filtros no exame de Eletromiografia

Saiba quais os principais filtros utilizados nos exames de Eletromiografia!

25/01/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Eletromiografia é um método de diagnóstico que é utilizado para avaliar os problemas nervosos e/ou musculares de uma pessoa. Fisioterapeutas, profissionais esportivos, fonoaudiólogos, odontólogos e médicos especializados em diversas áreas são os que mais usam essa técnica e o maior objetivo é encontrar um diagnóstico claro sobre as contrações musculares.

No post de hoje, saberemos um pouco mais sobre esse exame e quais são os principais filtros utilizados no sinal eletromiográfico. Acompanhe!

Quais profissionais usam a Eletromiografia?

No caso dos fisioterapeutas, sua intenção é avaliar padrões de respostas musculares e a correta eficácia de alguns tratamentos. Os profissionais esportivos utilizam esse exame para identificar e recomendar as melhores posições a fim de trabalhar alguns músculos e estabelecer o ponto de fadiga do atleta.

Os fonoaudiólogos monitoram a evolução de um tratamento por meio da Eletromiografia dos músculos da face. Na medicina, o exame possibilita diferenciar uma contração patológica de uma contração fisiológica, as possíveis doenças metabólicas e também, se a origem é inflamatória ou degenerativa.

Já os dentistas encontram auxilio na investigação de dores e para avaliarem o funcionamento dos músculos da ATM (Articulação Têmporomandibular).

Como é feito o exame?

São realizados em consultórios de profissionais de saúde e não é necessário o uso de sedativos ou anestesias. O paciente permanece de 10 minutos até 30 minutos deitado sobre a maca, o tempo variando de acordo com a gravidade do problema de cada caso.

Esse procedimento utiliza eletrodos que avaliam a capacidade das células nervosas em transmitirem os sinais elétricos. Os eletrodos geralmente são em forma de agulha, mas existem os superficiais também. A diferença entre os dois é fácil de ser compreendida:

Eletrodos de agulha

São inseridos na musculatura e enviam sinais ao eletromiógrafo, seguindo o equilíbrio das trocas iônicas de nível celular. É possível captar com mais precisão as informações de unidades isoladas em atividade e também em repouso.

Eletrodos superficiais

Registram as atividades de um conjunto maior de fibras e de forma mais generalizada. Logo em seguida, os sinais captados são amplificados e exibidos na tela de um aparelho de computador.

Mas como funciona esse sistema de captação? Esses sinais (sinal eletromiográfico) são sempre captados com o uso dos eletrodos de um sistema de canais acoplados junto a um amplificador e uma placa de aquisição.

Quais são os filtros no exame de Eletromiografia?

Três filtros são utilizados durante os procedimentos da Eletromiografia e na sala de exame: Filtro Low Pass, Filtro Band Pass e Filtro Band Stop. Somente por meio do uso dos filtros no exame de Eletromiografia é possível atenuar sinais em várias áreas do conhecimento e eliminar os ruídos que podem interferir na frequência do sinal de interesse, pois os filtros limpam os sinais. Aprenda a diferenciá-los:

Filtro Low Pass

Os componentes de alta frequência acima de um determinado valor são eliminados quando esse filtro é utilizado.

Filtro Band Pass

As frequências abaixo e acima dos valores selecionado de corte são removidas durante o uso desse filtro no exame.

Filtro Band Stop

Se o exame for feito com esse filtro, uma frequência específica poderá ser removida com mais facilidade.

Quer conhecer mais sobre os filtros no exame de Eletromiografia e dispositivos tecnológicos para acompanhar a musculatura ? Então conheça os eletromiógrafos da Miotec!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar