Estabilizador de coluna - tipos e suas aplicações

Estabilizador de coluna: conheça os tipos e suas aplicações

02/08/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO
Atualmente, com o avanço da medicina e dos processos tecnológicos, as pessoas conseguem resolver diversos problemas relacionados à saúde. Nesse sentido, os equipamentos para reabilitação têm sido extremamente eficazes tanto para a melhora do paciente quanto para o auxílio ao profissional que realiza o tratamento.

Um exemplo clássico, mas para o qual muita gente acha que não há solução, é o estabilizador de coluna, produto que ajuda a reduzir as dores das costas e que melhora a postura.

Ao longo deste post, você conhecerá os tipos mais comuns de estabilizadores de coluna e como podem ser aplicados para diversos problemas de coluna, postura, dor lombar, além de exercícios e fisioterapia pélvica. Vamos lá?

Causas das dores da coluna

Existem muitos fatores que contribuem para o surgimento das dores na coluna. Entre os mais comuns, podemos citar:

  • exercícios praticados de maneira incorreta. Nesse momento, é importante contar com o apoio de um profissional especializado para que ele possa orientar qual atividade é mais adequada para o seu caso;
  • má postura não apenas no ambiente de trabalho, mas também no próprio sofá da sua casa, pode desencadear dores na coluna;
  • o sedentarismo é outra causa comum. Quando você não se exercita, as chances de lesões ocorrerem aumentam;
  • levantamento inadequado de objetos também é uma das causas das dores na coluna. Portanto, o ideal é maneirar no esforço e sempre pedir ajuda a alguém para evitar o carregamento excessivo de peso.

Funcionamento da estabilização da coluna

A estabilização da coluna acontece por meio de três subsistemas: as vértebras, os discos e os ligamentos — formando o subsistema passivo. Em volta da coluna vertebral, tendões e músculos transmitem a força, determinando o subsistema ativo.

Com essa formação interligada, o sistema nervoso central determina — por meio da emissão de vários sinais — onde cada subsistema deve gerar a estabilidade necessária para manter a estabilização ideal para a sustentação do corpo.

Por menor que seja, qualquer dano que sofremos ocasiona sérias lesões. Caso não sejam tratadas, os problemas se agravam e as disfunções se instalam de maneira mais persistente, produzindo diversos tipos de dores.

Posturas incorretas e sobrecargas são as formas mais corriqueiras de machucarmos a coluna. Quando ferimos essas áreas, instalam-se em nosso corpo dores agudas ou crônicas que nos impedem de realizar tarefas simples do nosso dia a dia. Nesse caso, até mesmo tossir ou espirrar torna-se um ato bem doloroso.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, a medicina tem colhido bons frutos no momento de auxiliar os enfermos. Prova disso são as diferentes formas de atuar na área da saúde, curando doenças e evitando que outras progridam.

O mal deste século também ganha modos de tratamento. As dores nas costas, ocasionadas por tensões diárias e incidentes causados pela vida corrida, podem ser tratadas com exercícios e técnicas corretas, destinadas para cada caso.

Benefícios do estabilizador de coluna

Depois de entender o funcionamento do estabilizador de coluna, é importante conhecer os benefícios que ele proporciona ao paciente. Eles não só melhoram a qualidade de vida, como também ajudam a pessoa a voltar à sua rotina normal. Quer saber quais são eles? Confira abaixo!

Alívio de dores

Quem sofre com esse problema sabe que as dores são muito grandes e, sejam agudas, sejam crônicas, ambas limitam as movimentações do indivíduo. Nesse sentido, o estabilizador de coluna ajuda no alívio das dores, fazendo com que o paciente fique mais confortável e seguro para realizar suas atividades diárias.

Melhor qualidade dos movimentos

As pessoas que sofrem com dores na coluna têm seus movimentos muito limitados. Na hora de levantar do sofá, por exemplo, é preciso ter muito cuidado e, algumas vezes, até ajuda de terceiros para poder se colocar em pé e andar. Nesse momento, o estabilizador de coluna ajudará a melhorar os movimentos, tornando-os mais firmes e rápidos sem que paciente sinta dor.

Correção da postura

Além da estética, corrigir a postura é algo fundamental para melhorar a condição de vida do paciente. No entanto, as pessoas costumam deixar essa questão de lado e, com isso, vêm as dores na coluna que tanto as incomodam.

O estabilizador ajudará o paciente a sentar da maneira adequada e também manter a boa postura na hora de realizar exercícios físicos e outras atividades do seu dia a dia.

Prevenção de lesões

Dor na coluna é um assunto muito sério, pois, quando não é tratada, ela pode desenvolver outros problemas mais sérios que comprometerão o bem-estar do paciente. As lesões, por exemplo, são um risco muito grande se o estabilizador não é usado.

Em alguns casos, o paciente pode ter que passar até por procedimentos cirúrgicos para corrigir o problema. Mas somente um profissional é capaz de analisar isso, pois cada caso tem suas particularidades.

Maneiras para cuidar da sua coluna

Hoje, o mercado dispõe de muitas peças que ajudam a manter a coluna ereta e promover maior estabilidade. Para situações mais simples, podemos citar os cintos abdominais que são destinados à região lombar, cujo papel é fazer uma compressão na região intra-abdominal. Dessa forma, é possível sentir um alívio na coluna e, assim, prevenir fadigas e lesões.

Geralmente, são indicados para pessoas que sofreram contraturas ou fraturas, pacientes com artroses, lordoses e espondilolisteses, pacientes em pós-operatório da região, entre outros casos.

Pessoas que trabalham o dia todo com peso acima do que o corpo pode suportar também podem usá-lo e assim auxiliar a coluna na sustentação. Aqui, a função do estabilizador de coluna é promover firmeza para que o corpo se adapte às diferentes mudanças de posturas ou para ajudar no suporte de cargas excessivas.

Além disso, é importante cuidar do peso corporal — lembrando que não estamos falando sobre estética, mas sim sobre a saúde do paciente, pois o excesso de peso prejudica a coluna e faz com que as dores aumentem.

Também é importante ressaltar que quem sofre com dores na coluna precisa evitar certas atividades físicas, como treino aeróbico, musculação, exercícios abdominais etc.

A evolução dos tratamentos

Com o passar dos anos, e devido à má postura, muitas pessoas desenvolvem vários tipos de doenças na região cervical e precisam de exercícios constantes para eliminar ou minimizar as dores. Para esses casos, é indicado o uso de aparelhos que ajudem a medir o grau de lesão e que, ao mesmo tempo, atuem na emissão de sinais que promovam a melhora do paciente.

Muitos fisioterapeutas têm aplicado a técnica de estabilização segmentar terapêutica, que tem o intuito de promover a tonificação de diversas partes da coluna, já que oferece com precisão os locais com maiores desvios, favorecendo o uso de exercícios específicos.

Uma pessoa que sofre com problemas de coluna apresenta diversas outras dores ao longo do corpo. Grande parte dos tratamentos de estabilização segmentar terapêutica pode ajudar nas mais variadas doenças. Conheça alguns problemas que podem ser eliminados por meio dessa técnica.

Auxílio na dor lombar

Muitas pessoas sofrem com a lombalgia, a famosa dor lombar que afeta a parte inferior da coluna. Para essa situação, o estabilizador prioriza o trabalho de fortalecimento dos músculos que a envolvem. Por meio da precisão das informações recebidas, é possível direcionar uma série de alongamentos e exercícios para amenizar as recorrências de dores.

Esse tipo de aparelho ajuda o paciente a perceber que está contraindo a musculatura e fazendo força para controlar os estímulos. Essa ação acontece por meio de contrações auxiliadas por um instrumento chamado de biofeedback eletromiográfico.

Atualmente, existe uma série de dispositivos, como o Miostab, produzido com uma bolsa inflável aliada a um medidor de pressão. O equipamento auxilia na prática de exercícios para a estabilização da coluna e facilita tanto a precisão do terapeuta em realizar determinadas atividades quanto a melhora mais rápida e significativa do paciente.

Fisioterapia para área pélvica

Estabilizadores de coluna como o Miostab, que ajudam na precisão dos tratamentos para colunas, também são muito utilizados por profissionais com pacientes que realizam fisioterapia pélvica, ou seja, que fazem a prevenção ou o tratamento das diferentes disfunções da região pélvica, sendo de grande auxílio na avaliação das musculaturas abdominais.

Nesse caso, o paciente precisa trabalhar as funções urinárias, fecais e sexuais, já que não sente as contrações corretas no momento de cada ato. Quando aplicado nas atividades, o dispositivo emite sinais de contração, tanto visuais quanto sonoros, permitindo que a pessoa sinta se está fazendo a força adequada ou não. Dessa forma, é possível treinar toda a musculatura de forma ideal e localizada na área mais danificada.

Exercícios

Nossa coluna é composta por 33 vértebras e 4 curvaturas. Ela é responsável por manter a nossa cabeça no lugar, e, se algo não está bem, automaticamente, surgem diversas dores ao longo da sua extensão.

Após uma boa avaliação, com um estabilizador de coluna, o fisioterapeuta poderá indicar os melhores exercícios para promover a redução dos sintomas e o fortalecimento dos músculos que revestem os locais. Assim, será possível se submeter a um tratamento de modo restaurador e mais intenso, trocando o mau funcionamento das articulações por formas preventivas de controle articular.

Bom, agora você já descobriu a importância de um estabilizador de coluna no tratamento de diversos casos. Mas não pare por aqui: curta a nossa página no Facebook para ficar sempre bem informado com os nossos conteúdos e informações sobre as melhores técnicas para tratar os pacientes!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar