Tudo o que você precisa saber sobre o Miostab no tratamento das disfunções do Assoalho Pélvico

As disfunções do assoalho pélvico consistem em uma ampla gama de problemas que surgem quando a musculatura do assoalho pélvico – MAPs e músculos profundos do abdômem não funcionam adequadamente . Controlar a atividade desses músculos torna-se fundamental para atingir sucesso na terapia e o MioStab é essencial para esse controle, entenda o por quê:

 

A atividade sinérgica entre os MAPs e os abdominais possibilita o desenvolvimento de uma pressão de fechamento adequada e importante para manter a continência urinária e fecal. Alguns estudos demonstram que, durante a contração voluntária dos MAP, ocorre uma co-ativação dos músculos transversos abdominal, oblíquo interno, oblíquo externo e reto abdominal, ocasionando um aumento da pressão esfincteriana.

 

Alguns estudos apontam que a co-contração, ou seja, a ativação do músculo transverso abdominal faz com que ocorra, mesmo que involuntariamente (ou reflexamente) a contração dos MAPs. Com base nesse mecanismo, quando a paciente trabalha a musculatura Transverso do Abdômen, pode reflexamente contrair os MAP. Associado ao reflexo, o fisioterapeuta pode sugerir e inserir o comando voluntário; para que o paciente contraia voluntariamente a musculatura do assoalho pélvico.

 

O uso do biofeedback pode impactar positivamente na terapia, pois ajuda no processo de conscientização muscular.  Neste post falaremos sobre a utilização da Unidade Pressórica de Biofeedback – Miostab no tratamento das disfunções do assoalho pélvico. 

 

Equipamento

O MioStab é uma unidade pressórica de biofeedback (UPB) e consiste num equipamento prático e de fácil manuseio; que pode contribuir de modo a complementar as avaliações e terapias utilizadas na prática clínica.

miostab-03
MioStab

 

Consiste de uma bolsa de pressão que deve ser colocada entre a região do corpo que será monitorada e uma superfície rígida e fixa (maca, cadeira com encosto, parede). A bolsa é conectada a um esfigmomanômetro que registra alterações de pressão na bolsa. É utilizada como um feedback extrínseco tátil, tal como a palpação; por meio do contato da bolsa de pressão com a pele; visual, por meio da observação do manômetro (ou sensor de pressão) do aparelho; e verbal, por meio do comando do avaliador.

 

Indicação

O Miostab possui várias indicações dentro da fisioterapia pélvica:

  • Para mulheres que não tenham boa consciência da musculatura do assoalho pélvico
  • Para mulheres que apresentam grau de força muscular baixa.
  • Para pacientes que já tem contração da musculatura do assoalho pélvico, mas que gostariam de ganhar mais agilidade e ação reflexa, para se sentir mais preparada a realizar a contração em outras tarefas como: corrida, caminhada, exercícios na academia.
  • Pode ser indicado para mulheres com vários perfis de consciência, força e funcionalidade da musculatura
  • Indicação associada a um tratamento localizado : eletroestimulação, biofeedback de EMG, técnicas de conscientização e treino domiciliar com o Miostab

 

Benefícios

O uso do Miostab no tratamento das disfunções do assoalho pélvico apresenta vários benefícios como:

  • Trabalha a co-contração entre o Transverso Abdominal e músculos do assoalho pélvico
  • Fácil manuseio e orientação
  • Paciente se motiva e pode fazer em casa

 

Utilização

O Miostab pode ser  utilizado na avaliação do assoalho pélvico(estabilidade estática, estabilidade dinâmica, força e resistência) e no acompanhamento de exercícios destinados a melhorar a estabilidade da região lombopélvica e cervical.

Na fisioterapia pélvica é utilizado na avaliação e treinamento das musculaturas abdominais mais internas como Transverso Abdominal e Oblíquo Interno

 

miostab-blog
Músculos Transverso Abdominal e Oblíquo Interno

 

O paciente é posicionado em decúbito dorsal, com quadris e joelhos flexionados, e pés apoiados na maca. A bolsa de pressão é inflada e colocada de forma horizontal e centralizada na região estabelecida entre as últimas costelas e as espinhas ilíacas póstero-superiores (EIPS). A bolsa de pressão deve ser inflada até 40 mm/Hg para iniciar o teste, esse valor deve ser ajustado e verificado após o correto posicionamento do paciente.

 

Para realização do teste, o fisioterapeuta deve proceder solicitando ao paciente que respire normalmente e ao expirar contraia a musculatura da região perineal e abdominal, levando o umbigo em direção à coluna tentando apertar a bolsa de pressão. A pressão deve aumentar 10 mm/Hg após a instrução verbal “Iniciar” sendo mantida durante 5 segundos. O registro do valor pressórico obtido no teste deve ser o pico pressórico máximo obtido com a contração mantida por no mínimo 10 segundos, ou ainda, podem ser solicitadas três contrações durante a expiração, mantidas por 10 segundos e registrado o valor médio obtido com base no pico de pressão.

 

Para saber mais baixe gratuitamente nosso Guia de utilização do Miostab na Fisioterapia Pélvica

banner-de-ebooks-guia-de-utilizacao-miostab-na-fisioterapia-pelvica-1

 

O Miostab não pode ser indicado, sem antes realizar uma avaliação da musculatura do assoalho pélvico, pois é comprovado que um assoalho pélvico fraco possui uma co-contração (reflexa ou cinérgica) entre transverso abdominal e assoalho pélvico fraca.  Cabe ao fisioterapeuta pélvico realizar essa avaliação, e se necessário  trabalhar recursos adicionais e técnicas combinadas.

O Miostab auxilia o terapeuta e paciente na co-contração, seja ela reflexa ou voluntária, melhorando a capacidade de treino funcional com a conscientização da musculatura, passando a ser um facilitador na fisioterapia pélvica.

mini-curso-fibe-02

 

Gostou do post? Você utiliza algum sistema de biofeedback?

Se tiver alguma sugestão de post deixe no comentários! 🙂

 

Share on Facebook1.1kShare on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn11

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

6 Comentários

  1. Adrianasays:

    Bom dia. Gostaria de saber o preco

  2. Silvinhasays:

    Gosta tia de mais informações sobre o aparelho via email

  3. Conceição Caldassays:

    Boa tarde; gostaria de informações sobre esse aparelho..obrigada

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"