Conheça quais são as especializações na área de fisioterapia

31/01/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Os fisioterapeutas atuam na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e lesões que dizem respeito aos movimentos e funcionamento do corpo humano. Nessa profissão, há diversas possibilidades de especializações na área de fisioterapia.

Com o aumento de popularidade, a carreira é bastante concorrida atualmente. Os fisioterapeutas recém-formados ou já consolidados, então, almejam a independência financeira, a abertura do próprio consultório e a atuação como referência no mercado. Para tanto, buscam se aperfeiçoar para obter maiores chances de ascender profissionalmente.

O ramo é bastante extenso e os fisioterapeutas contam com uma longa lista de especializações disponíveis do mercado. Veja, a seguir, algumas especializações na área de fisioterapia em que você pode atuar.

Por que fazer uma pós-graduação?

Antes de explorar quais são as possibilidades de carreira, é muito importante entender o papel da formação. Qualquer fisioterapeuta precisa passar por uma graduação autorizada pelos órgãos competentes para aprender todas as técnicas necessárias. Com a teoria e a prática, há a consolidação do conhecimento e a oportunidade de atuação.

Entre as especializações na área de fisioterapia, vale a mesma coisa. Uma pós-graduação oferece o fortalecimento do entendimento e permite que você compreenda, exatamente, quais são as características e especificidades de cada abordagem.

O cuidado garante, em primeiro lugar, a legalidade de atuação. Além disso, oferece mais segurança para o profissional e para os pacientes.

Quais são as principais especializações na área de fisioterapia?

Para conseguir se especializar, recorrer a uma pós-graduação é a melhor saída. Com conceitos e práticas, você saberá como proceder e terá a chance de desempenhar a função.

Para que isso seja possível, no entanto, é fundamental escolher a opção certa. A seguir, veja quais são as alternativas mais conhecidas.

Intervenção em Neuropediatria

Voltada para a abordagem infantil, é um viés que faz avaliação e tratamento de recém-nascidos a crianças de até dois anos de idade que se encontram em situações de risco.

Atuam com patologias, como microcefalia, ou com nascimentos prematuros, para que possam ter um desenvolvimento funcional e cognitivo adequado. Também é uma abordagem que visa a cuidar de disfunções já existentes, em busca de mais qualidade de vida.

Fisioterapia Pélvica

Atuante na prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas à musculatura da região pélvica, lombar e abdominal, é ideal para diversas condições e idades. A fisioterapia pélvica pode levar à reabilitação das funções sem que haja a necessidade de intervenção cirúrgica.

O profissional age em quadros de enfraquecimento do assoalho pélvico, como na gravidez ou na menopausa. Também pode ajudar o paciente após cirurgias ou procedimentos, além de identificar e tratar problemas específicos.

Fisioterapia Gerontológica

A abordagem voltada para a terceira idade capacita os profissionais que atuam junto à população idosa. O foco está na prevenção, no cuidado e na identificação de riscos para minimizar efeitos do processo de envelhecimento.

Profissionais do ramo trabalham, também, com deficiências já instaladas mediante a administração de condutas fisioterapêuticas. Isso é determinante para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa idosa.

Acupuntura

Considerada uma terapia alternativa, a acupuntura é uma técnica que tem recebido cada vez mais adeptos. O procedimento estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

Embora não substitua completamente uma atuação clínica tradicional, é um jeito de estimular o corpo a funcionar da maneira ideal. Além da pós-graduação, há a possibilidade de fazer cursos certificados.

Fisioterapia Respiratória

Para melhorar a função respiratória, há a especialidade referente a esse sistema. Graças a ela, é possível remover secreções brônquicas por meio de técnicas manuais ou com auxílio de aparelhos específicos.

É ideal tanto para pacientes com condições crônicas quanto para quem tem asma ou bronquite, bem como para os que sofreram grandes traumas. Com o uso dos equipamentos e das técnicas adequadas, há uma recuperação da função respiratória.

Fisioterapia Desportiva

Atualmente, é uma das especializações na área de fisioterapia que mais ganham espaço no mercado. A fisioterapia desportiva prepara os fisioterapeutas para atuarem com atletas e praticantes de atividade física com técnicas de prevenção, tratamento e recuperação de lesões no processo de reabilitação desse grupo de pacientes.

O profissional deve ficar especialmente atento às novidades de tecnologia, tanto para prevenir quanto para acelerar a recuperação de lesões.

Fisioterapia na Reeducação Postural (RPG)

Em um cenário em que as pessoas não têm o comportamento postural adequado, essa é uma das mais necessárias especializações na área de fisioterapia.

Inclui o uso de técnicas manuais para a correção e o tratamento de patologias na postura do paciente por meio de alongamentos, trabalho da respiração e fortalecimento corporal do indivíduo.

Fisioterapia Neurofuncional

Focada no cérebro, a especialidade envolve o estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos. Por meio de exercícios que promovem a restauração de funções, como coordenação motora, força, equilíbrio, eliminação de tonturas ou zumbidos entre outros.

Em alguns casos, a atuação é multidisciplinar, como ao contar com a ajuda de um neurologista para conduzir o caso.

Fisioterapia Orofacial

Voltada para o tratamento e restabelecimento de disfunções da articulação temporomandibular, a fisioterapia orofacial inclui técnicas específicas para aliviar dores na face, cabeça e região oral e cervical.

Dependendo do caso, também ajuda no funcionamento adequado de certas estruturas, especialmente após uma cirurgia de reconstrução ou depois de um trauma.

Fisioterapia Dermato Funcional

Habilita fisioterapeutas a atuarem no tratamento de distúrbios físico-funcionais dermatológicos, músculos esqueléticos e endócrinos metabólicos que afetam de forma direta ou indireta a pele.

A abordagem de um fisioterapeuta dermato funcional inclui a reabilitação das funções faciais e o tratamento das respostas enviadas pelo sistema humano.

Quiropraxia

Capacita o profissional de fisioterapia a restabelecer a mobilidade articular e suas respectivas funções, reestruturando o corpo.

Tem foco como o tratamento de patologias como hérnias de disco e algias de coluna, mas também mobiliza articulações de quase todos os tecidos miofaciais e neurais.

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Essa especialização une diversos conhecimentos, já que são muitos os motivos que levam alguém ao setor de UTI. Nesse caso, o profissional fica responsável por identificar e tratar condições de pessoas acamadas nesse estado.

Além de ajudar a reduzir sequelas, é possível evitar complicações do quadro. O profissional pode realizar atividades referentes à circulação, à respiração, a grupos musculares e assim por diante.

Como escolher?

Como há muitas e diversas opções, a escolha tem a ver com uma questão de interesse profissional e aptidão. Considere qual ramo traz a abordagem nos casos em que você prefere trabalhar. Se a intenção é cuidar de populações vulneráveis, as especializações pediátricas e de geriatria são as ideais, por exemplo.

Também vale considerar a demanda do mercado, bem como entender qual é a escolha que viabiliza o crescimento profissional da maneira desejada.

Fundamentados os conceitos de algumas especializações na área de fisioterapia, fica mais fácil decidir qual caminho quer seguir. Lembre-se: o mercado espera por profissionais que busquem o seu autodesenvolvimento o tempo todo. Portanto, invista na sua carreira e busque conhecimento, em primeiro lugar.

Gostou de saber mais sobre as especializações na área de fisioterapia? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar