Contornando situações difíceis e deixando seu paciente satisfeito

21/12/2016   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Trabalhar com pessoas que estão em fase de recuperação é uma tarefa que exige total atenção, visto que elas estão sensíveis e necessitam de cuidados com o corpo e com a mente. Para deixar o paciente satisfeito, não basta realizar os procedimentos que a fisioterapia exige, é necessário ir além, visando um atendimento diferenciado e completo para quem está em tratamento.

A questão é como lidar com as situações adversas que possam surgir, uma vez que elas podem ser difíceis de contornar. É preciso tentar entender o que está acontecendo e se mobilizar para solucionar o problema, garantindo que o paciente fique bastante satisfeito e a clínica esteja sempre lotada.

Neste post, selecionamos algumas dicas para você contornar as situações difíceis e deixar seus pacientes satisfeitos. Confira!

Não deixe o paciente aguardando

O ideal é sempre trabalhar com horário agendado e fazer com que este seja cumprido. O paciente não deve ficar aguardando na recepção por horas pois ele pode acabar desistindo e indo embora.

Analise qual é a capacidade da clínica, com quantos profissionais você pode contar e quantos pacientes conseguem ser atendidos por vez. Com base nessas informações, monte um horário de atendimento para que ninguém precise ficar aguardando.

Realize um atendimento que deixe o paciente satisfeito

O bom atendimento deve ser uma prioridade. O profissional precisa ser acolhedor com o paciente e demonstrar interesse no caso dele para ganhar sua confiança, fazendo com que ele se sinta confortável.

É interessante haver uma conversa enquanto os procedimentos são feitos, e principalmente uma explicação do que será feito, o motivo e o resultado que se espera conseguir. Atender com pressa para conseguir atender mais pacientes não é indicado, pois perde-se qualidade.

Dê atenção para os pacientes insatisfeitos

Se o paciente está reclamando, é bem provável que haja um motivo real para isso. Dessa forma, cabe ao profissional de saúde identificar a causa. O primeiro passo é demonstrar que disposição para conversar e resolver o problema, buscando sempre criar um conexão com algo em comum para ganhar confiança.

Conseguido isso, é preciso ouvir o que tem a ser dito, absorver e propor uma solução para que o problema seja resolvido o quanto antes. Se o paciente está reclamando que ficou “abandonado” e nenhum profissional lhe deu atenção durante a fisioterapia, tenha um profissional disponível para que possa dar mais atenção a ele. É necessário identificar também o que está acontecendo com a equipe para que isso não se repita e seja possível melhorar a produtividade.

Surpreenda os pacientes de forma positiva

Se o seu paciente está sempre na clínica, fazer um agrado às vezes pode ser positivo. Disponibilizar balas, café, suco e água na recepção, por exemplo, pode ajudar a distrair os pacientes, fazendo com que eles não notem o tempo passar. Ter uma televisão ou ligar o rádio também são boas distrações. Além disso, a decoração certa pode fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis.

No aniversário do paciente ou em outra data comemorativa, é válido ligar ou mandar uma mensagem de felicitações. Isso demonstra cuidado com os seus pacientes.

Existem diversas formas de deixar o paciente satisfeito, mas é preciso identificar quais são as suas necessidades para, então, conseguir supri-las. Fazer uma pesquisa de satisfação pode ser um bom começo para descobrir o que precisa ser feito.

Gostou das nossas dicas para deixar o paciente satisfeito? Conhece outros métodos que não citamos aqui? Deixe um comentário!

 

Quer mais dicas sobre humanização do atendimento em seu consultório?
Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no banner abaixo!

banner_de_ebooks-04





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar