Eletromiografia na avaliação do assoalho pélvico

04/05/2016   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Assim como a eletromiografia, várias são as maneiras de avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico, e nos últimos 20 anos as técnicas foram aperfeiçoadas para um melhor conforto tanto do paciente quanto do terapeuta.

Palpação bidigital, cones vaginais, perineometria, eletromiografia são técnicas importantes por promover feedback sensorial ao paciente. Ultrassom e ressonância magnética também são métodos louváveis por avaliar dinamicamente o assoalho pélvico, porém são utilizados experimentalmente, pelo grande dispêndio de dinheiro.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a eletromiografia na avaliação do assoalho pélvico!

 

Eletromiografia de superfície

A eletromiografia de superfície tem grande importância clínica e de pesquisa para o fisioterapeuta, pois faz a captação da atividade elétrica promovida pelo recrutamento das unidades motoras, e é considerado um dos métodos de maior especificidade na avaliação do assoalho pélvico. A atividade elétrica do músculo é mensurada através de um sensor de eletromiografia acoplado a eletrodos de superfície ou intramusculares (sondas intracavitárias).

Com a eletromiografia é possível saber:

  • O músculo está ativo?
  • O quanto está ativo?

Pacientes com disfunções do assoalho pélvico possuem alterações no tempo de ativação dos músculos do assoalho pélvico (MAP) e músculos abdominais. Com a eletromiografia é possível avaliar a atividade elétrica dos músculos e monitorar a evolução do tratamento.

 

Como funciona?

Fazer um exame de eletromiografia nas musculaturas do assoalho pélvico é simples e rápido:

Eletromiografia do Assoalho Pélvico

 

  • Conexão do aparelho de eletromiografia como computador
  • Preparação do paciente e posicionamento dos eletrodos
  • Escolha do protocolo de avaliação
  • Coleta do exame
  • Análise dos dados
  • Emissão do relatório

 

Apesar de simples, o procedimento ainda necessita de uma normatização dos seus métodos, contudo, ele apresenta uma boa confiabilidade e reprodutibilidade. Os parâmetros que dependem de padronização consistem na posição dos eletrodos, do paciente, do tempo da manutenção da contração, entre outros.

 

eletromiografia_tela

Tela apresentando 2 canais (canal 1 = assoalho pélvico ; canal 2 = abdômem)

 

Quais parâmetros se mostram mais adequados?

 

Posição do paciente

As posições supinas, ponte associada à retroversão pélvica, decúbito lateral e em pé foram as utilizadas nas primeiras descrições sobre a eletromiografia, em 1988.

 

Tipo do sensor

Os eletrodos de superfície se mostram mais adequados para a captação da atividade elétrica porque captam sinal de áreas musculares, e não só de uma fibra específica.

 

Mensuração da contração voluntária máxima e tempo de repouso

A contração voluntária máxima é uma das principais variáveis que são analisadas com a eletromiografia de superfície. Para isso são solicitadas mais contrações e somente a maior de todas é registrada.

Geralmente são três contrações com repouso de 20 ou 30 segundos entre elas, e o resultado utilizado como referência é a média.

 

Medição da duração da contração

A mensuração da duração de concentração muscular é focada na avaliação das fibras musculares do tipo I de contração lenta. Mas é preciso cuidado para analisar o tempo de contração, já que os esfíncteres podem apresentar fadiga.

Em relação à avaliação do endurance muscular, autores utilizam a análise espectral do gráfico de eletromiografia ou o tempo de manutenção da contração em segundos.

 

Tempo de contração

A contração não apresenta sinal elétrico muscular constante, e sim, pequenas oscilações. Por isso, o tempo de contração é mensurado pela análise espectral do gráfico que envolve começo, meio e fim da contração.

Algumas pesquisas associaram a eletromiografia com outras técnicas para avaliação do assoalho pélvico, mas ainda não existem evidências suficientes de que esses procedimentos possam ser comparados.

 

Qual é a importância da eletromiografia na avaliação do assoalho pélvico?

A avaliação funcional proporciona o reconhecimento da capacidade, tonicidade e resistência da contração da musculatura do assoalho pélvico. Isso nos permite conhecer o grau de função que cada paciente apresenta e montar um plano de tratamento personalizado com maiores chances de sucesso terapêutico.

As vantagens da eletromiografia são grandes, especialmente em relação ao feedback do paciente, porém, seus resultados não devem ser considerados como medida direta de força muscular do assoalho pélvico.

Entendeu melhor como funciona a eletromiografia na avaliação do assoalho pélvico? Se você gostou, aproveite e confira mais um de nossos posts: 4 avanços da tecnologia na fisioterapia que você precisa saber!

Quer ter um conhecimento mais aprofundado sobre eletromiografia no Assoalho Pélvico?
Inscreva-se gratuitamente nosso workshop clicando no banner abaixo e inicie agora mesmo!

mini-curso-fibe-02

 





    Comentários (16)
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • Cátia
      Boa noite, quero saber sobre o pelvifit que é para treinamento do assoalho pélvico
      • miotec
        mar 28, 2017
        Boa tarde Cátia. A sonda PelviFit Trainer ainda não foi lançada oficialmente. Em breve estará disponível em nossa loja: <a href="https://loja.miotec.com.br/categoria-produto/sonda-uroginecologica/" rel="nofollow">https://loja.miotec.com.br/categoria-produto/sonda-uroginecologica/</a>
    • Verônica Rodrigues da Silva
      Gostaria de saber orçamento do aparelho eletroneuromiografia e Biofeedback. Grata desde já.
      • miotec
        set 23, 2016
        Obrigado pelo interesse Verônica. Você pode solicitar orçamento na seguinte página: http://www.miotec.com.br/contato/
    • JOANE
      Eu gostaria de um orçamento do aparelho e das sondas. Desde já, agradeço a atenção.
      • miotec
        set 23, 2016
        Boa tarde Joane. Você pode solicitar o orçamento diretamente nessa página: http://materiais.miotec.com.br/lp_orcamento_uro Obrigado
    • Mari
      Oi! Eu gostaria de um orçamento do aparelho e das sondas.
      • miotec
        set 1, 2016
        Boa tarde Mari, Você pode solicitar diretamente nesse formulário: http://materiais.miotec.com.br/lp_orcamento_uro Obrigado
    • katia
      Boa noite Gostaria de saber o valor do biofeedback eletromiográfico, Aguardo obrigada
      • miotec
        set 1, 2016
        Boa tarde Katia, Você pode solicitar diretamente nesse formulário: http://materiais.miotec.com.br/lp_orcamento_uro Obrigado
    • Valeria Marra
      Gostaria de fazer um orçamento do Biofeedback Eletromiografico, das sondas e a forma de pagamento.
      • miotec
        maio 11, 2016
        Bom dia Valeria. Iremos enviar o orçamento para seu e-mail. Obrigado.
    • Ellen
      Boa noite. Gostaria de fazer um orçamento do Biofeedback Eletromiografico, das sondas e a forma de pagamento. Obrigada.
      • miotec
        maio 9, 2016
        Boa tarde Ellen, Obrigado pelo seu interesse. Favor solicitar o orçamento diretamente nesse link: http://materiais.miotec.com.br/lp_orcamento_uro Obrigado
    Voltar à Home
    Fechar