avanços da tecnologia na fisioterapia

5 avanços da tecnologia na fisioterapia que você precisa saber

08/09/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Da mesma forma com que cobre diversas áreas das nossas vidas, a tecnologia vem auxiliando de forma incrível o trabalho que é feito na fisioterapia. Não é preciso pensar em filmes de ficção científica ou robôs futuristas para chegar a essa conclusão.

Não estamos falando apenas de máquinas, mas de metodologias sugeridas por variados ramos tecnológicos que se mostram muito eficientes, seja na reabilitação ou no fortalecimento muscular dos pacientes acometidos por patologias e incidentes que afetam os movimentos.

Videogames com sensores de movimento, realidade virtual e trajes robóticos, são alguns exemplos de novos métodos utilizados na atualidade. E sobre eles falaremos adiante.

No artigo de hoje, vamos aprofundar no tema mostrando cinco avanços da tecnologia na fisioterapia que você precisa conhecer. Continue a leitura desse artigo e confira!

1. Gameterapia e Biofeedback

Você leu certo: tratar o paciente utilizando jogos interativos têm se mostrado uma tendência, sobretudo pela capacidade do game de estimular a determinação do paciente.

Na fisioterapia tradicional, os pacientes realizam movimentos repetitivos e monótonos com pesos e aparelhos. Tarefas dessa natureza podem se tornar muito mais interessantes e interativas a partir da utilização da gameterapia.

Em geral, essa técnica é funcional para pacientes de todas as idades, mas tem uma aplicação ainda mais efetiva em crianças e adolescentes, já que essa tecnologia acaba chamando bastante a atenção desse público.

Os equipamentos contêm sensores que reconhecem todos os movimentos realizados pelo jogador de acordo com os jogos pré-determinados pelo fisioterapeuta, considerando a patologia apresentada e o programa de treinamento escolhido.

Esses sensores podem ser de eletromiografia (que capta a atividade elétrico dos músculos), inerciais (que captam o movimento), plataforma de força e equilíbrio entre outros.

O videogame Wii, sucesso de vendas da Nintendo, se mostrou um grande auxiliar para o trabalho de fisioterapeutas, graças ao seu controle de movimento e jogos de esportes — como Golf. O videogame Xbox, da Microsoft, também tem sido utilizado em sessões de gameterapia, dado que a peça fundamental do game, conhecida como kinect, permite a leitura dos movimentos do jogador.

Pacientes em trabalho de reabilitação física e neurológica tem mostrado avanços em seus tratamentos utilizando o método, simplesmente por transformar o processo em uma atividade mais divertida.

Os Biogames da Miotec apresentam jogos de biofeedback eletromiográfico, em que a atividade elétrica dos músculos comanda a ação dos jogos. O paciente pode se sentir um Astro do Rock acompanhando as notas da guitarra ou um maquinista no comando de um trem por exemplo. Pacientes com incontinência urinária tem tido ótimos resultados quando praticam protocolos fisioterapêuticos de forma mais interativa e divertida.

2. Realidade Virtual

Um estudo recente diz que pessoas que utilizaram jogos em realidade virtual tiveram uma performance cinco vezes melhor do que pacientes que utilizaram métodos convencionais.

A grande sacada é o método: utilizando óculos e luvas de captura de movimento para interagir nos ambientes virtuais, o cérebro treina os músculos (envia comandos) como se fosse no mundo real, acelerando assim o processo de recuperação. Nenhum outro método conhecido contempla tamanha eficiência.

Os benefícios dessa metodologia de tratamento são evidentes, primeiro porque permite ao fisioterapeuta simular situações dos mais diversos tipos, treinando e fortalecendo os músculos de acordo com a necessidade do paciente; segundo porque proporciona um maior engajamento do paciente, por ser uma técnica inovadora e bastante interativa, o que acaba potencializando os resultados.

Banner Guia Completo da Realidade Virtual na Terapia

3. Trajes Robóticos

Já há algum tempo em testes, os trajes robóticos começaram a ser utilizados por profissionais de fisioterapia em trabalhos de reabilitação. Feitos de alumínio e titânio, eles envolvem o corpo do paciente ajudando-os a andar novamente.

No início do trabalho, os primeiros passos são acompanhados pelo fisioterapeuta, que analisa o tamanho do passo do paciente e passa essa informação ao traje. Cada passo exige um comando do profissional de fisioterapia.

Com o passar do tempo, o paciente começa, sozinho, a dar o comando de passos graças a botões instalados em um colete. Com treino, ele não precisa mais apertar botões. O paciente já possui equilíbrio e, com um leve movimento (uma indicação de um passo), o traje consegue ajudar o paciente a andar sozinho.

Os trajes robóticos têm crescido bastante, em termos de aplicabilidade e eficiência, graças aos constantes avanços da tecnologia. Hoje, podem ser empregados no tratamento de pacientes com patologias degenerativas que comprometem o funcionamento dos músculos, atrasando os efeitos negativos na musculatura do indivíduo e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Além desses casos, os trajes também são excelentes ferramentas para a reabilitação muscular de pacientes que sofreram AVC ou algum tipo de lesão.

4. Eletroterapia

Aqui é feito o uso de energia elétrica para propósitos medicinais. Dentro da fisioterapia, ela é utilizada da seguinte maneira: os músculos do paciente são estimulados com descargas elétricas para evitar a atrofia por desuso. Ao mesmo tempo, existem benefícios, como aumento da força muscular e melhoria no fluxo sanguíneo.

Além disso, a eletroterapia também uma eficácia comprovada no tratamento de pacientes com dores e desconfortos sensoriais. Para isso, a técnica se vale dos estímulos produzidos pela corrente elétrica sobre os músculos e tecidos, fazendo com que o cérebro responda com a produção de endorfinas, analgésicos naturais.

O aparelho utilizado e a intensidade da corrente elétrica são o que determinam a técnica de eletroterapia aplicada aos diferentes casos. A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS), bem como a corrente interferencial são empregadas no tratamento da dor. Já a estimulação galvânica é a técnica utilizada para inibir os efeitos da atrofia e recuperar o tecido muscular.

5. Processos avançados de triagem

O processo de monitoramento muscular é bastante importante para prevenir lesões, especialmente daquelas pessoas que se submetem a grandes esforços físicos diariamente, como é o caso dos atletas.

Nesse contexto, a fisioterapia moderna já se vale de técnicas avançadas de triagem, a fim de identificar possíveis falhas na biomecânica do indivíduo e que nenhuma área do corpo seja negligenciada no processo de análise preventiva.

A chamada TPM (The Performance Matrix) é a tecnologia utilizada para realizar essa triagem completa. Por meio dela, é possível identificar desequilíbrios musculares em todo o corpo, permitindo a correção prévia por meio de exercícios específicos, reduzindo sensivelmente a vulnerabilidade a lesões.

Os dados obtidos pelos testes da TPM são introduzidos em um software especializado, capaz de produzir relatórios extremamente precisos e abrangentes, dando total suporte para que o fisioterapeuta desenvolva seu trabalho de maneira muito mais precisa.

Se estivéssemos falando há alguns anos que videogames seriam verdadeiros aliados para a reabilitação de pessoas, poucos acreditariam.

No entanto, os avanços da tecnologia na fisioterapia têm se tornado cada vez mais constantes. O desenvolvimento de novas técnicas, bem como o aperfeiçoamento das já existentes, contribui para a melhora na eficiência e resultados dos tratamentos, além de facilitar o trabalho do fisioterapeuta, dando a oportunidade de este devolver bem-estar e qualidade de vida aos seus pacientes.

Gostou do post? Quer aumentar sua reserva de conteúdo sobre a relação da tecnologia e fisioterapia? Então não pare por aqui. Baixe nosso e-book: “tecnologia na fisioterapia e se aprofunde mais no tema!





    Comentários (2)
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • Yuri
      Como eu posso pegar a referencia e citação desse texto?
    • Ricardo
      É surpreendente o avanço da tecnologia que impulsiona a Fisioterapia para uma nova era. Parabéns à Miotec, na minha opinião é uma empresa que irá se destacar e crescer como nenhuma outra no setor. É simples prever que algumas empresas pequenas irão crescer e outras se extinguirão, não por falta de capital ou de pessoas especializadas, mas como diria Pascal Finette, essas empresas se extinguirão por não saber o que é fazer o bem! Enquanto empresas decadentes demitem país de família e contratam pessoas sem compromisso afetivo ou familiar, por acreditarem que um filho doente pode levar o Profissional a faltar do serviço, se esquecem que esses Profissionais foram capazes de constituir uma família e estão bem estruturados, são fiéis a suas famílias e a empresa que lhes proporciona renda para seu sustento. Não é preciso ser um gênio para perceber que onde há muitos funcionários sem compromisso familiar, ou religioso ou ainda relacional sério (o que importa aqui é o compromisso e a estruturação vinda principalmente da família tradicional), a desestrutura se revelará e afetará a empresa que acabará tendo uma grande rotatividade, abandonos, transferências, pedidos de demissões ou demissões por incompetência de líderes no acompanhamento de suas equipes. As empresas em crescimento precisam estar atentas a farra que acontece principalmente nas grandes empresas onde esse controle é mais difícil pela tendência de acobertar erros e onde alguns líderes tentam impor a disciplina através do medo e da ameaça a funcionários. A Miotec à primeira vista tem um oceano de possibilidades, com as pessoas certas, que trabalham unidas como uma família, valorizando a contribuição de cada um e tendo a liberdade de falar abertamente sem temor, onde cada um possa expor suas idéias em prol o bem comum que é o que importa.
      • miotec
        jul 25, 2018
        Obrigado pelo comentário Ricardo.
    Voltar à Home
    Fechar