Conecte-se

    [/vt_socials]
    Maternidade e Fisioterapia Pélvica: A Importância do Cuidado com as Mães

    Maternidade e Fisioterapia Pélvica: A Importância do Cuidado com as Mães

    Maternidade e Fisioterapia Pélvica caminham juntas para o pleno preparo e recuperação das mães. Cada gestante é uma paciente única, e cabe ao profissional estar preparado para oferecer um tratamento personalizado, considerando as necessidades e condições específicas de cada mulher. Você está preparada?

    No campo da fisioterapia, as mães merecem atenção especial. Para muitos, quando se fala “Maternidade e Fisioterapia Pélvica”, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem de uma mãe e seu filho, que agora busca auxílio fisioterápico para restabelecer com plenitude a musculatura do assoalho pélvico.

    A verdade é que os cuidados vão muito além, e não raramente iniciam-se muito antes do bebê nascer e até mesmo desenvolver-se plenamente no útero. Em alguns casos, começam antes mesmo da concepção. Por isso, a maternidade é um assunto caro e importante para a área.

    Mas quais são, de fato, os principais pontos aos quais o profissional de fisioterapia deve se atentar quando o assunto é “maternidade”? Continue lendo, pois estas são exatamente as perguntas que vamos responder ao longo desta postagem.

    Maternidade e Fisioterapia Pélvica: cuidado a cada etapa

    A fisioterapia, mais que uma prática capaz de promover a recuperação, é uma ciência que visa permitir a um paciente atingir seu estado físico pleno, para que possa vivenciar suas experiências por completo.

    A preparação de uma mãe para vivenciar com segurança a gestação e o parto inicia-se pela saúde pélvica, ou seja, quanto mais ela estiver “em dia” com os cuidados dessa região do corpo, melhor. E isso só é possível garantir com o correto acompanhamento fisioterápico. 

    Uma mulher sempre fortalecida, com a musculatura do assoalho pélvico preparada e bem alongada, terá menores chances de vivenciar ao longo da gestação dificuldades como a incontinência urinária e dores lombares. 

    A fisioterapia pélvica é um caminho seguro e orientado de promover a saúde do assoalho pélvico antes da concepção, durante a gestação, no ato do parto em si e inclusive no pós parto. Especialmente para as mães que optam pelo parto vaginal, é ideal que esta tenha propriocepção e saiba realizar os movimentos de expulsão do bebê. Isto também é possível, através do treinamento adequado.

    No puerpério, a fisioterapia ganha ainda mais importância para os processos de recuperação física e restabelecimento das funções plenas. 

    Na Miotec, acreditamos na importância do cuidado com as mães e estamos sempre buscando as melhores soluções em produtos e tecnologias para ajudar os fisioterapeutas a oferecer um atendimento cada vez mais completo e eficiente.

    Maternidade e Fisioterapia Pélvica: disfunções mais comuns

    Dentre as disfunções tratáveis com fisioterapia, as que mais acometem as mães incluem: 

    Diástase abdominal: acontece em função do afastamento dos músculos abdominais para acomodar o crescimento do bebê e, após o parto, pode persistir. Nestes casos, é preciso utilizar exercícios específicos para fortalecer a musculatura abdominal, contribuindo para o fechamento da diástase e restaurando a função muscular plena.

    Incontinência urinária: A incontinência urinária é comum durante e após a gestação, devido à sobrecarga dos músculos do assoalho pélvico. Através de exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, técnicas de reeducação muscular e biofeedback, é possível melhorar o controle da bexiga e reduzir ou até mesmo eliminar a incontinência urinária.

    Dores lombares e cervicais: O ganho de peso e as mudanças posturais durante a gestação podem causar dores lombares e cervicais. A solução, aqui, são técnicas de mobilização, alongamentos, fortalecimento muscular e correção postural para aliviar as dores, melhorar a função e promover o bem-estar.

    Desconforto na região pélvica: Algumas mulheres podem experimentar desconforto na região pélvica, como a dor no períneo e a sínfise púbica. Para esses casos, existem tratamentos como terapia manual, exercícios específicos e técnicas de relaxamento para aliviar esses desconfortos e melhorar a mobilidade.

    É fundamental que os fisioterapeutas estejam capacitados a diagnosticar e tratar essas disfunções, utilizando as tecnologias mais adequadas para cada caso.

    Maternidade e Fisioterapia Pélvica:  Previni Unit

    Especialmente para as gestantes que optam pelo parto vaginal, desenvolvemos o dispositivo de biofeedback Previni Unit, que possui uma  sonda intracavitária manométrica, voltada para o treino da gestante, de forma a alongar a musculatura do períneo e garantir que seu corpo tenha flexibilidade ideal para o parto. 

    No momento em que vai dar à luz o bebê, o intróito vaginal da mãe é dilatado e, caso o períneo não esteja em condições ideais, pode sofrer uma ruptura. O Previni Unit é indicado com o intuito de auxiliar as gestantes a melhorar o alongamento muscular do períneo e oferecer mais segurança no momento do parto.

    O Previni ainda possibilita que o profissional treine as técnicas de relaxamento, respiração e posicionamentos diferentes, a fim de facilitar a vida da paciente que escolheu passar por um parto vaginal. Veja:

    A incontinência urinária e o Mioflux

    A incontinência urinária, como uma das principais disfunções relacionadas à gravidez e maternidade, precisa ser tratada com o máximo de cuidado, e quanto mais humanizado e acolhedor for este processo, melhor. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema chega a atingir cerca de 40% das gestantes.

    A Miotec desenvolveu o Mioflux, um urofluxômetro de uso simples. Segundo a Fisioterapeuta Aline Santos “com esse equipamento, o paciente começa a entender que estava urinando errado e, agora, pode entender a forma correta dessa musculatura, das posições para urinar”.

    Ao contrário de exames como a urodinâmica, que envolvem o uso de sondas, a urofluxometria com o Mioflux é realizada rapidamente, em apenas três passos, de forma não invasiva, sem dor e sem constrangimentos. Médicos urologistas e fisioterapeutas podem aproveitar essa tecnologia ao máximo para ter dados claros e de grande utilidade.

    Cuidados no Puerpério: A Pelvifit Trainer

    Após o parto, a recuperação também é um processo importante e que pode contar com a ajuda da fisioterapia. Para as mães nessa fase do processo, a Pelvifit Trainer encaixa-se perfeitamente. Trata-se de uma sonda educadora de biofeedback, que pode ser utilizada sem contra-indicações para mulheres nesta fase do pós-parto, que pode durar até cerca de 60 dias.

    Nesta fase de recuperação, em que as alterações fisiológicas da gravidez ainda estão presentes, é essencial oferecer às mães uma alternativa de recuperação plena e eficaz. A Pelvifit Trainer, por seu formato anatômico e leveza, oferece um caminho seguro e confortável para os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico.

    Além disso, uma vez instruída corretamente, a mulher puérpera pode levar a sonda para ser utilizada em casa e saber se os exercícios estão sendo realizados corretamente por meio de um biofeedback visual, entre as sessões fisioterápicas, acelerando sua recuperação.

    Descubra mais

    Oferecer equipamento e tecnologias que unam maternidade e Fisioterapia Pélvica é uma das especialidades da Miotec, que ainda possui uma série de soluções tecnológicas para atender às necessidades dos fisioterapeutas e seus pacientes, que vão da eletromiografia à gamificação e realidade virtual.

    É fundamental que os profissionais da saúde estejam preparados para atender as mães, diagnosticando e tratando todas as disfunções que possam acometê-las, garantindo a saúde e o bem-estar dessas mulheres tão importantes para a família e para a sociedade.

    Se você é gestante ou pretende se tornar, lembre-se sempre de buscar a orientação profissional adequada, com profissionais especializados em saúde da mulher e preparados para oferecer o melhor atendimento.

    Cada gestante é uma paciente única, e cabe ao profissional estar preparado para oferecer os melhores tratamentos, de forma personalizada, considerando as necessidades e condições específicas de cada mulher.

    Fisioterapeuta, invista na sua capacitação profissional e ofereça um atendimento de qualidade às mães, garantindo a saúde e o bem-estar de todos! 

    Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar novidades e ainda mais conteúdos de qualidade nas redes sociais da Miotec no Instagram e Facebook e LinkedIn. Até a próxima!

     





      A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.





        Ad
        Ad
        Ad
        Ad

        A Miotec

        Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

        Conecte-se

        ×
        Fechar