Conecte-se

    [/vt_socials]
    A tecnologia como aliada no tratamento fisioterápico em idosos

    A tecnologia como aliada no tratamento fisioterápico em idosos

    O número de idosos será maior que o de crianças até 2050; com isto, é cada vez mais importante investir em tecnologia para melhorar a qualidade de vida deste público. Na fisioterapia, valorizar a terceira idade passa também pelo uso de tecnologias adequadas

    Esta semana, celebramos o Dia Mundial do Idoso, sempre no primeiro dia de outubro. Mais que uma comemoração isolada, a data serve para nos lembrar dessa parcela tão importante e cada vez mais presente em nosso cotidiano. Afinal, a população brasileira está vivendo mais e, como consequência, o número de idosos vem crescendo de maneira constante. Atualmente, uma pessoa de 50 anos, pode facilmente passar dos 80.

    É muito importante investirmos em cuidados e atividades que permitam que este público tenha qualidade de vida e consiga aproveitar momentos com quem ama, a família e amigos. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada neste processo.

    A hora e a vez dos idosos

    É inegável que o público idoso está aumentando progressivamente. Por ser um público cada vez mais crescente, é essencial que profissionais e a sociedade como um todo estejam atentos a esta realidade. Os idosos tendem a figurar não apenas numericamente, mas como parte essencial dos pacientes em clínicas, consumindo serviços e realizando tratamentos.

    No universo da fisioterapia, isto significa que o profissional precisa estar cada vez mais preparado para lidar de forma eficiente com as complicações que mais acometem este público como, por exemplo, a perda no tônus muscular, que pode afetar o equilíbrio, controle de movimentos, capacidade de realizar exercícios físicos, etc.

    Sendo assim, a tecnologia no tratamento fisioterápico aparece como uma grande aliada, através da eletromiografia, que surge como uma importante peça tanto na reabilitação de idosos, como para a realização de diagnósticos preventivos.

    Tecnologia de ponta

    Para estas aplicações, a Miotec desenvolveu o New Miotool — uma linha exclusiva de eletromiógrafos que permite associar o movimento realizado pelo paciente com vídeo, em tempo real. O aparelho é o único que oferece opções de 4 ou 8 canais e ainda possui tamanho reduzido, o que permite o atendimento em domicílio, outra demanda crescente junto ao público idoso.

    A linha New Miotool é a única reconhecida internacionalmente e chancelada por mais de 1000 trabalhos científicos. Com ele, fica mais fácil e precisa a identificação de sinais como fraqueza, formigamentos, dores e cãibras. Além disso, ele também é usado também para avaliações de biofeedback,

    Outra função que o equipamento proporciona é a gameterapia, ou seja, a realização dos tratamentos a partir de games interativos. Por meio de um software, ou seja, o Biotrainer, é possível utilizar jogos como aliados no tratamento do paciente.

    Os Biogames da Miotec tornam a recuperação mais rápida e os procedimentos técnicos mais aceitos. Isso porque o processo fica mais atrativo e estimulante, saindo da monotonia dos aparelhos convencionais. Sendo assim, o nível de determinação empregada pelo paciente para superar os desafios exigidos é cada vez maior.

    Mais um ponto alto da prática é o aumento no sentimento de satisfação, prazer e autoestima, grandes ajudantes nos cuidados de pessoas que apresentam quadros de depressão. “Exercícios  físicos, tais como luta, dança, jogo, esportes e outros podem ser usados como   tratamento paliativo da depressão quando aliado a uso de medicamentos e tratamentos fisioterapêuticos,  contribuindo  para  uma melhor eficácia dos fármacos ao estimular o metabolismo e regulá- lo”, diz um estudo de revisão sistemática publicado por membros da Universidade de Tocantins.

    O assoalho pélvico

    A idade também entra como um fator de risco para disfunções no assoalho pélvico, especialmente em mulheres, acima dos 70 anos de idade, e que trazem como consequência problemas como a incontinência urinária e fecal, dificuldades para evacuar, além do deslocamento de órgãos como bexiga, útero e reto.

    Para diminuir os transtornos causados por estas disfunções, entra em cena a fisioterapia pélvica. Por meio dela, é possível fortalecer a musculatura da região, localizada na região baixa do abdômen. Isso porque, com os equipamentos corretos, é possível captar e monitorar variáveis como o nível de contração, tempo de resposta, níveis da musculatura em repouso, entre outros, permitindo traçar metas e objetivos específicos para cada paciente.

    Para viabilizar isso, a Miotec conta com sondas de eletromiografia e biofeedback que permitem a avaliação de cada cenário. Todas as sondas para EMG são feitas de um plástico resistente e uma barra metálica. Além de ter uma boa superfície de contato, o material metálico fará o contato direto com o paciente, permitindo uma otimização na captação no sinal. As sondas intracavitárias oferecidas pela Miotec são:

    • PelviLine Lite
    • PelviFit Lite
    • PelviLine Max
    • PelviFit Trainer

    Há também os modelos pressóricos, ou seja, aqueles que funcionam com um manômetro para estimulação muscular, bem como para medir a força empregada nas sondas utilizadas, cuja base é de silicone. Entre os produtos estão as linhas Pelvi Air e Previni Unit.

    Os equipamentos possibilitam que a região do períneo seja estimulada, fazendo com que ganhe tônus e se fortifique, diminuindo os riscos de incontinência urinária, fecal, bem como disfunções sexuais.

    Gostou da nossa publicação? Siga o blog da Miotec para ler mais. Ah, não se esqueça de conferir os nossos produtos e solicite um orçamento com um de nossos consultores. Toda esta tecnologia está a poucos passos de você e de seus pacientes.

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    ×