sistema de gestão

Sistema de gestão para clínica de fisioterapia: os 5 maiores benefícios

23/02/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Você sabia que a tecnologia pode ajudá-lo a administrar sua clínica de fisioterapia? Muitas pessoas relutam em implantar um sistema de gestão por acreditarem que eles não se aplicam a área médica.

Mas esse conceito está equivocado: um estabelecimento médico pode (e deve) contar com um sistema para ajudar na administração. Inclusive, existem no mercado softwares de gestão de clínicas especializados nesse ramo.

Se você ainda tem dúvidas se isso realmente é necessário, listamos abaixo 5 vantagens que essa tecnologia pode trazer ao seu trabalho. Confira!

1. Acesso fácil ao cadastro de pacientes

Já imaginou se, a cada vez que um paciente ligasse para marcar consulta, você precisasse procurar pela ficha dele em um arquivo físico (ou mesmo virtual)? Pacientes que estão em tratamento então, nem se fala; seria necessário “correr atrás” da ficha a cada atendimento.

Com um software de gestão de clínicas, você pode cadastrar todos os pacientes e, com apenas um clique, já tem acesso aos dados. Além disso, ainda é possível inserir informações de prontuário que serão úteis nos próximos atendimentos.

2. Gestão de horários de consultas

Já aconteceu de, por falha humana, duas consultas serem marcadas para o mesmo horário? Em uma situação como essa, não adianta dizer que a sua secretária é incompetente, pois esse tipo de erro é mais comum do que imaginamos.

A agenda eletrônica chegou para evitar transtornos dessa espécie. Com ela, as consultas podem ser marcadas online pelos pacientes ou mesmo pelos funcionários da clínica. A vantagem é que as atualizações ocorrem em tempo real.

Dessa forma, você não corre o risco de ficar com a agenda atrasada o dia todo por conta de pequenas falhas. E ainda conta com mecanismos automáticos que enviam mensagens aos pacientes para lembrar da consulta, diminuindo o índice de faltas.

3. Controle de fluxo de caixa

Você tem controle sobre o dinheiro que entra e sai da sua clínica? Não estamos falando sobre a confiança em sua equipe, mas sim em otimizar a gestão.

Um software de gestão de clínicas é capaz de gerir o seu fluxo de caixa de forma eficiente e precisa. Basta não se esquecer de fazer os lançamentos de despesas e receitas. Com um sistema de módulos integrados, vai ser mais fácil do que você imagina.

4. Gestão de estoque

Muitas clínicas acabam gastando mais que o necessário com materiais por não terem controle do que têm disponível no estoque. A falta de controle de estoque é a causa de compras em duplicidade e desperdícios.

Com um sistema, você lança os itens assim que os adquire e vai baixando conforme o consumo. Dessa forma, sempre que precisar de algo, você vai consultá-lo para ver se ainda há material disponível. Conclusão: comprará somente quando necessário.

5. Segurança da informação

Os dados armazenados nesse tipo de software normalmente são criptografados e contam com backup periódico. Dessa forma, você não precisa se preocupar em perdê-los.

Arquivos físicos ou mesmo gravados em um computador podem sofrer danos irreversíveis, enquanto esses softwares os mantêm totalmente protegidos. E ninguém mais, além de você e sua equipe, terá acesso a eles. O sigilo é outra vantagem!

Se você gostou das nossas dicas para informatizar a gestão de sua clínica de fisioterapia, deixe seu comentário no post e compartilhe suas experiências e dúvidas!

Autor: iClinic

O iClinic é o sistema de gestão online ideal para sua clínica ou consultório médico. Com o sistema você tem acesso a várias ferramentas, como agenda online, prontuário e prescrição eletrônicos, envio automatizado de lembretes para pacientes e controle financeiro da clínica.





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar