3 benefícios da ginástica holística que você precisa conhecer

28/02/2020   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Você já ouviu falar sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que trabalha a educação postural e a consciência corporal, é aplicado exclusivamente pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis benefícios para a vida.

Ficou curioso? No post de hoje, conversamos com os profissionais do Instituto para saber um pouco mais sobre essa técnica, seus principais benefícios e indicações. Continue a leitura e descubra como a correção postural pode mudar a sua vida!

O que é ginástica holística?

A ginástica holística é um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar, prevenir e tratar diferentes patologias, além de melhorar a postura e o rendimento do corpo, a ginástica holística é aplicada no Brasil pelo Instituto Patrícia Lacombe.

No método, nenhum aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a qual são feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios que abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor.

Quais são os principais benefícios?

Na sequência, você confere quais são os 3 principais benefícios da ginástica holística elencados pelos profissionais do Instituto Patrícia Lacombe.

1. Alívio de dores no corpo

Os movimentos aplicados na ginástica holística fazem com que você entenda melhor o funcionamento do seu aparelho motor e da sua musculatura.

Assim, é possível reeducar o seu corpo para o alinhamento e execução de atividades cotidianas corretamente, o que impacta diretamente nas dores e inflamações.

O autoconhecimento proporcionado pela ginástica holística vai muito além do alívio de sintomas, pois age na causa do problema, fazendo com que os praticantes corrijam a origem da dor e a eliminar por completo.

2. Melhor consciência corporal

Definida como a capacidade de identificar o posicionamento do corpo, a consciência corporal possibilita que hábitos incorretos e sobrecargas desnecessárias da rotina deixem de ser praticados.

Por exemplo, ao aprender a dirigir, é preciso pensar qual será o passo a passo, quando é necessário acelerar, frear e mudar de marcha. Depois, tudo se torna automático.

Com o nosso corpo acontece a mesma coisa: no início, precisamos prestar atenção em como manter a coluna ereta, sentar-se de forma adequada e ficar com os pés alinhados. Mas, com o tempo, deixamos de prestar atenção nesses detalhes.

Ao praticar a ginástica holística, voltamos a perceber os movimentos e as posições de forma natural, o que permite que evitemos desvios prejudiciais à saúde.

3. Realinhamento da postura

O realinhamento da postura é um dos principais benefícios da ginástica holística. Isso acontece porque, na modalidade, os alunos desenvolvem a consciência corporal necessária para perceber sua própria estrutura física e como ela funciona.

Com essa noção, fica muito mais fácil corrigir o corpo e utilizá-lo da forma mais adequada para cada atividade, o que previne fadiga, lesões, desgaste e dor.

Além disso, o melhor alinhamento da postura também permite ter uma noite de sono tranquila e executar as atividades do dia a dia com maior eficiência, o que resulta em ganhos para a saúde mental.

Para quem a ginástica holística é indicada?

Por ser um método muito abrangente, qualquer pessoa pode praticar a ginástica holística e usufruir de seus benefícios, independentemente da sua idade, sexo ou problemas de saúde. Para começar, basta ter vontade de cuidar do próprio corpo e prezar pela saúde em primeiro lugar.

Agora que você já sabe que os principais benefícios da ginástica holística incluem a reeducação postural, maior consciência para executar atividades do cotidiano e alívio de dor, vai ficar difícil resistir, não é mesmo? Pois então, não hesite!

Procure hoje mesmo o Instituto Patrícia Lacombe e agende uma aula experimental — você só tem a ganhar! 🙂





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar