acompanhar a musculatura na fisio

3 dispositivos tecnológicos para acompanhar a musculatura na fisio

13/09/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Neste post, vamos citar algumas ferramentas tecnológicas que servem para acompanhar a musculatura na fisio, mostrando em que estado ela se encontra, o que está ocorrendo com o tecido muscular.

Faça a leitura do artigo e confira!

1. O aparelho de ecografia em 3D: veja imagens mais nítidas

O aparelho de ecografia é chamado de ultrassom e é semelhante a um radar de submarino. Ele emite sons de alta frequência e, conforme o tamanho e a distância, fornece imagens na tela. Sua frequência varia entre 2 a 14 MHz conforme o transdutor (que recebe o sinal e o envia ao aparelho). O cristal piezoelétrico (fica em contato com a pele) recebe os ecos. Os sons são convertidos em imagens por meio da computação gráfica — frequência maior, melhor solução das imagens.

As imagens são armazenadas e convertidas automaticamente em 3D. Nesse caso, o aparelho não oferece imagens em tempo real, mas após um intervalo aproximado de 25 segundos.

Existe também a ecografia 4D, que oferece imagens em tempo real e capta muito bem os movimentos.

O ultrassom permite visualizar detalhes do bebê no útero materno e órgãos internos do abdômen. Serve ainda para complementar/confirmar diagnósticos sobre órgãos como mama e tireoide, para estudar tendões e músculos e para revelar o fluxo arterial e venoso.

2. O eletromiógrafo: auxilie o tratamento por meio de biofeedback

Outro equipamento que permite acompanhar a musculatura na fisio é o eletromiógrafo. Ele pode ser usado em diferentes áreas da fisioterapia.

O eletromiógrafo consiste em um dispositivo que oferece uma resposta sonora/visual durante o tratamento, facilitando a percepção do paciente sobre sua musculatura e corpo. Ele capta os sinais biológicos e envia-os na forma de sons ou imagens para o fisioterapeuta. Assim, o paciente pode ser mais bem orientado pelo médico.

Esse tratamento chama-se de biofeedback.

Fisioterapia neurológica

O fisioterapeuta pode utilizar o eletromiógrafo e o biofeedback para tratar os músculos do corpo e da face que foram afetados por AVC, AVE e outros problemas neurológicos (sintomas: paralisia parcial, dificuldades motoras etc.).

Fisioterapia pélvica

Uma das grandes dificuldades no treino do MAP (músculos do assoalho pélvico) é conseguir que o paciente identifique se a musculatura que está contraindo é a correta.

Por isso, o biofeedback é indicado para esses pacientes.

Fisioterapia ortopédica

O eletromiógrafo pode ser usado para analisar e tratar os músculos em casos de dificuldades de marcha, lesões no joelho, lesões por esforços repetitivos e outros problemas ortopédicos.

Fisioterapia esportiva

O fisioterapeuta esportivo utiliza o biofeedback para que o paciente consiga desenvolver um controle voluntário melhor sobre sua musculatura depois de sofrer uma lesão. Trata-se de estimular a reeducação muscular.

A eletromiografia

A eletromiografia e o feedback eletromiográfico usam o mesmo aparelho. A diferença entre esses termos é que o primeiro consiste em uma análise prévia da musculatura enquanto o outro integra o próprio tratamento.

Tanto a avaliação quanto o tratamento são baseados no sinal eletromiográfico (de superfície ou EMG; de pressão; de força e outros).

Existem diferentes softwares e eletromiógrafos usados para realizar eletromiografia e feedback eletromiográfico.

Para realizar a eletromiografia, devem-se seguir os passos:

  1. Conecte o eletromiógrafo ao computador;
  2. Prepare o paciente e posicione os eletrodos;
  3. Escolha o protocolo de avaliação;
  4. Colete os exames;
  5. Analise os dados;
  6. Emita os relatórios.

3. Os dispositivos elétricos: acompanhe a musculatura na fisio

A estimulação elétrica neuromuscular é uma forma de tratamento para fortalecer a musculatura por meio de níveis de treinamento cada vez mais elevados.

Os aparelhos usados nesse tratamento podem ser portáteis ou ligados na rede elétrica. Entre as formas de estimulação elétrica muscular estão: NMES (neuromuscular); FES/FNS (neuromuscular funcional); TES (terapêutica); ES (eletroestimulação).

Você já usa algum desses equipamentos para acompanhar a musculatura na fisio? Tem algum paciente que está desmotivado? Veja como lidar com isso e ter sucesso!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar