profissionais da saúde mais respeitado

Como se tornar mais respeitado por profissionais da saúde e pacientes

20/12/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Anos atrás a fisioterapia era considerada uma forma de massagem. Hoje, ela é vista como uma das principais aliadas do tratamento e da prevenção de lesões. Apesar disso, a área focada em reabilitação ainda não é tão valorizada por pacientes e outros profissionais da saúde. 

Isso pode ser explicado por uma série de razões. Uma delas é que o fisioterapeuta atende pacientes com problemas que, muitas vezes, não têm 100% de cura. Isso faz com que muitas pessoas não entendam a importância da profissão e desistam dos procedimentos.

Por isso, quem deseja se destacar deve buscar soluções que, de fato, melhorem a qualidade de vida do paciente e os incentive a continuar com o tratamento. Desse modo, a valorização virá automaticamente. 

Quer saber que soluções são essas? Então, confira as dicas que separamos para você!

Humanize o seu atendimento

Os profissionais da saúde que desejam atrair mais pacientes devem promover um atendimento humanizado dentro do consultório — e com o fisioterapeuta não seria diferente. 

Por isso, tente enxergar a pessoa que está com dores musculares como um todo. Escute-a com atenção, não a interrompa (só quando estritamente necessário) e não a faça esperar tempo demais para ser atendida. 

Além disso, tenha em mente que a fisioterapia é uma área desgastante (física e emocionalmente). Assim, nada de pensar que consegue atender 10 pessoas por dia, por exemplo. Prefira um número menor de sessões para se dedicar a fundo a cada caso.

Fique atento às novidades

Imagine a seguinte situação: um paciente — ou até mesmo um médico — chega ao seu consultório e pergunta se você utiliza o robô InMotion durante as suas sessões. Se você não souber nem do que se trata, certamente não passará credibilidade alguma. 

Portanto, é preciso sempre estar atento a todas as novidades que envolvem a sua área. Para isso, você pode participar de feiras e workshops, por exemplo. No entanto, não basta comparecer a esses eventos só por status. É preciso aproveitar ao máximo o que eles têm para oferecer, ok?

Uma das novidades mais recentes é o uso da robótica nos centros especializados em reabilitação. Máquinas de altíssima tecnologia conseguem ajudar indivíduos com problemas de locomoção. Por meio de sofisticados sensores, elas detectam os movimentos do paciente e orientam quando uma ação está sendo feita de forma incorreta.

Invista em gameterapia

gameterapia é outra novidade tecnológica que não pode ficar de fora do seu consultório. Como o próprio nome diz, trata-se da utilização de videogames, com sensores de movimentos, em sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas. 

Desse modo, o paciente é acomodado em equipamentos especiais que controlam todos os seus movimentos (que são supervisionados pelo profissional da saúde). Feito isso, ele precisa realizar determinada ação de um jogo — desviar de uma chuva de asteroide, jogar uma bola de tênis etc. — utilizando um agrupamento muscular preestabelecido. 

E como isso pode ajudar a me ser um profissional mais valorizado?

Bom, o fisioterapeuta que utiliza a gameterapia torna as suas sessões muito mais dinâmicas, divertidas e prazerosas. Como consequência, o paciente é estimulado a realizar os movimentos propostos da melhor forma possível — afinal, os jogos têm pontuações e fases —, o que faz com que os resultados apareçam mais rapidamente. 

Além disso, se você é um profissional inovador (e atento às novidades) a tendência é que os médicos te valorizem e, consequentemente, recomendem os seus serviços. 

E aí, gostou do nosso artigo? Tem outra dica para aumentar a credibilidade perante pacientes e profissionais da saúde? Então, escreva nos comentários agora mesmo!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar