Entenda como avaliar a produtividade de uma clínica

14/07/2016   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O grande diferencial de uma empresa do setor de saúde está no atendimento eficiente e de qualidade. A excelência é vista como algo primordial neste segmento, já que lida diretamente com pessoas. Neste sentido, a produtividade de uma clínica se torna um dos fatores que mais contribuem para atingir este nível de serviços.

O que ainda confunde muitos empreendedores do setor é como avaliar a produtividade da sua equipe e agir para melhorar os processos internos, não só fidelizando os clientes já existentes, como também atraindo novos clientes. É o que vamos ver na sequência:

Coleta de dados

O ponto de partida para avaliar a produtividade de uma clínica é coletar dados que permitam fazer esta análise. Sistemas de gestão são ideais para esta atividade, já que coletam e analisam dados em tempo real. Você pode começar com informações simples, como o cumprimento do horário de trabalho por parte dos funcionários, absenteísmos, afastamentos e outros dados relacionados à gestão de pessoas. Em seguida, pode medir resultados ligados aos processos da clínica, como tempo de espera do paciente por uma consulta, uso dos materiais em estoque e agilidade no fluxo de informações.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é um dos indicadores que não podem ficar de fora da sua análise sobre a produtividade da sua clínica. Convide os clientes para realizarem pesquisas de satisfação, seja logo após o atendimento, por meio de formulários impressos, ou depois, enviando um e-mail ou SMS. Atente-se às percepções dos clientes, se são positivas ou negativas. Pergunte sobre a agilidade do atendimento, a cordialidade da equipe, o tempo de espera para o atendimento, a agilidade na realização de exames, entre outros fatores que possam implicar na produtividade de uma clínica. Quanto mais alto o nível de satisfação dos seus clientes, menos preocupações você deve ter com os resultados da sua clínica.

Resultados

Olhar para os resultados da sua clínica de uma forma crítica, mas construtiva, também contribui para que você melhore a produtividade. Por exemplo, você pode acompanhar o número de atendimentos realizados por dia; o número de exames efetuados; o tempo ocioso de cada profissional de saúde; o retorno sobre o investimento realizado; entre outros.

A partir destas informações, você pode desenvolver ações de melhoria, como contratar aplicativos próprios para clínicas e assim otimizar o trabalho; adquirir tecnologias específicas para que exames e diagnósticos sejam feitos com mais agilidade; eliminar processos burocráticos e maximizar o desempenho dos seus funcionários com investimentos de médio e longo prazo, contribuindo assim para a melhoria da performance da sua clínica.

Aumentar a produtividade de uma clínica é um processo constante, que deve estar baseado na análise de dados e métricas de desempenho. Se você faz um acompanhamento sistemático de todos os processos e conhece bem a sua equipe por meio de ferramentas de avaliação de desempenho, pode desenvolver ações mais efetivas para otimizar o trabalho e, com isso, aumentar a produtividade e a qualidade dos seus serviços.

 

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