Mulheres, neste dia em que todas as pessoas falam da importância da mulher na sociedade e a parabenizam por isso, a Miotec lhe faz um convite especial. Leia o texto e reflita sobre você!
Afeto, luta, competência, dedicação e determinação. Olha, não faltam substantivos para descrever o quanto as mulheres são fortes e especiais. Não é mesmo?
Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, em que todas as pessoas falam da importância da mulher na sociedade e a parabenizam por isso, a Miotec lhe faz um convite. Pare um pouquinho e pense na importância da sua saúde. Pense em você!
Mulheres na saúde
Vivemos tempos desafiadores. A pandemia da Covid-19 aumentou, ainda mais, a desigualdade de gênero. Como principais responsáveis pelo cuidado, as mulheres estão mais expostas a adoecer nas esferas profissional e pessoal (doméstica).
Além disso, as mulheres são maioria entre os profissionais de saúde. Nestes dois longos anos de enfrentamento ao coronavírus, o papel das profissionais na linha de frente de combate à doença tem se mostrado, cada vez mais, fundamental, e merece destaque pelo sucesso na manutenção da vida e no cuidado dos pacientes.
Ser mulher, sem dúvida, é ser forte para enfrentar o mundo, mesmo com medo e insegurança do desconhecido.
Ela trabalha. Batalha, estuda, cuida da casa, da família e dos amigos. E ainda consegue um tempo para cuidar de si mesma: fazer as unhas, pintar os cabelos, passar aquele batom vermelho, usar um salto alto e um ótimo perfume e cuidar da saúde, que é fundamental!
Ufa! Simmm, é tanta coisa!
De fato, ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver.
‘Não é fácil ser mulher’
Em uma emocionante carta escrita à filha caçula, à época com 7 anos, a apresentadora Angélica refletiu sobre temas como o machismo e a discriminação da mulher: “Não é fácil ser mulher no mundo em que a gente vive, Eva”, diz um trecho da mensagem.
“Se você seguir todos os padrões de beleza, vão questionar sua inteligência. Se você quiser ser de outro jeito, vão dizer que você não se cuida.
Eles vão falar do tamanho da sua saia, do seu corte de cabelo, de quem você escolhe para estar com você, do excesso de maquiagem, da falta de maquiagem.
Eles vão comentar as marcas do seu corpo, dizer que você é gorda demais ou que você está magra demais, ou muito sem graça, ou muito sexualizada”.
Realmente, “Não é fácil ser mulher!”. Quantas vezes não ouvimos ou falamos essa frase?
Estereótipos associados às mulheres
Na canção Triste, Louca ou Má, de 2016, a banda Francisco, el Hombre também cita estereótipos associados às mulheres. A canção se popularizou no ano passado após a vencedora do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, cantar a música no programa e, também, viver na pele o que diz a sua letra.
A canção do grupo paulista tornou-se um verdadeiro hino feminista por falar da libertação e empoderamento de alguém que entende que é seu próprio lar.
“Triste, louca ou má
Será qualificada
Ela quem recusar
Seguir receita tal
A receita cultural
Do marido, da família
Cuida, cuida da rotina
Só mesmo, rejeita
Bem conhecida receita
Quem não sem dores
Aceita que tudo deve mudar
Que um homem não te define
Sua casa não te define
Sua carne não te define
Você é seu próprio lar […]”
Você já conhecia essa música?
Pense em você
Afinal, ser mulher é saber se transformar diante das dificuldades da vida. É ser uma exceção à regra. É ser real e verdadeira. É ser furacão e calmaria ao mesmo tempo. É ser tudo isso e mais um pouco! No mais, não somos perfeitas. Mas quem é?
Pare um pouco e pense mais em você. Saiba que és maior do que imaginas. Você é linda. Você é incrível. Você é livre. Não deixe que ninguém lhe diga o contrário.
Feliz dia, Mulheres!
Depoimentos de mulheres fortes
Ao longo deste mês, vamos trazer depoimentos de mulheres ligadas à ciência e tecnologia. Mulheres fortes, corajosas e inspiradoras. Você não pode perder! Siga a Miotec nas redes sociais e acompanhe todas as homenagens.