Usar a gameterapia

Como usar a Gameterapia em fisioterapia? Descubra o que é e como associar ao Biofeedback

30/04/2021   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Descubra como usar a Gameterapia em Fisioterapia de uma forma eficiente e ligada ao Biofeedback para ter resultados ainda melhores

Por Fabiano Ergoni, Diretor-Executivo da Miotec

Você já ouviu falar em Gameterapia em fisioterapia? Bem, já faz algum tempo temos que ouvido falar do termo “gamificação” e, a partir dele, outros termos derivados também têm vindo à tona, como “Gameterapia”. Mas o que seria isso de fato? Vamos em frente que vou explicar detalhadamente o assunto.

Como o próprio nome sugere, estamos falando de algo relacionado a games, ou seja, a jogos, especialmente os eletrônicos. Não é de hoje que as pessoas – por interesse próprio ou de seus filhos – vivenciam a era dos jogos eletrônicos cada vez mais interativos, e não faria sentido não utilizá-los em prol da saúde, além da diversão, não é mesmo?

Como surgiu a Gameterapia em fisioterapia

Quando surgiu o Wii, da Nintendo, ainda em 2006, foi a primeira vez que se descobriu que movimentos eram possíveis de ser realizados e replicados na tela da TV de uma forma mais simples e acessível.

Isso foi fantástico, pois estimulava os pacientes a entenderem como determinado movimento de fato é ou deveria ser feito. Tanto que desta experiência surgiu a palavra “Wii Therapy”, ou seja, a Terapia do Wii.

Não à toa, desde então o número de pessoas que têm contato com esse tipo de tratamento e se sentem muito mais envolvidos pela terapia só tem crescido.

A Gameterapia associada ao Biofeedback

A Miotec também ingressou nesse mundo, mas com uma forma diferente de aplicar a Gameterapia em fisioterapia. Ao contrário do princípio utilizado pelos outros consoles, que levam em consideração os ângulos de movimento das mãos ou do braço, a Miotec opta por utilizar a contração muscular para dar comandos aos jogos.

Isso é incrível do ponto de vista do tratamento, pois podemos inserir protocolos de contração e relaxamento por trás dos cenários do jogo, e o paciente nem percebe que está evoluindo, ocorrendo naturalmente uma progressão de seu quadro.

Logicamente um paciente que passe por essa experiência dificilmente retornará por vontade própria para o método tradicional. Por isso, quando um cliente nos pergunta se vale a pena investir na Gameterapia, a resposta é: “SIM!”

A Gameterapia em fisioterapia veio para ficar, e terá cada vez mais espaço dentro do universo da saúde. Tratar e Divertir se torna o lema. Afinal, tudo que é feito com prazer tem um resultado muito mais efetivo.





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar