Eletromiografia (EMG)

Eletromiografia: conheça melhor o procedimento e sua função

28/07/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

eletromiografia é um método de diagnóstico que estuda as respostas produzidas por fibras musculares e membranas, quando essas são submetidas a atividades elétricas.

O fenômeno, descoberto pelo engenheiro eletricista, Luigi Galvani, há mais de 100 anos, é, hoje, um dos principais exames de diagnóstico muscular usados na área da saúde. Também é essencial para a definição de tratamentos e protocolos específicos.

No post de hoje, vamos fazer um apanhado geral sobre a eletromiografia para que você entenda a importância dessa tecnologia. Acompanhe a leitura!

O funcionamento da eletromiografia

Quando o corpo recebe os estímulos bioelétricos emitidos pelo eletromiógrafo — o aparelho de medição do exame —, o córtex cerebral ativa diretamente o neurônio motor periférico, localizado na medula espinhal ou no tronco cerebral. Isso provoca contrações em nossas membranas e fibras musculares.

O método de diagnóstico do exame de eletromiografia dá-se por meio do estudo potencial das contrações, que analisa a qualidade da unidade motora. Desse modo, é possível compreender o comportamento dos músculos e identificar disfunções corporais.

A importância da eletromiografia

A eletromiografia é um procedimento simples e seguro, que, primeiramente, ajuda a diagnosticar sintomas comuns, como formigamentos, fraquezas musculares, dores e cãibras. Também, é extremamente eficaz para a identificação de doenças sérias, que afetam as células nervosas ou os nervos periféricos.

Por isso, o exame de eletromiografia é muito solicitado por várias áreas da saúde. Confira a importância desse teste para cada das especialidades.

Medicina

Por meio da eletromiografia, médicos podem identificar se as disfunções musculares apresentadas pelo paciente são de origem inflamatória ou degenerativa e também diagnosticar precocemente doenças graves que atingem primeiramente os nervos e os músculos.

Para pacientes não responsivos, como os que estão na UTI, é uma ferramenta muito útil para avaliar o estado de grupos musculares. Mesmo que a pessoa acamada não seja capaz de responder, o método permite analisar o retorno das fibras.

Odontologia

Com a eletromiografia, dentistas podem investigar causas de dores e trabalhar músculos da articulação temporomandibular (ATM).

Uma das importâncias da eletromiografia na medicina e na área de saúde, em geral, é que ela oferece dados muito precisos. Então, o profissional responsável pelo cuidado com a boca consegue identificar, com precisão, o problema para realizar tratamentos efetivos.

Fonoaudiologia

Para avaliar a evolução do tratamento dos músculos da face, fonoaudiólogos utilizam o exame de eletromiografia em seus programas. Como oferece uma análise bem completa, é uma possibilidade ideal para dar feedback para o paciente e treiná-lo para o aprendizado.

É algo que pode ser utilizado tanto para crianças e jovens quanto para idosos ou pessoas que passaram por traumas e cirurgias.

Fisioterapia

Com a eletromiografia, fisioterapeutas avaliam, com eficácia, o potencial de resposta das fibras musculares e a melhora do paciente durante o tratamento.

Como será visto adiante, trata-se de uma das ferramentas mais importantes para a fisioterapia moderna. Versátil, é essencial para gerar bons resultados nos diversos tratamentos.

Educação física

Muitos educadores físicos solicitam aos seus pacientes o exame de eletromiografia, para avaliar as condições dos músculos, prevenir lesões e, assim, aplicar um programa de exercícios mais qualificado.

A interpretação dos sinais, inclusive, permite reconhecer o acompanhamento do crescimento e do fortalecimento muscular. Com boas decisões, fica mais fácil otimizar treinos e a performance esportiva.

O procedimento de eletromiografia

A eletromiografia é realizada por meio de sistemas de captação, com o uso de eletrodos, que podem ser de agulha ou superficiais, e softwares específicos, que identificam as ondas elétricas.

Nos exames de eletromiografia feitos com agulha, as ponteiras são inseridas diretamente na musculatura do paciente, captando informações de partes isoladas ou em repouso. Os sinais obtidos são enviados ao eletromiógrafo, conforme ocorrem as trocas de íons ao nível muscular.

A eletromiografia superficial é o método mais usado hoje, devido às suas qualidades de avaliação e praticidade do procedimento. Com ela, é possível registrar as atividades elétricas de uma quantidade maior de fibras musculares de uma só vez.

No exame, o profissional pode, ainda, solicitar uma avaliação de esforço mínimo, médio ou máximo, conforme a necessidade do paciente. Depois de captadas as respostas pelo eletromiógrafo, os sinais são amplificados e reproduzidos por sistemas de tecnologia computadorizada.

Outra vantagem da eletromiografia superficial, é que não há necessidade de anestesias ou sedativos para o exame, que pode ser realizado direto no consultório médico. O procedimento dura de 20 minutos até duas horas, dependo do caso.

A eletromiografia na fisioterapia

Ao falar da importância da eletromiografia na saúde, é fundamental entender que a fisioterapia é um dos ramos mais impactados. O uso se dá em diversos procedimentos e garante especial eficiência.

A seguir, veja quais podem ser as aplicações nesse ramo e compreenda as características específicas.

Fortalecimento do assoalho pélvico

Além de todas as alternativas já citadas, o procedimento ainda permite avaliar e conduzir protocolos em relação ao assoalho pélvico. A gravidez, a menopausa e a terceira idade são momentos propensos ao enfraquecimento desses músculos. Traumas e degenerações também podem levar ao quadro, que gera incontinência urinária e desconforto.

Com a eletromiografia, é possível verificar se a questão existe e como tratá-la. Sondas vaginais e perineômetros são muito usados, assim como os eletrodos. A partir da identificação do problema, é viável realizar exercícios, acompanhar o desempenho e aumentar a consciência muscular do paciente.

Tratamento da musculatura orofacial

A região orofacial pode sofrer com tensões, ou mesmo, microlesões musculares. Nesses casos, é preciso garantir o protocolo adequado para evitar dores e outros incômodos no futuro.

A eletromiografia na fisioterapia orofacial é muito bem-vinda, já que oferece informações sobre os músculos da região. Também, ajuda a identificar se o paciente tem realizado os movimentos corretamente e possibilita orientações consistentes e adequadas.

Reabilitação muscular

Já os pacientes que sofreram alguma lesão ou trauma exigem sessões de fisioterapia, para que recuperem os movimentos do jeito certo. É o caso de quem fratura uma área de articulação ou fica acamado por longos períodos. Os músculos precisam recuperar a força e o movimento, o que exige um profissional.

Para conduzir essa reabilitação, de forma personalizada e muito eficaz, o uso de um eletromiógrafo é indicado. Com a leitura dos sinais, é possível identificar quais são os pontos de atenção e como atuar sobre eles.

Principalmente, o uso desse recurso é um jeito de customizar a atuação fisioterapêutica e ainda aumenta as chances de fidelização. Assim, há maior taxa de sucesso na hora de solucionar os diversos quadros.

A importância da eletromiografia na medicina contempla várias áreas de saúde, bem como diagnósticos e tratamentos. Com o uso adequado, a ferramenta se torna um relevante auxílio para a atuação com pacientes.

Em relação à eletromiografia na fisioterapia, veja quais são as aplicações biomecânicas da técnica e entenda melhor esse uso.





    Comentários (2)
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • Hélder Figueiredo Vital
      Muito impirtante esse exame.
    • Izabel Paes de Lira avelino
      Muito importante, todas essas informações. Parabéns, vemos q e um site sério . Obrigada.
    Voltar à Home
    Fechar