Profissional de saúde avaliando paciente com tecnologia.

Os benefícios da avaliação de pacientes com tecnologia

25/10/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A avaliação de pacientes com tecnologia tem crescido em diversos campos da saúde. Utilizar recursos tecnológicos durante a anamnese clínica possibilita benefícios que influenciam significativamente nas etapas clínicas posteriores.

Atualmente, a utilização da tecnologia nas clínicas apresenta-se como um diferencial e deve ser o objetivo de muitos gestores para que os serviços da empresa se destaquem nesse concorrido mercado de saúde.

Se você ainda não entendeu a importância da tecnologia na área da saúde, conheça a seguir os benefícios dessa integração e saiba mais! Boa leitura!

Benefícios da avaliação de pacientes com a tecnologia

1. Acurácia no diagnóstico

Atualmente, é possível detectar doenças em estágio inicial, identificar anormalidades funcionais e entender os processos do adoecimento quase que em tempo real. Afinal, alguns equipamentos utilizam tecnologia em 3D ou por varredura dos tecidos.

Devido à modernidade dos recursos tecnológicos também é possível desvendar mecanismos fisiopatológicos até então obscuros, caracterizar corretamente cada processo infeccioso, utilizar os processos elétricos do corpo humano, entre outros.

Além disso, com o advento da telemedicina foi possível ampliar o contato com especialistas da área e obter um diagnóstico mais específico em situações clínicas consideradas insolúveis com as ferramentas disponíveis.

2. Melhoria das condutas

A avaliação de pacientes com tecnologia deu um salto gigantesco para a detecção do diagnóstico mais condizente com os sintomas apresentados pelo paciente e o mesmo pode ser dito a respeito das melhorias nas condutas terapêuticas.

As técnicas cirúrgicas atuais permitem procedimentos minimamente invasivos e as intervenções farmacológicas alcançam tecidos por meio de equipamentos extremamente precisos em sua inserção.

Assim como é visto atualmente, aparelhos para reabilitação musculoesquelética que trabalham grupos funcionais característicos sem sobrecarregar os demais tecidos, visando a recuperação das lesões de forma mais rápida para o paciente.

3. Monitoramento do estado clínico

Ao instituir condutas terapêuticas, é necessário um acompanhamento da situação clínica do paciente. Assim, os aparelhos devem mensurar nuances importantes da condição do paciente para que os profissionais de saúde tomem as medidas necessárias.

Atualmente, os equipamentos conseguem captar mudanças pequenas mas significativas no desempenho muscular dos pacientes. Eles são capazes também de identificar algumas substâncias que predizem doenças.

Dessa maneira, os profissionais conseguem adaptar as intervenções conforme os resultados gerados, possibilitando as modificações quando pertinentes ou mantendo as condutas para não agravar o estado patológico do paciente.

4. Levantamentos de dados em saúde

avaliação de pacientes com tecnologia permite um levantamento de dados sobre as condições de saúde de determinada região. Essa pesquisa servirá de base para estudos epidemiológicos e farmacológicos.

Os dados obtidos via informatização de saúde possibilitarão a identificação de fatores determinantes e condicionantes do processo saúde-doença e do meio ambiente que influencia nesse processo.

Assim, com a utilização do Big Data é possível elaborar um banco de dados para a padronização de condutas clínicas, planejar intervenções precoces para evitar um alastramento das enfermidades e conscientizar a população sobre os riscos inerentes à situação.

A importância de investir em tecnologia na área da saúde

Como você pode ver, além de usarmos a tecnologia para muitas coisas em nossas vidas, ela já está consolidada nos processos relacionados à saúde. Agora que você entende como ela se destaca dentro da avaliação de pacientes, é necessário ampliar o olhar para descobrir as outras vantagens oferecidas pelas novidades tecnológicas do setor.

Veja!

Melhoria no atendimento

Qualquer procedimento de saúde, ainda que pareça simples ao olhar médico, é muito desgastante para o paciente. Portanto, muito além de uma avaliação ágil e precisa, ele deseja que as outras etapas de atendimento também sejam tranquilas para que tudo isso seja um motivo a menos para preocupação.

Assim, o papel da tecnologia é admirável nesse quesito. Por meio de softwares e plataformas é possível otimizar o agendamento de consultas e a conversa com os pacientes, além de permitir registros que facilitam o contato quando há necessidade de um novo atendimento.

A rapidez obtida, então, faz com tudo seja mais rápido tanto para o paciente quanto para os profissionais da saúde.

Aumento da eficiência

Em geral, tratamentos mais longos envolvem o trabalho de diversos profissionais. A tecnologia, então, contribui para que a avaliação do paciente seja repassada de forma mais precisa por meio de dispositivos portáteis, eliminando a necessidade de impressão de papéis ou de trânsito de documentos pelo consultório.

Dessa forma, nenhum tempo é perdido e os pacientes também têm acesso rápido aos resultados. Inclusive, é possível disponibilizar exames pela internet de forma totalmente confidencial e segura — alternativa facilitadora também para médico e paciente.

Auxílio na prevenção

É interessante lembrar que a tecnologia trouxe para o nosso cotidiano os aplicativos de celular. Atualmente, muitos deles são desenvolvidos com foco na prevenção de problemas de saúde e possuem inclusive uma conexão direta com o número de celular do médico.

Uma ferramenta interessante que se aplica neste quesito é o marca-passo monitorado. Assim como o paciente tem acesso ao seu desempenho cardíaco 24 horas por dia, o médico consegue ter o mesmo controle e ser alertado de qualquer anomalia.

Dessa maneira, é mais fácil encaminhar o paciente para atendimento ou fornecer qualquer orientação mais urgente.

Facilita a tomada de decisões

Por fim, é interessante pontuar o quanto a tecnologia facilita a tomada de decisões médicas. Por oferecer resultados e informações precisas, determinar o tipo de tratamento pelo qual o paciente passará ou qual novo caminho deve ser seguido para que se tenha sucesso no procedimento.

Por meio de programas de computador, o mapeamento do DNA e de condições genéticas é muito mais acessível e permite até mesmo que a propensão a outras doenças seja identificada. Com isso, outros procedimentos de prevenção podem ser inseridos na rotina do paciente para assegurar a qualidade de sua saúde.

A avaliação de pacientes com tecnologia — bem como dos demais processos da área médica — é uma condição necessária para melhorar o diagnóstico e o prognóstico do paciente, além de valorizar os profissionais de saúde que investem nessas estratégias.

Por meio da aplicação de ferramentas tecnológicas adequadas e do volume de conhecimento científico de cada profissional de saúde é possível garantir um atendimento integral e efetivo ao paciente.

Esse assunto também é uma excelente oportunidade de ressaltar o papel da tecnologia diagnóstica e a importância de acompanhar seus avanços. Não deixe de se informar sobre essa questão!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar