O grande diferencial do BioMovi na Reabilitação Virtual e Gameterapia

30/03/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Como o próprio nome já diz, a gameterapia diz respeito ao uso de videogame nas sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas.  Possui vários benefícios como tornar a sessão de fisioterapia mais dinâmica e menos monótona, ampliando as alternativas de recuperação do paciente, unindo entretenimento e cuidado com a saúde.

Nintendo Wii e Microsoft Kinect são videogames que tem sido apontados como um recurso que apresentam várias funções terapêuticas. Atualmente eles são incorporados aos recursos de reabilitação oferecidos pelos principais centros médicos americanos, europeus e brasileiros.  Estes dispositivos exigem que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de danças, esportivas, fisioterápicas e terapêuticas ocupacionais.

Mas você sabe a diferença entre o BioMovi e videogames comuns como Microsoft XBOX e o Nintendo Wii?
Antes de respondermos essa pergunta, vamos saber um pouco mais sobre cada um desses dispositivos:

 

Dispositivos utilizados na Reabilitação Virtual

Nintendo Wii

Wii é o console da Nintendo que inovou o mercado com um paradigma de interação diferenciado, trazendo uma nova forma de jogar.
Através de um controle sem fio, o aparelho capta os movimentos realizados pelo usuário (eixos vertical, eixo horizontal esquerda-direita, rotação horizontal), os interpreta e transporta para o jogo.
Além disso, ele tem um sistema de vibração e um pequeno alto-falante que emite sons mais simples e próximos, como o bater da espada, o som de um tiro ou até raquetes de tênis.

Existem alguns assessórios que podem ser acoplados ao Wii e com eles podem ser trabalhados diversos grupos musculares. Para os membros inferiores utiliza-se o acessório Balance Board e o jogo Wii Fit. Já para os membros superiores utiliza-se o Wiimote juntamente com o jogo Wii Sports, e outros jogos dependendo da necessidade do paciente e criatividade do profissional de saúde.

Microsoft Kinect®

Kinect é o dispositivo da Microsoft que utiliza sistema de sensor de profundidade que oferece recursos de captura de movimento em três dimensões, fazendo o reconhecimento de gestos humanos. O Kinect® permite ao jogador utilizar seu próprio corpo para controlar e interagir com o jogo.

O sensor possui um hardware que oferece diversos recursos para auxiliar no processo de reconhecimento de gestos e voz, os principais são: emissor de luz infravermelho, sensor RGB, sensor infravermelho, eixo motorizado e um conjunto de microfones dispostos ao longo do sensor.

Miotec BioMovi

O BioMovi é o dispositivo da Miotec que captura a intensidade da contração muscular. Ele pode ser utilizado em conjunto com um smartphone posicionado dentro de um óculos de realidade virtual ou, em paralelo, a um sensor de captura de movimentos - Kinect®. Dessa forma o usuário será levado a interagir em um empolgante cenário virtual.

Enquanto o usuário interage com o jogo o profissional de saúde pode acompanhar visualmente o seu desempenho, avaliar ou mesmo alterar o protocolo do exercício em tempo real através de um software instalado em um computador.

 

Diferenciais do BioMovi

Músculo no comando do jogo

O BioMovi é o primeiro sistema de gameterapia e realidade virtual que utiliza como comando do jogo uma unidade fisiológica, neste caso, a atividade elétrica do músculo em microvolts, que é captada através de um sensor de eletromiografia acoplado em eletrodo de superfície sob o músculo que se deseja monitorar.
Esta característica é extremamente importante no processo de reabilitação, pois permite ao profissional da saúde responder questionamentos importantes:

  • O músculo que deve estar ativo em um determinado movimento está ativo?
  • O quanto o músculo está ativo?
  • O paciente está realizando inversão de comando?
  • Como está a evolução da gameterapia? O paciente está igual, está apresentando melhora?

Esse recurso será muito importante para o paciente também, pois vai receber o biofeedback em tempo real, e terá mais condições de ajustar seu comportamento de acordo com as instruções do profissional.

 

Tela para controle e acompanhamento do profissional da saúde

Além da utilização da atividade elétrica no controle do jogo, o BioMovi permite que o profissional da saúde acompanhe e controle o andamento do jogo conforme a necessidade , traçando objetivo ou meta da terapia de forma rápida e simples.
O profissional pode aumentar ou diminuir a dificuldade do jogo modificando parâmetros terapêuticos como:

  • Aumentar ou diminuir o esforço muscular
  • Aumentar ou diminuir o tempo de recrutamento muscular
  • Aumentar ou diminuir o tempo de repouso
  • Utilizar protocolos dinâmicos ou isométricos

 

Jogos concebidos para a terapia

Uma grande dificuldade que os profissionais da saúde encontram ao utilizarem jogos comerciais com o Wii e Kinect é o grande tempo que é perdido na configuração do jogo.  Criação de avatares e a obrigatoriedade de visualizar a história do jogo consomem um tempo precioso da terapia que poderia ser melhor aproveitado.

Os jogos do BioMovi foram desenvolvidos especificamente para a reabilitação, onde os jogos vão além do entretenimento, pois são específicos para desenvolver diferentes capacidades fisiológicas.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

O Biomovi funciona de duas formas distintas, sendo uma que utiliza um cenário virtual (óculos de realidade virtual) e outra que faz o uso da câmera do kinect captando movimento em paralelo ao sensor do biomovi captando contração muscular. Ao final de uma sessão do jogo é possível saber o nível de contração que o músculo desejado alcançou em cada momento do jogo.

BioMovi na Gameterapia

Paciente utilizando o BioMovi com Realidade Virtual (Esquerda) e Realidade aumentada (direita).

Relatório de como se comportou a ação muscular

No final do jogo, o terapeuta pode visualizar como foi o desempenho muscular do paciente durante o jogo e ter uma ideia precisa do que ocorreu com a musculatura.

BioMovi na Gameterapia2

O BioMovi trabalha a parte funcional do paciente sem que ela perceba que está sendo tratado. Atingindo resultados incríveis através do monitoramento e mostrando que a Reabilitação Virtual veio para ficar e tende a evoluir com o passar dos tempos.

Em  breve o BioMovi será lançado, se você tiver interesse você pode acessar aqui.

Saiba mais sobre o BioMovi





    Comentários (5)
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • ana lagemann
      bom dia! gostaria de informaçoes de onde comprar e qual valor do Biomovi?
      • miotec
        jun 1, 2017
        Bom dia Ana. Este produto não foi oficialmente lançado ainda. Você pode participar da lista de lançamento para receber as informações: http://materiais.miotec.com.br/pre-registro-biomovi Obrigado.
    • gabriela
      por favor gostaria de saber o valor do equipamento , obrigada
      • miotec
        maio 16, 2017
        Olá Gabriela, em breve vamos lançar o produto e divulgar os seus valores, té lá você pode entrar na lista de interessados através do link: http://materiais.miotec.com.br/pre-registro-biomovi
    Voltar à Home
    Fechar