atender o paciente com segurança

4 dicas para atender o paciente com segurança durante a pandemia

17/08/2020   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Adaptação é a palavra-chave em tempos de pandemia. Todos os tipos de negócios precisam organizar-se e passar por uma reinvenção para continuar funcionando. Com as clínicas de fisioterapia não foi diferente, e várias medidas são necessárias para atender o paciente com segurança.

Aliás, toda essa mobilização tem sido vista como um ponto positivo pelas pessoas que estão em busca de espaços e profissionais cuidadosos neste momento tão delicado. Afinal, com saúde não se brinca.

Confira, a seguir, quais são as nossas dicas para garantir a proteção de todos dentro das clínicas. Boa leitura!

1. Intensificar os cuidados com a higienização dos espaços

A rotina de limpeza deve ser reforçada para reduzir o risco de contaminação pelo vírus. Como ele também tem um tempo de vida nas superfícies, é importante que todos os objetos e as instalações físicas sejam higienizados constantemente. Isso pode ser feito com substância de álcool 70% ou hipoclorito de sódio.

O ideal é que a cada troca de paciente seja feita uma higienização geral da sala de atendimento, enquanto os espaços comuns (como o ambiente de espera, se houver) também devem ser desinfetados periodicamente.

2. Utilizar equipamentos de proteção individual

Este é outro tipo de cuidado para atender o paciente com segurança, que deve ser integrado à rotina de qualquer pessoa durante a pandemia. Em todo e qualquer espaço público, é essencial usar equipamentos de proteção individual (conhecidos como EPIs), com destaque para as máscaras faciais. Como a transmissão acontece muito por gotículas respiratórias, esse é um meio de prevenção importantíssimo.

Logo, profissionais e pacientes devem estar mascarados durante o atendimento. O fisioterapeuta pode, ainda, investir em outros acessórios que ofereçam maior segurança para todos, como luvas e roupas especiais (jalecos, aventais, toucas, propés etc).

Uma boa dica para assegurar que essa regra não seja quebrada é ter um estoque de descartáveis na própria clínica (especialmente de máscara). Assim, não haverá problema se alguém se esquecer. Além disso, lembre-se de que esses materiais não duram o dia todo e precisam ser trocados!

3. Evitar ao máximo o contato físico

Se o distanciamento social é uma das formas de prevenir o contágio, nada melhor do que pensar em maneiras de manter o máximo de afastamento possível. É claro que o fisioterapeuta vai se aproximar do paciente para atendê-lo, mas outras situações podem ser adaptadas.

Um exemplo disso é aumentar o espaço entre as cadeiras na sala de espera e repensar a disposição de todos os objetos para evitar que as pessoas fiquem muito próximas. Outra sugestão para reduzir as aglomerações é espaçar os atendimentos para que os pacientes não se cruzem tanto entre uma consulta e outra. Reforce a importância de cumprir os horários, dê um intervalo de alguns minutos e não solicite a visita de acompanhantes.

4. Recomendar o afastamento de pessoas com alguma suspeita

Por último, inclua na comunicação da clínica o aviso de que pessoas com qualquer suspeita de ter contraído o coronavírus devem cancelar o atendimento e ficar em casa. Sintomas como tosse e febre são perigosos, ao mesmo tempo que sinais gripais podem causar desconforto para quem está ao redor, sendo melhor remarcar a consulta para outra ocasião.

Atender o paciente com segurança e conforto deve ser uma prioridade sempre, não apenas durante a pandemia. Porém, não podemos negar que esse é o momento de reforçar os cuidados e adquirir aprendizados que vão permanecer no futuro, pensando sempre na qualidade do serviço e em melhorar o atendimento.

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