Como fazer uma boa gestão de fluxo de caixa?

07/07/2016   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Para que um negócio prospere, um dos aspectos mais importantes é uma boa gestão financeira focada no fluxo de caixa. Isso vale tanto para grandes empresas como para quem trabalha como autônomo. Ter um fluxo de caixa saudável ajuda a manter as contas em dia, mesmo em casos de emergência.

Você ainda não sabe como ter um fluxo de caixa saudável? Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas!

A importância do fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é que a movimentação de entrada e saída de dinheiro da sua empresa. Uma boa gestão financeira permite que ele seja controlado, de forma que a empresa não gaste mais do que deve, e administre com eficiência a entrada de dinheiro.

Para ter um fluxo de caixa saudável, basta se organizar e seguir algumas dicas:

Registre e categorize todas as movimentações

Independentemente do valor, é importante que o gestor ou dono de negócio registre todas as movimentações relacionadas à empresa, sejam de entrada ou de saída de dinheiro. Assim, é possível saber e categorizar os setores que a empresa gasta mais e em quais ela ganha mais dinheiro.

Isso é importante para evitar desperdícios de capital e saber o que pode ser cortado em tempos de crise ou de menor demanda. Seu fluxo de caixa agradece!

Faça uma verificação diária do fluxo de caixa

Acompanhar diariamente a movimentação do fluxo de caixa da sua empresa permite que haja maior controle financeiro do negócio e evita surpresas desagradáveis. Isso porque o fluxo de caixa permite que você se planeje e evita que a empresa entre no vermelho. Assim, o gestor evita dores de cabeça e empréstimos bancários desnecessários.

Gerencie e planeje o seu estoque

Na maioria das empresas, o estoque não recebe a importância que deveria e, em vez de gerar receitas, ele acaba sendo uma fonte de custos. Toda empresa, independentemente do seu porte, precisa ter o controle do seu estoque de produtos. Isso permite que o gestor tome decisões para evitar prejuízos.

Quando se tem um estoque bem controlado, é possível saber a quantidade e a hora certa de comprar para suprir os seus produtos de acordo com a demanda. Assim, é possível investir e gerenciar os gastos e investimentos no fluxo de caixa com base no estoque.

Faça um planejamento eficiente

Pelo controle eficiente do fluxo de caixa da sua empresa, é possível fazer projeções no médio e no longo prazo. Assim, pode-se fazer uma gestão financeira e uma projeção para todo o ano, além de preparar-se para períodos de menor giro de capital o e sazonalidades — o que evita prejuízos e preocupações desnecessárias.

Aposte em um sistema para fazer a sua gestão financeira

Muitas pessoas apostam em planilhas para fazer o controle do fluxo de caixa. Contudo, com uma solução de gestão, é possível fazer um gerenciamento mais dinâmico, analisar de perto a situação financeira da empresa, além de facilitar o dia a dia do gestor.

Com uma solução financeira, todos os dados e atualizações dos setores da empresa podem ser realizados de forma sincronizada, otimizando o seu fluxo de caixa e deixando as contas da empresa sempre no azul!

E você? Sabe como controlar o fluxo de caixa da sua empresa?

banner_de_ebooks-02





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar