Autocuidado

Autocuidado: um gesto de amor-próprio e coletivo

09/03/2023   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O ato de amar é associado a duas ou mais pessoas na maioria das vezes. Contudo, antes de oferecer aos outros, é preciso nutrir o sentimento por si mesma. Diversos ensinamentos populares, inclusive bíblicos, vão neste sentido. Sabe qual é um dos indicadores do apreço próprio? É o autocuidado.

Afinal, quando você não está bem consigo, sente a necessidade, por exemplo, de se arrumar? Divertir-se? Enturmar-se? O nosso corpo é um espelho de como nos sentimos e hábitos como o de tomar água demonstram como estamos.

A falta de hidratação pode desencadear uma série de sensações desagradáveis para o nosso corpo e, inclusive, levar à morte. É possível citar entre os desconfortos: a fadiga, dores de cabeça e fraqueza.

Às gestantes, mulheres que estão na menopausa ou dependendo do ciclo menstrual, há, em alguns casos, necessidades específicas de ingestão de água.

Hidratação: uma ação de autocuidado essencial

Quem nunca ouviu em alguns dos seus anos de vida que “é melhor prevenir do que remediar”? Tanto é que órgãos públicos, organizações e profissionais de saúde, cada vez mais estimulam o autocuidado como forma de evitar o desenvolvimento de doenças.

Os seres humanos precisam de 2 litros de água em média diariamente. O funcionamento natural do nosso organismo faz com que o líquido seja expelido por meio do suor, urina e etc. A reposição é fundamental para a manutenção da na nossa saúde,

Além disso, beber água ajuda a:

  • melhorar o sistema imunológico; 
  • manter a pele hidratada; 
  • prevenir infecções e problemas nos rins.

Hidratação e assoalho pélvico: uma parceria de sucesso

Os músculos necessitam de água para funcionarem adequadamente. A falta dela pode causar prejuízos ao seu funcionamento, gerando uma redução no seu desempenho. E, como sabemos, o assoalho pélvico é composto por eles.

Além disso, para pessoas que possuem o quadro de incontinência urinária, a hidratação é fundamental. Os nossos rins dependem de água para funcionarem. Ao ingerir uma quantidade satisfatória do líquido, a chance de concentração do xixi se reduz e, consequentemente, a redução da capacidade da bexiga também.

Para construir um hábito, que tal um lembrete?

A rotina e correria do dia a dia muitas vezes nos sufoca e não dá para pensar em nós mesmas, não é verdade? Precisamos lidar com o ritmo frenético do dia a dia, dupla jornada, preconceito de gênero e muitos outros desafios intrínsecos à nossa existência.

Com esse turbilhão de estímulos externos, você acha que consegue lembrar da meta de copos d’água diária que em média são oito? Às vezes, esquecemos até que sentimos sede. Por isso, a Miotec resolveu te ajudar.

Neste mês da mulher, oferecemos como brinde o copo "motivador" para auxiliar o cuidado com a sua saúde. Com ele, você consegue se lembrar e é estimulada a beber água, até porque, às vezes, um empurrãozinho é tudo o que precisamos, né? 

Quer saber como ganhar? Acesse a nossa loja e conheça detalhes da campanha.

O autocuidado é uma ação coletiva

Se você chegou aqui, talvez deve estar se perguntando: mas por que o autocuidado é também um gesto coletivo? Acontece que uma pesquisa da Federação Internacional do Autocuidado, com apoio da Organização Mundial da Saúde, aponta que o zelo pela própria saúde ajuda a dar sustentabilidade aos sistemas de saúde.  

Além disso, com toda certeza, você gosta de cuidar das pessoas que ama, correto? Mas, antes de tudo, é preciso estar bem. 

Portanto, cuide-se e hidrate-se. Seja para as outras a sua melhor versão e consiga dar o melhor de si.





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar