6 Motivos para usar o Biofeedback PelviAir Unit em seu paciente

21/07/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O PelviAir Unit é uma unidade pressórica de biofeedback (UPB) e consiste em um equipamento prático e de fácil manuseio, que pode contribuir de modo a complementar as avaliações e tratamento das disfunções do assoalho pélvico.

Você sabe o que é biofeedback e como o PelviAir Unit pode ser útil para o fisioterapeuta pélvico e paciente? Abaixo falaremos de 6 bons motivos para você utilizar esse equipamento o quanto antes.

 

 

Fornece o biofeedback da contração

Um grande problema encontrado durante o tratamento de disfunções do assoalho pélvico é a dificuldade de o paciente identificar a própria contração. Um grande aliado do paciente e terapeuta é a possibilidade de utilizar a técnica de biofeedback para fornecer de forma visual a intensidade da contração.

Existem vários dispositivos de biofeedback uroginecológico, o biofeedback pressórico PelviAir é constituído de uma sonda vaginal ou anal inflável, conectado a um manômetro de pressão, que por meio de um ponteiro indicará ao paciente a intensidade da força perineal que foi executada por ela, ajudando-o a melhorar sua capacidade de autorregulação. É uma forma simples e eficiente de ensinar ao paciente a intensidade de contração esperada durante o tratamento.

Fácil utilização

O PelviAir Unit é um equipamento não eletrônico de fácil utilização. O profissional de saúde pode orientar o paciente rapidamente, ensinando-o a manipular o dispositivo seguindo algumas instruções básicas:

  • a sonda vaginal ou anal é recoberta por um preservativo externamente e introduzida na cavidade do paciente. Pode-se usar 1 ou 2 gotas de lubrificante à base de água para facilitar a introdução;
  • a sonda é inflada lentamente até que o paciente sinta o contato contra a parede vaginal ou anal. É importante uma ligeira distensão desta parede;
  • o paciente executa o exercício proposto pelo terapeuta observando a movimentação do ponteiro do manômetro. Quando a musculatura contrai, deve-se observar um aumento da pressão, e quando a musculatura relaxa, observa-se uma queda na pressão;
  • paciente e terapeuta monitoram parâmetros como intensidade e tempo da contração/relaxamento melhorando a propriocepção (capacidade de perceber seu corpo).

Versatilidade na utilização

A incontinência urinária ou outras disfunções no assoalho pélvico pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos, por isso, sempre é bom o profissional ter dispositivos versáteis que podem ser utilizados em diferentes casos e pacientes.

Uso na avaliação e tratamento

Com o biofeedback pressórico, o terapeuta pode avaliar alguns parâmetros simples, como a diferença de pressão atingida durante uma contração ou relaxamento ou o tempo que o paciente pode manter uma contração.

No tratamento auxilia no despertar proprioceptivo dos músculos pélvicos e nos exercícios de refortalecimento muscular, aprendizado de força de retenção voluntária e relaxamento e contração perineal antes do esforço.

Uso em pacientes do sexo feminino ou masculino

Por permitir usar a sonda anal ou vaginal, pode ser usado em pacientes de ambos os sexos. Procure orientá-los sempre da maneira correta, para que se tranquilizem a respeito da dinâmica do produto e conheçam bem sua funcionalidade.

 

Possibilidade do Paciente treinar em casa

Você já deve saber que dar continuidade ao tratamento em casa é tão importante quanto o tratamento na clínica, e que a prescrição de exercícios domiciliares contribui muito para o sucesso da reabilitação, haja vista que sua paciente deverá seguir instruções que foram passadas em sua clínica corretamente.

Biofeedback de baixo custo

O primeiro perineômetro pneumático foi concebido em 1950 pelo ginecologista Arnold Kegel, precursor da reeducação perineal nos Estados Unidos, e consiste em um dos dispositivos de biofeedback pélvico mais acessíveis para o paciente e terapeuta.

Por ser um instrumento bem simples, sem o uso de circuitos eletrônicos caros, o PelviAir pode ser um excelente dispositivo de biofeedback para o paciente ter em casa ou o profissional de saúde iniciar a utilização do biofeedback na sua clínica.

Apesar do baixo custo do dispositivo, o PelviAir apresenta excelente qualidade e avanços na tecnologia em relação aos periniômetros tradicionais, como será apresentado no próximo tópico.

Qualidade na confecção das sondas e manômetro

O PelviAir possui um manômetro especialmente desenvolvido para a Miotec com padrão internacional de qualidade. Apresenta como facilidade um botão para ajuste fino de pressão que permite o ajuste fácil de pressões específicas conforme o tratamento.

As sondas manométricas vaginal e anal PelviAir são fabricadas utilizando um rigoroso controle de qualidade, constituídas de material com excelente resistência e flexibilidade. São confeccionadas com silicone especialmente desenvolvido para este fim e apresentam conexão “luer lock" para evitar perda de ar no sistema e facilitar a troca das sondas quando necessário.

A utilização do PelviAir Unit pode contribuir na avaliação e tratamento das disfunções do assoalho pélvico, justamente por ser um dispositivo de biofeedback pressórico simples, prático e de baixo custo. Permite sua utilização na clínica ou no domicílio dos pacientes, desde que orientado por um profissional da saúde como um fisioterapeuta pélvico.

Mais informações sobre o Biofeedback PelviAir Unit

Sabemos o quanto a avaliação de pacientes por meio da tecnologia é vantajosa. Além de resultados com muito mais exatidão, o usuário fica muito mais confiante perante o exercício e adere ao tratamento com mais facilidade. E com o Biofeedback PelviAir Unit não é diferente.

Ainda que ele precise ser utilizado em casos específicos que geram certa insegurança ao paciente, seu uso é tão simples e seus resultados tão bons que fazem a evolução da fisioterapia ser reconhecida em pouco tempo. Contudo, é preciso manter os usuários informados a respeito do produto para que essa confiança seja estimulada, e é isso que vamos abordar agora.

Para que serve o Biofeedback PelviAir Unit?

Muita gente ainda não compreende em plenitude a funcionalidade do Biofeedback PelviAir Unit. Portanto, agora que você já conhece os principais motivos para usá-lo, é importante também entender a essência do produto e quais são seus reais benefícios de uso.

Para começar, precisamos explicar que o PelviAir Unit é um perineômetro. Isso quer dizer que ele é um dispositivo muito utilizado em algumas áreas médicas, como a ginecologia e a obstetrícia. É ele quem ajuda nos cuidados com os músculos do assoalho pélvico, em especial no que diz respeito à variação de pressão da musculatura.

O perineômetro é um dos elementos mais importantes na fisioterapia pélvica, pois é um instrumento simples e de fácil utilização. Além de oferecer um resultado em mmHg, uma medida de pressão, também permite o ajuste em níveis bastante baixos, o que ajuda bastante no recolhimento de informações sobre a região.

Dispositivos de feedback como o manômetro, por sua vez, são de grande ajuda para o paciente. Por meio da percepção oferecida, ele consegue estipular melhor sua rotina de exercícios e compreende de imediato se a realização dos movimentos está correta ou precisa ser corrigida. Assim, se ele estiver contraindo os músculos do abdômen em vez da musculatura do assoalho pélvico, é possível reparar o erro e o tratamento se torna muito mais efetivo.

Mulheres que passam pelo parto normal ou pessoas que sofrem com problemas na região acabam lidando com o enfraquecimento desta parte do corpo. Por isso é muito importante que exercícios específicos e direcionados sejam realizados periodicamente. Com o Biofeedback PelviAir Unit é possível trabalhar a contração muscular de maneira precisa para obter os resultados necessários.

Em quais casos deve ser utilizado?

É importante ressaltar que o paciente que fará uso do Biofeedback PelviAir Unit deve ter conhecimento da sua própria capacidade de contração dos músculos do assoalho pélvico. Do contrário, não é aconselhado que ele esteja sozinho em casa ou no consultório para que não ocorra qualquer erro ou problema durante a contração da musculatura.

Outro ponto a ser considerado é que este é um treino preventivo, que visa fortalecer a musculatura e tratar disfunções do assoalho pélvico. A fraqueza e a incontinência urinária, por exemplo, são dois dos problemas mais comuns tratados com sucesso pelo PelviAir Unit.

Porém, outros casos também podem receber o respaldo do produto, como os de mulheres que tiveram filhos em parto normal. Tudo depende da indicação de um fisioterapeuta, e mesmo que o paciente tenha independência para manusear o produto, o olhar médico é fundamental para garantir a realização correta do procedimento.

Como o produto funciona?

Em primeiro lugar, o maior objetivo do produto é ajudar o usuário a contrair a musculatura por meio do feedback no manômetro, de maneira segura e certeira. Dessa forma, inclusive, é possível que o paciente visualize a intensidade da contração para um maior controle sobre a atividade.

O Biofeedback PelviAir Unit não atua somente na contração e relaxamento, mas visa também contribuir para a manutenção da contração, de modo que o paciente ganhe mais força no movimento. Sendo assim, ele é muito indicado para o acompanhamento de desenvolvimento do usuário, pois permite a informação exata a respeito da intensidade da contração.

 

Quais são seus principais benefícios?

Chegou a hora de falar sobre o assunto que mais interessa aos pacientes: os benefícios do Biofeedback PelviAir Unit. Antes, porém, é preciso informá-los que incontinência ou flacidez pós-parto não são os maiores objetivos de tratamento do produto, mas sim o fortalecimento da musculatura para que esses distúrbios sejam evitados.

O PelviAir Unit trabalha com foco total na consciência corporal e no conhecimento das práticas que o corpo consegue realizar. Com a orientação profissional certa, tanto homens quanto mulheres em casos médicos particulares podem exercitar o períneo de forma adequada e saudável.

Dito isso, é hora de abordar suas vantagens. Para as mulheres, podemos citar o fortalecimento da musculatura pélvica, melhoras dos sintomas de diversos tipos de doenças e disfunções (como constipações, dores, flacidez e dificuldades evacuatórias) e prevenção de incontinência urinária e queda dos órgãos pélvicos.

Em relação aos homens, aqueles que sofrem de incontinência ou passaram pelo processo de retirada de próstata conseguem bastante eficácia no treinamento, principalmente no que se trata de recuperação e controle da bexiga. Além disso, em ambos os casos é possível afirmar que não há qualquer tipo de dor ou desconforto na execução dos exercícios.

 

Outros detalhes sobre o Biofeedback PelviAir Unit

Depois dessa descrição tão completa sobre o produto, ainda é preciso registrar algumas recomendações. De início, é de extrema importância orientar os pacientes a respeito da continuidade dos exercícios. Caso eles sejam interrompidos, a atividade perderá todos os seus benefícios, anulando a funcionalidade do PelviAir Unit.

Estimule sempre os usuários a permanecerem sob orientação médica, para que a intensidade e frequência dos resultados sejam bem acompanhadas, bem como seus resultados. Considere também a indicação de uso para mulheres que sentem dor durante a relação sexual, pois ele também ajuda a insuflar e alongar a musculatura.

Por fim, é interessante repassar a orientação correta a respeito da utilização do produto. Não se esqueça de informar que é necessária uma respiração calma durante o exercício, para que ele flua naturalmente, e que o paciente precisa estar totalmente relaxado durante o momento.

Gostou do PelviAir Unit? Para ter outras informações, descubra mais sobre esse incrível exercitador muscular para o assoalho pélvico na loja da Miotec.





    (1) Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • Bernadete Soares
      Gostaria de adquirir. Valor? Condições e formas de pagamento? Entrega, frete ...? Vem com o instruções? Aguardo retorno. Obrigada.
    Voltar à Home
    Fechar