tecnologia na área da saúde

Tecnologia na área da saúde: como ela pode ajudar uma clínica?

07/12/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Os recursos tecnológicos revolucionam cada vez mais a vida das pessoas nos dias atuais. Nas clínicas essa tecnologia tem trazido muitos benefícios para os profissionais, pois se une à medicina a fim de oferecer o melhor tratamento aos clientes. A presença de equipamentos tecnológicos em uma clínica chama a atenção dos pacientes, o que gera uma confiança nos procedimentos por serem diferenciados e eficientes.

O uso da tecnologia na área da saúde é uma tendência que agrega valor no tratamento, no atendimento e na percepção que o paciente tem da clínica. Não são apenas aparelhos eletrônicos, mas sim métodos de computação eficazes para dar mais qualidade de vida às pessoas, reduzindo o tempo de reabilitação e agilizando resultados.

Essa inovação tecnológica aplicada à saúde tem revolucionado o tratamento de doenças e facilitado o trabalho dos profissionais. Sendo assim, neste post vamos abordar algumas aplicações de tecnologia na saúde e como elas têm influenciado essa área. Boa leitura!

Prevenção

Os exames se tornam mais simples e mais seguros com o grande avanço tecnológico e com as novas descobertas. Desse modo, a precisão dos diagnósticos melhora muito, o que, consequentemente, diminui as chances de erros. Essa melhoria garante que a escolha do tratamento seja a melhor possível para cada patologia.Sendo assim, esse novo método de realizar os exames são eficazes para prevenir que o problema se agrave e para prevenir doenças.

Há alguns anos, para se descobrir uma doença, diversos exames dolorosos e agressivos eram necessários. A tecnologia permite detectar qualquer problema em pouco tempo e sem a necessidade desse tipo de exame invasivo. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são dois bons exemplos dos grandes avanços tecnológicos na medicina.

Gestão

A prática médica tende a ser muito mais produtiva e prazerosa quando é aliada à tecnologia. Sistemas de gestão facilitam no gerenciamento da clínica, além de oferecer maior qualidade no atendimento dos clientes. 

Ter um sistema como esse é assegurar tranquilidade e transparência para a clínica. Visto que ele realiza a organização de todas as tarefas administrativas, tais como: agendamento de consultas, questões financeiras e prontuários eletrônicos.

Tratamento

Os equipamentos que possuem tecnologia avançada são capazes de realizar procedimentos mais rápidos e mais precisos nos pacientes. Sem contar que, por meio deles, o médico consegue ver o corpo humano de forma nítida e em três dimensões, o que é muito relevante para intervir rapidamente e com pontualidade.

Um bom exemplo de melhoria nos tratamentos é a utilização da tecnologia de imagens 3D e da realidade aumentada para a realização de cirurgias. Esses recursos já estão sendo utilizados nos Estados Unidos. São ferramentas que facilitam o trabalho do médico para analisar regiões delicadas, como olhos e cérebro.

Empoderamento dos Pacientes

Os pacientes também são beneficiados, já que contam com o acesso cada vez mais facilitado a novas plataformas, dispositivos e outros meios de cuidar da saúde. A tecnologia mobile (dispositivos, aplicativos e smartphones desenvolvidos para a saúde), por exemplo, ajuda muito na prevenção e na confiança do tratamento.

Outro bom exemplo são os wearables. São dispositivos vestíveis que medem a quantidade de calorias gastas no dia, frequência cardíaca, quantidade de passos dados e a qualidade do sono do paciente. Desse modo, é possível compartilhar os dados com o médico e acompanhar o tratamento em casa. Claro que não podemos nos esquecer da grande contribuição das redes sociais, como o Facebook, por exemplo, pois permitem que os pacientes tirem dúvidas sobre a saúde pelas plataformas online.

Com a presença da tecnologia na área da saúde, os tratamentos serão mais confiáveis e eficazes, os exames serão realizados de forma rápida e os pacientes serão mais responsáveis e engajados com o tratamento. A utilização de equipamentos inovadores e uma simples interação com os clientes pelas redes sociais, por exemplo, farão a diferença na sua clínica.

Você curtiu este post? Tem algo a acrescentar sobre o assunto? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco a sua opinião e as suas ideias.





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar