12 dicas para deixar sua clínica de fisioterapia sempre lotada

Na vivência de uma crise econômica, contar com uma lista fixa de pacientes é mais uma necessidade do que um desejo. Embora a missão de atrair novos públicos para uma clínica pareça difícil, uma pequena pitada de mudança na estrutura e ritmo de trabalho podem ser suficientes para a fidelização.

Nesse sentido, considerando que os serviços de saúde já são essenciais para a sociedade, basta ao profissional manter seu foco em estratégias para tornar a experiência da consulta mais gratificante aos pacientes.

Veja abaixo 12 dicas eficientes que vão ajudar a deixar sua clínica de fisioterapia sempre lotada!

1. Conheça e valorize seus clientes

Em um ambiente destinado aos cuidados com a saúde, é comum que algumas pessoas sintam um pouco de insegurança. Por esse motivo, muito profissionais buscam aprofundar seu interesse no público atendido, demonstrando que este possui grande importância para a clínica.

Além de familiarizar as pessoas com o espaço, essa atitude permite a você conhecer um pouco mais sobre o perfil de cada paciente.

Assim, toda vez que algum cliente novo se apresentar, questione sobre quais os meios utilizados para chegar até a sua clínica, bem como as expectativas que ele possui com seus serviços. Isso o ajudará a ter uma noção da percepção geral do seu trabalho, servindo de base para definir se mantém ou melhora determinada estratégia de atração.

2. Pratique o overdelivering

De origem inglesa, o conceito de overdelivering é amplamente utilizado em empresas de diferentes segmentos, tornando-se popular também nas clínicas e consultórios. Em tradução livre, significa “entrega excessiva”, ou seja, oferecer algo a mais para o cliente.

O diferencial dessa estratégia está justamente em dar ao paciente algo que ele não esperava, fato que transforma a experiência em uma verdadeira surpresa positiva para o paciente.

Em uma clínica de fisioterapia, o overdelivering pode estar no atendimento diferenciado, na entrega de amostras de produtos para massagem e até em lembretes personalizados de consulta. O que vale é inovar e saber adequar o conceito para algo específico do seu negócio, garantindo que a solução seja realmente vantajosa e lembrada pelo paciente.

3. Decore a clínica

As clínicas e consultórios são comumente associados ao aspecto frio e asséptico. Preocupados com uma aparência de higiene e organização, muitos profissionais da saúde mantêm todas as superfícies brancas e livres de elementos decorativos.

Para quem precisa aguardar o momento da consulta, esse tipo de composição não é nada agradável e pode até intimidar as pessoas mais inseguras.

Entenda que, embora seja um ambiente serio e profissional, sua clínica de fisioterapia pode, sim, oferecer mais conforto visual aos pacientes. Para isso, considere quebrar a monotonia dos tons neutros com cores que transmitam tranquilidade (azul, verde ou lilás) e agregue quadros, obras e vasos de plantas para alegrar as salas de espera.

4. Ofereça entretenimento

Ainda focando no espaço físico, pense nos tipos de entretenimento que você gostaria de encontrar em uma clínica e ofereça-os para seus clientes. Considere nessa escolha a existência de diferentes perfis e faixas etárias para não correr o risco de esquecer as necessidades de algum paciente.

Hoje, a maioria dos espaços de saúde conta com televisão e revistas para a leitura, mas você pode dar um passo maior garantindo acesso gratuito à rede wi-fi e assinando um pacote de canais variados na TV. Para as crianças acompanhadas dos pais, alguns brinquedos e gibis podem ser suficientes para a distração até o momento da consulta.

5. Capriche no atendimento

De nada adianta um ambiente agradável se o atendimento oferecido é de baixa qualidade. Pensando nisso, certifique-se de que o funcionário selecionado para o cargo de recepcionista é carismático e atento às necessidades dos pacientes.

Por ser o profissional que terá o primeiro contato com o público, ele possui importância inquestionável na sua equipe e deve estar preparado para a função.

Uma maneira de alcançar a excelência no atendimento é investir em treinamentos profissionais constantes. Com o preparo adequado das equipes, você garante que todos os funcionários sigam uma linguagem única e condizente com os objetivos da clínica.

6. Tenha um site profissional

Com um número cada vez maior de pessoas utilizando a internet, nem pense em deixar sua clínica de fora do mundo digital. Se ainda não possui um site profissional, procure um especialista para montá-lo com uma aparência amigável e de fácil entendimento.

A principal vantagem de ter um endereço on-line é alcançar um público muito maior de pessoas, que podem vir a se tornar clientes no futuro.

Depois de pronto, tome cuidado com os elementos que você vai manter nesse espaço, afinal, ninguém gosta de ficar caindo em anúncios insistentes. Confira sempre se os dados para contato e logo da sua clínica de fisioterapia estão visíveis e corretos. Por último, certifique-se de que seu site pode ser facilmente acessado por diferentes dispositivos.

7. Invista em marketing de conteúdo

Outra forma interessante de criar contato com possíveis clientes é apostar no marketing de conteúdo. E como o site da sua clínica se conformará em um endereço mais formal, o ideal é que você crie um blog para compartilhar assuntos e informações ricas com o público.

Só não se esqueça de integrar esses dois endereços, a fim de permitir que os visitantes encontrem ambas as páginas da sua clínica.

Diferente do site, o blog possui uma estrutura mais interativa e que permite aos internautas comentarem e tirarem suas dúvidas com o administrador da página. Nesse sentido, vale a pena criar perfis nas redes sociais para compartilhar esses textos e atrair cada vez mais pessoas para sua clínica de fisioterapia.

8. Valorize sua localização geográfica

A localização de qualquer empreendimento é algo muito importante. Certamente você pensou bem antes de abrir a sua clínica. Mas, uma vez aberta, é preciso investir no seu endereço e valorizar ainda mais o lugar.

Essas ações demandam recursos, mas o retorno será bastante positivo. Pense sobre a fachada: capriche nela, sobretudo se a clínica fica de frente para a rua. É preciso chamar atenção, mas com bom gosto.

Se a clínica está em um prédio, informe-se sobre as formas de divulgação permitidas. Que tal explorar totens ou uma placa externa? Pense que o gasto com essas ações será feito uma vez, mas seus elementos visuais de identificação e divulgação permanecerão expostos por um bom tempo.

Quem transita pela região com frequência perceberá a existência de sua clínica. E quem passa no bairro por acaso, também a verá.

9. Tenha parceiros estratégicos

Pense em outros profissionais de saúde que prescrevem tratamentos com um fisioterapeuta. São muitas as áreas e possibilidades de parceria. De clínicos gerais a geriatras e ortopedistas. Convide os profissionais para uma visita à clínica e fazerem uma consulta com você, a fim de conhecerem seus diferenciais.

Com boas parcerias estabelecidas, você receberá mais clientes e poderá pensar em acordos monetários ou permutas com os profissionais de saúde que estiverem associados com a sua clínica.

Visualize também outras áreas de profissão para estabelecer essas parcerias, como farmácias, academias, lojas de produtos naturais. Conheça bem os seus clientes em potencial, identifique outros locais frequentados por eles.

Frequente esses espaços você também e converse com os responsáveis. Você pode conseguir deixar panfletos ou cartões de visitas nesses estabelecimentos para divulgar ainda mais a sua clínica. Em troca, você pode fazer o mesmo por eles no seu espaço.

10. Esteja à disposição para entrevistas

Jornais, sites e revistas podem solicitar informações sobre a sua área de atuação. Coloque-se à disposição deles. Você pode procurar o contato de jornalistas, entrar em grupos da área e informar que você pode ajudá-los.

O site Ajude um Repórter conecta você àqueles profissionais. É uma boa opção para começar.

Dessa forma, você pode se tornar referência no que faz, e o seu espaço ficará mais conhecido de uma forma bastante simples. Ou seja, falando sobre o que você faz de melhor. Seu nome e sua clínica serão vistos por um grande número de pessoas, e isso aumentará a procura pelos seus serviços.

11. Mantenha contato, sempre

Um cliente satisfeito sempre volta quando necessário, e é por isso que você também deve investir no pós-atendimento. Essa atitude pode se dar no contato com antigos clientes para relatar as novidades em procedimentos, bem como no ato de parabenizá-los em uma data comemorativa.

Parece simples, mas uma única ligação pode ser suficiente para que seus clientes se sintam importantes em um momento que nem oferecem mais recursos para a clínica. Além disso, mesmo que alguma parte dos pacientes nunca retorne, você com certeza terá boas indicações de serviço para outras pessoas.

12. Nunca deixe de divulgar

Ações diretas de divulgação não devem ser esquecidas. Panfletagem, cartazes e banners são formas de popularizar o negócio de maneira mais tradicional, mas nem por isso deixam de ser eficazes.

Esteja presente também em eventos, workshops, congressos ou feiras relacionadas a sua área de atuação. Esses lugares estão cheios de contatos, e a presença do seu público-alvo também é grande. Relacionar-se adequadamente é sempre importante para a divulgação da sua clínica. E para construir um networking incrível.

Ajustando pequenos detalhes na estrutura de trabalho, é mais que possível transformar sua clínica de fisioterapia em um destaque no mercado.

Quer mais dicas? Aproveite para acompanhar o trabalho da Miotec no Facebook!

Quer saber usar Marketing Digital para atrair mais pacientes ao seu consultório? 
Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no banner abaixo!
Guia completo do Marketing Digital

Share on Facebook18Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn2

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"