Equipamentos para terapias de reabilitação: a tecnologia na valorização do trabalho

21/06/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A tecnologia anda a passos largos em diversas áreas da ciência. Uma das que apresentam resultados mais aparentes e satisfatórios, certamente, é a medicina. Podemos perceber facilmente isso quando nos deparamos com o número de tratamentos e métodos inovadores que são aplicados todos os dias na área da saúde.

Um desses segmentos da medicina que são beneficiados com o advento tecnológico é o setor de terapias de reabilitação. São diversos equipamentos e técnicas novas que chegam todos os dias e que ajudam os pacientes nos mais diversos casos.

No entanto, muitos ainda são adversos às novidades e sentem-se inseguros. Para não ficar receoso, confira quais são os equipamentos para terapias de reabilitação que mais estão sendo usados e como a tecnologia auxilia na valorização do trabalho.

Vantagens do advento tecnológico

Atualmente, é difícil um terapeuta ou médico especializado na área utilizar somente de conhecimento teórico para aplicação de suas técnicas em um paciente. Isso acontece porque, felizmente, o computador está cada vez mais presente na vida desses profissionais, ajudando ambas as partes.

Ao utilizar de dados, gráficos e curvas de desenvolvimento programadas por um software, por exemplo, o terapeuta consegue apurar, com precisão, quais são os problemas do paciente, qual o melhor caminho a ser tomado para que o resultado seja alcançado e como está o progresso do paciente com o evoluir de cada sessão.

Essas questões, embora simples e usadas amplamente pelos médicos na rotina diária, foram um grande avanço quando surgiram e fizeram com que muitos profissionais aderissem às inovações quando perceberam que são, de fato, eficazes, além de seguras.

Equipamentos para terapias de reabilitação

Não importa qual o problema que o paciente enfrenta e em qual estado de desenvolvimento ele se encontra. Sempre existem equipamentos que podem ser úteis tanto na avaliação quanto na própria terapia, facilitando também o trabalho do terapeuta. Confira alguns dos mais utilizados.

Eletromiógrafo e Biofeedback

O eletromiógrafo faz a captação da atividade muscular e pode ser empregado principalmente na reabilitação motora, o biofeedback eletromiográfico - EMG pode ser aplicado por diferentes profissionais da área da saúde, seja na medicina, na fisioterapia, psicologia, dentre outros, mostrando seu nível de alcance.

Estabilizador de coluna

Equipamento simples e de fácil manuseio, o estabilizador de coluna é constituído de uma bolsa inflável e combinado a um medidor de pressão. Sua principal função está voltada para auxiliar a prática dos exercícios de estabilização de coluna e para dar suporte à postura do paciente.

Scanner postural

Contando com a dinâmica da tecnologia em 3D, o scanner postural é um dos principais equipamentos utilizados nos dias de hoje e por diversos profissionais.

Com ele é possível ver desvios e assimetrias e o uso do raio-x pode ser dispensável em alguns casos, como, por exemplo, na identificação da escoliose a partir de níveis de curvatura, inclinação e simetria.

Esteira eletrônica para treinamento de marcha

A esteira eletrônica para treinamento de marcha utilizada pelos fisioterapeutas, consegue avaliar, com precisão, os passos e movimentos articulares do paciente.

Quando combinado ao uso de eletroestimuladores o resultado é ainda mais satisfatório, pois tem-se informações de progresso fornecidas pelo computador a fim de auxiliar na avaliação do tratamento.

Plataforma de força e equilíbrio postural

Proporcionando medidas diretas de força, postura e equilíbrio, a plataforma de força e equilíbrio postural está voltada para recuperação da postura e estabilização da coluna.

A partir das medidas da plataforma, os sinais elétricos de força são transformados por meio de uma análise estabilográfica (análise de equilíbrio corporal) para extrair os principais parâmetros de equilíbrio associados aos movimentos do COP.  Ela é amplamente utilizada por clínicas de avaliação, pesquisas de reabilitação e na fisioterapia, sendo voltada para a área da reabilitação físico-funcional em pessoas de diversas faixas etárias e com disfunções músculo-esqueléticas ou neurológicas e com vestibulopatias e problemas posturais.

O uso de equipamentos para terapias de reabilitação é uma prática que valoriza muito o trabalho do profissional e proporciona resultados nunca antes vistos pela medicina. Felizmente, a aversão aos novos métodos vem se esgotando e dando lugar às inovações benéficas da ciência.

E você? Já experimentou algum equipamento para terapia de reabilitação? Conte para a gente nos comentários abaixo!





    (1) Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar