementos das salas — portas, janelas, fechaduras, puxadores — e anote possíveis defeitos para conversar com o proprietário.

Pesquise sobre a vizinhança

Antes de instalar uma clínica em um ponto desconhecido, faça uma pesquisa sobre a cultura dos habitantes da região. Isso dá uma base para saber se os serviços a serem ofertados são compatíveis com o poder aquisitivo da população. Quanto mais próximo da realidade local, mais benefícios você terá com a divulgação boca a boca. Outro ponto importante é contar com a segurança da vizinhança, portanto, pergunte aos moradores sobre essas características e obtenha informações valiosas para tomar sua decisão.

Verifique a estrutura

Observe a estrutura geral do imóvel e certifique-se de que está em situação regular. Para maior segurança, solicite o “Habite-se” da construção ao proprietário, já que esse documento atesta que o imóvel foi concebido de acordo com a legislação municipal vigente. Pensando no conforto e qualidade dos espaços, verifique a eficiência dos serviços de água, luz e esgoto do local, bem como a possibilidade deste receber a instalação de novos equipamentos e redes de internet e telefone.

Se prepare com antecedência para fazer uma pesquisa ampla de imóveis disponíveis no mercado. Faça um levantamento dos favoritos e compare os benefícios deles. Assim, você garante que todos os fatores sejam bem avaliados na hora de escolher um imóvel para clínica. Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário com a sua dúvida!

 

Baixe Grátis nosso e-book sobre esse tema:

E-Book – Passo a Passo para Planejar a sua Clínica

Share on Facebook440Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn6

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"