aplicativos que vão ajudar na gestão do seu consultório

9 aplicativos que vão ajudar na gestão do seu consultório e facilitar seu dia a dia

10/11/2023   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Aplicativos indispensáveis para otimizar a rotina, melhorar a organização e a gestão profissional de clínicas

Raramente, os cursos de fisioterapia oferecem conhecimentos sobre empreendedorismo e administração de empresas, o que pode tornar a gestão de uma clínica um pouco complicada para quem deseja gerenciar o seu próprio negócio.

Além de contar com uma boa estrutura física e profissionais capacitados, a clínica precisa que o fisioterapeuta tenha noções de administração e finanças. Esse conhecimento otimiza a gestão de agenda para consultório e de fluxo de caixa, por exemplo, ações que podem ser geridas por meio de aplicativos.

A mobilidade oferecida por smartphones e tablets trouxe várias facilidades para essas atividades diárias. Graças a elas, é possível acessar documentos, enviar arquivos e gerenciar à distância o seu negócio, sem precisar de um computador.

Os aplicativos são ferramentas indispensáveis que ajudam os empresários a gerenciar e a administrar seus negócios com mais eficiência e flexibilidade. Assim, o blog da Miotec listou 9 apps úteis para a sua gestão e algumas dicas para manter a agenda do consultório organizada. 

Acompanhe!

Conheça os principais aplicativos para gestão de consultório

Se você procura otimizar a rotina da sua clínica, vale a pena investir nas soluções de gestão que vamos apresentar agora. Veja quais são e o que elas podem fazer!

1. iClinic

O iClinic é um aplicativo formulado para gestão de clínicas e consultórios. A vantagem é que ele pode ser acessado de qualquer smartphone, tablet ou computador, inclusive Macs.

O software tem como principal objetivo funcionar como prontuário eletrônico e realizar agendamento de pacientes. No entanto, ele é personalizável e novas funções podem ser acopladas de acordo com a necessidade que cada paciente exige.

O profissional cria os campos que deseja, ou seja, o app pode ser usado por médicos, fisioterapeutas, dentistas e outros profissionais da área de saúde. Outro ponto positivo é não precisar de infraestrutura para armazenamento, uma vez que todos os dados são armazenados no Cloud da Amazon, o que torna o backup mais seguro.

O aplicativo possui versões gratuitas e pagas e está disponível para dispositivos da Apple que utilizam o sistema iOS e também para Android

2. Google Agenda

Com interface simples e amigável, o Google Agenda é uma ferramenta indispensável para a gestão de consultórios. Isso porque você pode acessar o aplicativo de qualquer dispositivo com conexão à internet, seja no computador, smartphone ou tablet. Dessa forma, é possível gerenciar seu consultório de forma flexível, esteja onde estiver. 

Outro diferencial é que o Google Agenda pode facilmente se integrar com outras ferramentas do Google, como o Gmail. Isso facilita o agendamento de compromissos a partir de e-mails recebidos. 

Além disso, é possível compartilhar seu calendário com colegas de trabalho, permitindo que todos tenham acesso aos horários disponíveis e agendados. Esse recurso é ainda mais útil em clínicas com múltiplos profissionais. 

A ferramenta está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos da Apple e Android.

3. Evernote

O Evernote é usado para fazer anotações e guardar arquivos. Por meio dele, é possível criar lembretes e deixar tudo separado por categorias e subcategorias, o que facilita (e muito!) a separação de documentos de diferentes áreas. 

Além disso, sua interface é simples e garante uma boa visibilidade dos conteúdos. O app possui uma versão gratuita com recursos limitados e outra paga, com recursos mais avançados. Está disponível tanto para Android quanto para iOS.

4. Dropbox

O Dropbox é uma pasta armazenada virtualmente, na qual o usuário pode salvar arquivos pelo aplicativo de celular, sem usar a memória interna. O recurso também dinamiza o processo de gestão, já que permite acessar, modificar e compartilhar os arquivos em pastas públicas para todos os funcionários da empresa. 

O backup automático é seguro, rápido e serve para documentos de qualquer tamanho. A ferramenta oferece planos de assinatura com diferentes níveis de armazenamento e recursos.

5. Taskmind

Menos conhecido, mas com inúmeros recursos úteis, o aplicativo Taskmind é usado para sincronizar e gerenciar tarefas, especialmente para trabalhos em equipe. Ele possibilita organizar e planejar os projetos, sincronizar a lista de afazeres dos funcionários, adicionar atividades e conversar diretamente com outros profissionais da clínica — ou seja, dispensa o uso de e-mails.

Atualmente, o app está disponível apenas para iOS.

6. Shosp

O Shosp é um software de gestão de clínicas muito completo, e você pode tê-lo em mãos sempre que precisar por meio do aplicativo para tablets e smartphones. Graças à função multiclínica, é possível administrar todas as unidades de atendimento em um único sistema, sem custos adicionais.

O aplicativo conta com uma agenda que envia SMS e e-mails como lembrete de consultas para os pacientes, prontuário eletrônico que pode ser compartilhado, gera faturamento TISS — padrão de comunicação e troca de dados entre estabelecimentos médicos e planos de saúde — e controla todo o fluxo de caixa do seu consultório.

O software está disponível na loja de aplicativos da Apple e Android

7. WhatsApp Business

Projetada especialmente para negócios, o WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp — rede social mais usada no Brasil. O aplicativo Business oferece uma série de benefícios significativos para a gestão de um consultório, tornando o dia a dia mais eficiente e facilitando a comunicação entre a clínica e seus pacientes.

Uma das principais vantagens desta simples ferramenta é a capacidade de manter um canal de comunicação direta e instantânea com os pacientes. Isso permite que a equipe do consultório possa enviar mensagens de lembrete de consultas, confirmações de horários e até mesmo fornecer informações sobre orientações pré e pós-consulta, por exemplo.

Além disso, os pacientes podem entrar em contato diretamente pelo aplicativo para verificar a disponibilidade de horários, tornando o processo mais ágil e conveniente. O WhatsApp Business está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android

8. BizExpense

O BizExpense permite ao administrador da empresa um melhor controle de seus gastos, por meio de gráficos das despesas, scanner dos recibos pela câmera do celular e exportação dos dados para uma planilha do Excel. O app é compatível apenas com o sistema iOS.

9. Guiabolso

O Guiabolso é um aplicativo para organizar os gastos e ganhos do seu consultório. Você pode traçar metas e acompanhá-las automaticamente, organizar os gastos em categorias e ver o saldo das contas e das transações bancárias. 

Além disso, é possível gerar relatórios e consultar um painel com informações detalhadas sobre a gestão financeira da sua clínica.

A tecnologia do Guiabolso já é amplamente utilizada por ser de fácil compreensão e ter interface intuitiva. O sistema está disponível para Android e para iOS.

Baixe Grátis nosso e-book sobre esse tema:banner_de_ebooks-02

Saiba como manter sua agenda para consultório organizada

Depois de ter acesso a todos esses aplicativos que são ricos em funcionalidades eficientes, é hora de aprender a manter a sua agenda médica organizada. Afinal, ninguém gosta de enfrentar contratempos por causa de confusões, certo? Vamos lá!

Ofereça atendimento online

A inovação e a tecnologia mudaram a forma como os pacientes enxergam os consultórios. Quanto maior é a automatização dos processos, melhor é a experiência das pessoas. Hoje, muita gente tem facilidade para lidar com recursos tecnológicos, até porque eles fazem parte do nosso dia a dia.

Nesse sentido, oferecer um atendimento online é indispensável para se diferenciar da concorrência. Disponibilize a possibilidade de agendamento online de consultas, suporte em casos de problemas ou dúvidas etc. Assim, você vai agilizar o atendimento e torná-lo mais eficiente.

Intercale os tipos de consultas

Algumas consultas demandam uma atenção maior, pois o paciente pode chegar ao consultório com dores tão fortes que é necessário encaminhá-lo para a internação, por exemplo. Em outras situações, a consulta é apenas para mostrar exames e, assim, o profissional só precisa indicar o tratamento adequado para cada caso.

Intercalar os tipos de consultas é uma prática interessante para que você consiga trabalhar com mais tranquilidade e sem pressão.

Estabeleça um intervalo

Na rotina dos profissionais da saúde, é muito comum ocorrerem atendimentos de emergência. Também existe a possibilidade de surgir um imprevisto e você precisar se ausentar do local de trabalho por um tempo. Devido a isso, é de suma importância estabelecer intervalos entre as consultas.

Dessa maneira, quando imprevistos de qualquer natureza acontecerem, será mais fácil organizar a agenda para consultório novamente, assim como diminuir ao máximo o tempo de espera dos seus pacientes.

Gerencie o tempo das consultas

Claro que é impossível prever o que acontecerá em seu consultório no dia seguinte, se os atendimentos serão tranquilos ou se haverá alguma emergência. Porém, é essencial gerenciar o tempo das consultas para conseguir encaixar o limite exato de atendimentos por dia.

Verifique quanto tempo você leva para prestar o primeiro atendimento, para avaliar exames, para estabelecer um diagnóstico, para realizar procedimentos simples, entre outras ações. Levando isso em consideração, será possível agendar o máximo de consultas sem interferir na qualidade do atendimento.

Envie lembretes

Um problema comum e preocupante é o paciente não comparecer a uma consulta marcada. Essa situação, chamada de absenteísmo, interfere na produtividade e até na lucratividade do consultório. Afinal, aquele horário poderia ter sido aproveitado por alguém que não faltaria.

Portanto, é indicado enviar lembretes ao paciente para avisá-lo do compromisso que ele tem com você. Caso a pessoa realmente não consiga comparecer, ela pode desmarcar a consulta com antecedência e sua recepcionista conseguirá encaixar outro paciente no lugar.

A agenda para consultório precisa se manter organizada para evitar contratempos que prejudiquem a imagem da empresa e a sua enquanto profissional. Sendo assim, adote as medidas acima e utilize os aplicativos que indicamos para aprimorar a gestão do seu negócio e transmitir mais credibilidade.

Você conhece ou utiliza algum outro aplicativo? Escreva para a gente nos comentários! 

Gostou das nossas dicas? Então aproveite a oportunidade para saber como a realidade aumentada pode proporcionar inovação para a sua clínica. Boa leitura!

Siga a Miotec nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.





    Comentários (4)
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • Priscila
      Qual o valor mensal do shosp?
    • Suzana
      Bom dia sou fisioterapeuta e gostaria de ter um aplicativo para marcar meus atendimentos com os pacientes e que os lembrassem ..
    • Fernando
      Sou técnico e indico aos meus clientes o Cadclin. O Software é muito bom.
    • Anderson Soares Souza
      Perfeito, uso o Shosp há 1 ano e acho ele espetacular, Parabéns
      • miotec
        maio 2, 2016
        Obrigado Anderson
    Voltar à Home
    Fechar