Fisioterapeuta SMART: Conheça as vantagens de fazer o curso!

É bem verdade que, durante toda a caminhada universitária, os ensinamentos são muito mais voltados para pesquisas do que ao mercado de trabalho. Isso deixa lacunas na formação dos profissionais que querem montar seu próprio consultório, certo? Nesse sentido, procurar por extensões profissionalizantes, como o Curso Fisioterapeuta SMART, é fundamental para a carreira de qualquer pessoa.

Esse método visa educar os interessados que não têm bagagem de empreendedorismo em seguir uma carreira autônoma. As aulas são ministradas por Betina Foscarini, fisioterapeuta gaúcha formada pela UFCSPA, que encontrou, através do empreendedorismo e do marketing uma forma de ajudar outros fisioterapeutas a terem maior valorização profissional.

E então, preparado para saber mais detalhes sobre o Curso Fisioterapeuta SMART? Continue a leitura deste post até o final!

O que é o Curso Fisioterapeuta SMART?

O Curso Fisioterapeuta SMART ajuda o fisioterapeuta a ter mais valorização e reconhecimento, pois esse é o diferencial que todos procuram. A Dra. Betina ensina passos para realizar uma gestão eficiente do consultório, fazendo com que o profissional entenda seu valor e consiga passá-lo aos potenciais pacientes.

Dessa forma, as pessoas vão procurá-lo pela referência que você é, eliminando a necessidade de entrar na famosa “batalha dos preços” com outros colegas do mercado. O motivo? Quando você se torna uma referência, o paciente irá querer consultar pelo ótimo profissional que você é, não porque você tem o menor preço.

Por que o curso foi criado?

Existe uma grande deficiência na formação dos fisioterapeutas: eles ingressam no mercado sem o conhecimento básico de como abrir um consultório, o que é importante na demonstração dos serviços, como captar pacientes etc.

Por esse motivo que o curso foi criado: para ajudar os profissionais a fazerem uma gestão eficiente na clínica, dando a eles as ferramentas necessárias para que possam compreender como os processos burocrático e principalmente financeiros funcionam. Dessa forma, eles se sentirão mais seguros em gerir a própria clínica, sem correrem o risco de ficar no vermelho.

Para quem serve esse curso?

O curso é direcionado para fisioterapeutas que querem aumentar o seu faturamento e construir um consultório com uma demanda de pacientes recorrente e sustentável.

Sendo assim, aborda questões administrativas, dando ao profissional ferramentas suficientes para que ele gerencie a clínica com eficiência, livrando-se de erros capazes de comprometer a permanência no mercado, como:

  • oferecer desconto ou trabalhar com um preço abaixo do mercado;

  • negligenciar a gestão financeira;

  • não controlar as suas fontes de captação de paciente, não dependendo de indicações e do boca-a-boca;

  • entre outros assuntos pertinentes à rotina do fisioterapêutica empreendedor.

Como o curso foi estruturado?

O curso Fisioterapeuta SMART dura 12 semanas. Em cada uma delas, um módulo específico é liberado, englobando de cinco a oito aulas.

Esses módulos contemplam diversas informações úteis para quem trabalha com consultório autônomo. Cada aula costuma ter em torno de 15 a 50 minutos, variando bastante. Conheça os 12 módulos.

START

Nesse módulo, os alunos têm uma introdução robusta ao curso. Para tanto, são abordados o ponto de partida, a importância da mentalidade para o sucesso, dicas de produtividade, boas práticas de postura profissional, planejamento estratégico, posicionamento no mercado, entre outros pontos. Trabalha-se o mindset do fisioterapeuta empreendedor.

Como se posicionar no mercado

É um módulo mais aprofundado sobre nicho, dores e desejos do paciente, reconhecimento de oportunidades e, como o próprio nome já diz, como o profissional pode se posicionar no mercado para obter sucesso.

A criação de autoridade para o mercado é muito importante. Determinados profissionais creem que contar com muitos certificados e serem respeitados por outros profissionais já basta. No entanto, se esse resultado não for divulgado com o público, a credibilidade não é, de fato, difundida.

Precificação

No terceiro módulo, a Dra. Betina dá dicas de como calcular os preços, precificar programas, atendimento e outros serviços, além de utilizar estratégias para aumentar o valor das consultas e procedimentos.

Captação de pacientes

O módulo 4, por sua vez, aborda a formação de parceria e, sobretudo, as estratégias para a captação de pacientes. Tratando desde lojas físicas ao mundo digital, Betina busca instruir os alunos sobre as melhores práticas e os ensina a como fazer com que os indiquem. Ou seja, trata-se da proatividade em relação ao mercado.

Marketing e mundo digital

Nesse módulo, a professora cita questões como a criação de marca do fisioterapeuta. Ela aponta algumas das principais estratégias de marketing digital para isso, ensinando como divulgar o trabalho em redes sociais, como Facebook e Instagram, instruindo como gravar vídeos para YouTube, construir uma lista de e-mails automatizada, usar o WhatsApp para o marketing, criar o site, entre outras ações.

Como vender

Aqui são apresentadas algumas técnicas de venda. A consulta de fisioterapia, assim como os outros produtos, é algo que precisa ser vendido (por mais que as pessoas não enxerguem isso muito bem).

Portanto, esse módulo age na educação dos alunos nesse sentido e na apresentação de dicas bastante úteis sobre como vender o atendimento, uma próxima consulta, como elaborar propostas de serviço, contratos etc.

Atendimento fisioterapêutico

Em relação ao atendimento, os fisioterapeutas têm capacidade técnica e clínica para fornecer resultados a seus pacientes. Betina, por sua vez, auxilia os alunos a criarem processos de atendimento, investindo na melhor experiência terapêutica a seus pacientes.

Além de abordar isso, nesse módulo, a Dra. Betina fala a respeito das peculiaridades de cada tipo de atendimento, instruindo sobre também a forma de sistematizar e ofertar seus serviços.

Motivação

Um pouco mais curto que os demais, o módulo 8 visa trabalhar tanto a motivação dos pacientes, o que é fundamental para que eles se mantenham engajados e alcancem seus objetivos, quanto à do fisioterapeuta, que precisa estar conectado com o seu propósito para não parar de performar.

Fidelização

Intimamente ligado ao módulo anterior, a parte de fidelização diz respeito a apresentar boas práticas de retenção de clientes. Para tanto, são apresentados desde recursos úteis até algumas dicas de relacionamentos com os pacientes.

Além do consultório

Nesse momento, é apresentado o conceito de underpromising e overdelivering, ensinando os profissionais a entregar valor aos pacientes, mesmo que fora da consulta.

Para tanto, são explicitadas algumas ações que podem ser feitas ou materiais a serem elaborados.

Gestão administrativa

Aqui, a professora fala sobre como estabelecer os pilares do negócio, fazendo uma gestão pessoal de gastos, uma construção da equipe adequada e adotando a evolução contínua como meta constante.

Gestão financeira

Por fim, são abordados conceitos como fluxo de caixa, investimentos, open doors, entre outros detalhes. Para isso, trabalha-se em cima do conceito de mindset financeiro positivo, visando instruir os pacientes a usar o dinheiro a seu favor.

Além desses módulos, o curso oferece bônus, como um treinamento para secretários (as) — são vídeos preparados exclusivamente para a preparação desses profissionais. A duração é de 12 semanas e os vídeos ficam disponíveis por um ano.

Como esse produto vai impactar a vida do fisioterapeuta e pessoas ao redor?

A seguir, listamos os principais benefícios do Curso Fisioterapeuta SMART. Acompanhe!

  • resultados rápidos: é como se o curso fosse um acelerador na carreira de um fisioterapeuta empreendedor;

  • retorno de investimento: é um curso que se paga. Pelo ganho de faturamento que ele permite com o emprego das boas práticas, o valor se paga ao longo do tempo;

  • alto índice de apreensão: por meio de ensinamentos diretos e de uma linguagem fácil, as chances de o aluno apreender grande parte dos conhecimentos compartilhados são muito grandes.

O Curso Fisioterapeuta SMART vai ajudá-lo a melhorar a gestão do seu consultório, fazendo com que você tenha uma visão mais ampla dos processos administrativos e maior controle sobre eles, diminuindo as chances de ocorrerem prejuízos que podem comprometer o faturamento.

Se interessou pelo curso? Então assista a alguns vídeos do Fisioterapeuta SMART no YouTube!

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"