lesoes-musculares

Qual a relação entre equilíbrio muscular e lesões musculares?

23/11/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O equilíbrio do corpo é muito importante para a prevenção de lesões musculares, devendo ser priorizado no desenvolvimento de tratamentos de saúde e de programas atléticos. O equilíbrio é um conceito para designar quando as forças dos grupos agem em igualdade, sem diferença entre as partes e sem sobrecarregar nenhuma delas.

As boas práticas com o corpo trazem resultados duradouros e preservam os músculos de desgastes maiores, significando uma harmonização de forças para o bem-estar durante as atividades físicas e na vida cotidiana. Confira as melhores técnicas para favorecer o equilíbrio e evitar lesões musculares lendo este post!

Musculação preventiva

Fortalecer os músculos certos no amparo e sustentação dos principais grupos de força pode ser feito por um trabalho direcionado da musculação. Por exemplo, os dorsais e abdominais podem ajudar a prevenir lesões na coluna.

Aumentar a massa óssea auxilia pessoas da terceira idade no fortalecimento dos músculos e na flexibilidade, o que pode ser conquistado com exercícios proprioceptivos. Eles devem ser orientados por um fisioterapeuta, com especialidade para esse tipo de público.

Avaliação aprofundada

Todo o trabalho para equilibrar os músculos deve ser feito acompanhado por um profissional de fisioterapia, pois ele lança a melhor estratégia para harmonizar as forças do corpo. A identificação precoce de possíveis mecanismos assimétricos de força pode ser realizada com uma boa avaliação médica ortopédica.

Músculos e articulações antagonistas devem ser medidos pela amplitude de flexores, extensores e pelos graus de força excêntricas e concêntricas. Quando há diferença superior a 15% entre as resistências musculares, as chances de lesões são consideradas altas.

Práticas de aquecimento

Preparar o corpo do jeito certo para as atividades físicas pode poupar grandes desgastes musculares. Quanto mais intenso e vigoroso, maior será a necessidade de um aquecimento assistido para não dar chance para as lesões.

No frio, os músculos perdem elasticidade, tornando-se mais vulneráveis aos impactos de práticas intensas. Ao aquecer e/ou alongar a musculatura, promove-se um relaxamento essencial para minimizar o risco das lesões durante os exercícios, aumentando também a resistência.

Acompanhamento de atletas

Nos esportes, os desequilíbrios podem trazer sérias contusões, podendo interferir ou mesmo interromper a carreira de atletas. Para suportar altos impactos, a musculatura deve ser fortalecida e preparada conforme a atividade realizada.

Em fases de treinamento e pré-competições, os fisioterapeutas costumam inserir na rotina de treinos do atleta exercícios excêntricos para manter ou recobrar o equilíbrio de certo grupo muscular. Esse tipo de prática ajuda a fortalecer o corpo e torná-lo mais flexível.

O atleta deve procurar sempre um profissional de formação acadêmica reconhecida para orientar as avaliações de diagnóstico e desenvolver um tratamento individualizado, dando atenção a cada caso para uma evolução mais assertiva.

Modificar alguns hábitos diagnósticos e de preparação para as atividades físicas pode surtir mais resultado do que o esperado. Com o acompanhamento correto, as lesões musculares ficam ainda mais distantes da realidade de atletas e pessoas que praticam atividades físicas diversas.

E então, o que você achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Conte tudo para nós aqui nos comentários. Até mais!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar