Ergonomia no trabalho: conheça os benefícios para o trabalhador

02/04/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Disponibilizar um ambiente confortável ao colaborador é fundamental para melhorar a qualidade de vida dele no trabalho e, consequentemente, a sua satisfação em fazer parte de um time que se preocupa com o seu bem-estar. No entanto, não são todos os gestores que se importam com a ergonomia no trabalho e, por isso, enfrentam alguns desafios no caminho.

Quando um colaborador tem à sua disposição bons elementos para realizar suas atividades profissionais, até a sua produtividade é beneficiada. Com o passar do tempo, você perceberá que esses benefícios se estenderão para outros departamentos da sua clínica.

Quer entender mais sobre a ergonomia no trabalho e quais as vantagens que ela pode proporcionar aos seus funcionários? Então, continue a leitura deste post!

O que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho consiste no oferecimento de melhores condições para que os colaboradores possam exercer suas atividades diárias sem prejudicar as suas limitações — tanto físicas quanto psicológicas. Seu principal objetivo é aumentar a segurança e o conforto do funcionário, a fim de que ele tenha uma melhor qualidade de vida e bem-estar dentro do ambiente organizacional.

Qual a importância da ergonomia no trabalho?

A ergonomia é de suma importância para possibilitar que o colaborador exerça suas atividades laborais com segurança. Essa prática possibilitará que o seu time desempenhe atividades sem correr o risco de sofrer lesões por esforço repetitivo, adquirir uma doença que o force a realizar tratamentos contínuos e desenvolver problemas emocionais causados pelo estresse, por exemplo.

Quais são os seus benefícios para os colaboradores e a clínica?

Ao implantar a ergonomia no trabalho, você proporcionará aos seus colaboradores diversos benefícios como:

  • melhorias na saúde e qualidade de vida;​
  • diminuição de faltas devido às constantes consultas com especialistas;
  • diminuição de dores e lesões por posturas ou movimentos incorretos.

Além disso, a clínica também é favorecida. Veja os ganhos:

  • aumento da produtividade por parte dos colaboradores;
  • diminuição da necessidade de retrabalho;
  • prevenção do afastamento do colaborador por lesões.

Quais as ações que devem ser tomadas para melhorar a ergonomia no trabalho?

Primeiramente, é preciso avaliar a atual situação do ambiente de trabalho, a fim de garantir que as mudanças que serão realizadas realmente trarão resultados positivos. Depois disso, é preciso:

  • corrigir os problemas identificados;​
  • implementar novos métodos e postos de trabalho — ferramentas tecnológicas e mobílias adequadas;
  • conscientizar os colaboradores da importância do uso das técnicas adequadas para a execução das atividades laborais.

Qual a norma que regulamenta a ergonomia no trabalho?

No Brasil, a norma que regulamenta a ergonomia no trabalho é a NR-17. Ela determina todos os parâmetros que devem ser colocados em prática para adaptar as condições de trabalho às características psicológicas e físicas dos colaboradores. Segundo essa diretriz, é preciso que o gestor realize uma Análise Ergonômica do Trabalho, com o intuito de analisar pontos importantes como:

  • adequação da mobília;​
  • levantamento de peso;
  • descarga de materiais;
  • adaptação dos equipamentos às condições de trabalho.

Como você pode observar, a ergonomia no trabalho é fundamental para proporcionar um ambiente mais arrojado e produtivo. Lembre-se que todas essas questões devem ser vistas como um investimento na saúde e qualidade de vida de todos os seus colaboradores.

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite para entender como a tecnologia está impactando o tratamento de desvios posturais!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar