medo ou otimismo

Medo ou Otimismo? A escolha é sua!

05/04/2021   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A forma como enxergamos as coisas, baseadas no medo ou otimismo, é um diferencial essencial para tudo o que fazemos

Por Fabiano Ergoni, Diretor-Executivo da Miotec

Vocês já ouviram aquele ditado que diz: “as coisas são da forma como as enxergamos”? Pois então, assim como no ditado prega, não seria diferente quando tratamos de assuntos como uma crise de saúde ou econômica. Estamos vivendo hoje o pior momento de nossa história. Estamos lutando contra um inimigo invisível, que nos está causando sentimentos dos mais diversos, que variam da ansiedade até o pânico, o que por muitas vezes nos bloqueia e deixa difícil separar a emoção da razão. Mas o que isso tem a ver com nosso dia-a-dia de trabalho, não é mesmo?

Tem tudo a ver, e tudo depende da forma como olhamos para esse momento.

Em março de 2020, um amigo me disse que iria colocar 100% de seu capital na bolsa de valores. Eu, como bom amigo, o aconselhei a pensar melhor, visto que estávamos vivendo em um momento de incertezas econômicas. Ele continuou insistindo, dizendo que era uma grande oportunidade, e me convidou para fazer o mesmo. Naquele momento, entre o medo ou otimismo, eu me agarrei ao primeiro: deixei o medo tomar conta de mim, e não acreditei que poderia ser uma boa escolha. Isso é um sentimento muito normal, e acomete muita gente.

Sabe o que aconteceu com ele? Duplicou o capital até o final do ano, com o aumento das ações que tinham caído. Com esse capital, investiu em um imóvel, o qual vendeu e ganhou ainda mais dinheiro. Quando ele me contou o que havia feito, tudo isso me trouxe algumas reflexões: Nós temos que medir nossos riscos, mas não podemos deixar o medo tomar conta de nosso raciocínio e ficarmos paralisados.

Medo ou otimismo? Aprenda com os erros

Hoje, fico com sentimento de culpa por não ter seguido esse caminho. Mas agradeço pelo aprendizado que me trouxe.

Quando falamos em investir em algo para melhorar nossos tratamentos e pensamos que talvez este não seja o momento adequado em função da pandemia, esquecemos que essa doença tem suas implicações também para a nossa área. Ela traz, infelizmente, várias sequelas musculares, para as quais os pacientes recuperados muito provavelmente precisarão de tratamento fisioterápico. O que isso implica? Isso vai fazer com que os consultórios em breve estejam cheios e, com isso, os mais preparados sairão na frente. Mas será que o certo é esperar tudo passar para fazer esse tipo de investimento? Ou é melhor investir agora? A resposta vem do meu exemplo acima: será que se eu investir na bolsa agora eu terei o mesmo ganho de antes?

Não existem respostas certas, mas sempre falo que a diferença está entre enxergar o copo “meio cheio” ou o copo “meio vazio”. Eu não sei quanto a vocês, mas eu quero sempre enxergar ele “cheio”, visto que tenho muita sede de esperança, otimismo e garra para conquistar tudo que está para vir pela frente.

Vamos enfrentar isso juntos e acreditar que sairemos mais fortalecidos, mas não esquecendo que essa força está dentro de nós e somente nós podemos decidir o que é o certo a fazer.

Bora lá?

Este artigo é uma carta aberta a todos os profissionais da saúde interessados em aliar tecnologia aos resultados de seus tratamentos. E você, o que pensa sobre a questão do medo ou otimismo? Deixe sua opinião nos comentários, leve este debate adiante, compartilhe em suas redes sociais!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar