valorização do trabalho

Conquistando a valorização do trabalho na área de saúde

15/08/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Você certamente já passou por uma dessas situações: um paciente disse que voltaria na semana seguinte mas desapareceu, um médico fez pouco-caso da importância da sua área, o dono da clínica finge que você não existe. São casos clássicos de falta de valorização do trabalho do fisioterapeuta, do fonoaudiólogo, do dentista e do educador físico.

Você se dedicou muito para alcançar o nível de profissionalismo atual e ainda tem que lidar com situações injustas. Mas não se preocupe: esse problema tem solução. Confira, a seguir, dicas para obter o reconhecimento profissional que você merece.

Incentive o paciente

Mostre ao paciente que o sucesso da reabilitação não depende apenas de você, mas também dele, que é o protagonista da própria história. Ao empoderar o paciente e dar-lhe as ferramentas para que ele evolua sozinho, entre uma sessão e outra, você criará uma relação de confiança e empatia que vale ouro.

Crie uma relação pessoal com o cliente

Seu cliente é um ser humano vulnerável, que precisa de ajuda. Ao tratar o paciente de forma personalizada, você estará fidelizando-o. Ele passará a te enxergar como fundamental para a própria recuperação.

Faça cursos de capacitação em sua área de atuação

Essa dica vale para qualquer área, mas é particularmente importante nas áreas de saúde. A capacitação é essencial para a valorização do profissional. Demonstrar conhecimento sobre novas formas de tratamentos te fará ser mais valorizado tanto por pacientes como por outros profissionais de saúde e até mesmo headhunters.

Desenvolva habilidades de administração

Além das capacitações técnicas, vale ainda estudar temas relacionados à administração, como contabilidade, marketing, técnicas de negociação e vendas. É necessário que o profissional de saúde se veja como uma empresa que precisa conquistar clientes e controlar o próprio fluxo de caixa para crescer.

Lute pela valorização do trabalho da classe

Ser valorizado significa também valorizar a profissão em si e os trabalhos dos demais colegas. Participe ativamente das atividades das entidades de classe de sua cidade.

Além de aumentar o network e lutar pelo reconhecimento da sua profissão, você pode aprender com os grandes mestres da área sem precisar pagar nada por isso. Adicionalmente, passará a ser visto e reconhecido por profissionais influentes do mercado.

Acredite em si mesmo

De nada vai adiantar seguir as dicas anteriores se você não se der valor e enxergar a importância do seu trabalho na vida das pessoas. Antes de mais nada, acredite em seu sucesso e se valorize!

Eduque o cliente

Mostre ao paciente a importância da sua área. Muitas vezes, a atividade é repetitiva e cansativa, o que desmotiva o cliente, fazendo com que ele abandone as sessões. Converse com ele e aponte os ganhos já obtidos com as sessões anteriores e as metas paras os próximos meses. Dessa forma, ele entenderá que os ganhos obtidos com o seu trabalho superam muito os gastos com a reabilitação.

As áreas de atuação do fisioterapeuta, do fonoaudiólogo, do dentista e do educador físico são desafiadoras, mas a valorização do trabalho está ao seu alcance. Ao ser admirado pela sua atuação, portas se abrirão para um crescimento na carreira. Mostre aos médicos e pacientes os ganhos que eles obtêm com a sua performance, assim, será mais fácil solicitar uma remuneração condizente com seus anos de experiência e estudo. Destaque seu valor e esclareça que o investimento trará muitos benefícios. 

Que tal mostrar aos seus amigos que você já está lutando pela sua profissão? Compartilhe esse artigo nas redes sociais!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar