Sinal Eletromiográfico

Sinal eletromiográfico (EMG): entenda o que é

28/07/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Normalmente quando pensamos em sinal eletromiográfico (EMG) nos vem na cabeça imagens e explicações complexas de histologia, fisiologia, filtros e instrumentação eletrônica.  Mas será que é preciso abordar tantos aspectos para compreendermos o sinal de EMG de uma maneira mais simples e ampla, antes de entrarmos em detalhes sobre instrumentação e aplicação?

Lançamos esse desafio para nosso colaborador Helton Moraes: abordar o tema “sinal eletromiográfico” em uma conversa de 20 minutos ao estilo TED Talks, sem grandes recursos audiovisuais, e explicar de forma simples o que é esse sinal para os funcionários da Miotec, visto que o eletromiógrafo foi a primeira tecnologia desenvolvida pela empresa.

Gostamos tanto do resultado que resolvemos compartilhar com todos que possam se interessar pelo assunto:

  • O que é o sinal eletromiográfico?
  • Qual o significado e importância deste sinal?
  • Como que os eventos fisiológicos que acontecem no corpo se somam para que a representação visual do sinal de eletromiografia tenha a aparência que tem?

Estas e outras questões são respondidas no nosso primeiro MioTalks – O Sinal Eletromiográfico ministrado por Dr. Helton Moraes.

[su_youtube url="https://youtu.be/DarJRguYYBg"]

Helton é formado em Medicina com especialização em Medicina do Trabalho pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - FFFCMPA, mestre em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente trabalha como Designer, Analista e Desenvolvedor de software na Miotec Equipamentos Biomédicos Ltda.

 

Gostou do vídeo e do formato do MioTalks?  Que outros assuntos relacionados com as tecnologias da Miotec você gostaria de ver por aqui?  Deixe seu comentário!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar