Conecte-se

    [/vt_socials]
    Talento e disciplina: forças complementares para o sucesso

    Talento e disciplina: forças complementares para o sucesso

    Muitos pensam que talento e disciplina são concorrentes, mas na verdade eles se complementam em quem busca o sucesso. Descubra como isso é possível

    Por Fabiano Ergoni, Diretor-Executivo da Miotec

    Já faz algum tempo venho me questionando sobre o que tem prioridade quando falamos de um profissional: seria o talento “nato” que ele possui, ou a disciplina ao executar suas funções? Ultimamente, tenho chegado à conclusão de que a disciplina fala mais alto. Afinal, se isso é o que temos que levar para todos os âmbitos de nossas vidas, não seria diferente na vida profissional, não é mesmo? Mas calma… entre talento e disciplina, é possível ficar com os dois.

    Todos os dias, nos deparamos com profissionais que têm uma certa “insegurança” em mudar a sua forma de atender seus pacientes. Seja por medo de tentar o novo, ou por julgar que não tem ainda a expertise suficiente para utilizar determinada metodologia, algo o impede de avançar.

    Ora amigos, quando estamos abertos a enfrentar novos desafios, é só mantermos nosso foco e sermos disciplinados, e logo o que era um desafio “entra no sangue”. Após algum tempo, acabamos até dando aula sobre o assunto, se quisermos. A isso, chamamos… talento!

    Disciplina gera talento, não o contrário

    É comprovado que todos temos um tempo para internalizarmos um novo hábito, e isso é perfeitamente normal. Ainda assim, cansamos de nos julgarmos pouco talentosos, até finalmente descobrirmos que o talento é algo que pode ser adquirido, bastando apenas ter disciplina.

    Se colocarmos em nossa rotina hábitos que nos façam ir atrás de conhecimento e treinamento, conseguiremos buscar cada vez mais eficiência no que fazemos. Certo dia, uma fisioterapeuta chegou até nossa equipe e nos disse que utilizar um equipamento de eletromiografia “não era para ela”, pois era muito difícil, ela não tinha intimidade com informática, e outras coisas do gênero…

    Sabe o que fizemos? Explicamos como ela poderia começar, os cursos que ela poderia fazer, e hoje ela é uma expert no que faz. Fica a pergunta: ela era talentosa? A resposta é não, mas se tornou talentosa, porque estudou, e foi atrás dos objetivos porque teve disciplina.

    Sempre é bom seguirmos exemplos como esse que citei acima, e não se basear em quem luta contra o processo. Sigo um ditado que sempre me faz refletir sobre as pessoas em que me espelho: “Nós somos 50% das pessoas que mais convivemos”. No fim das contas, temos que estar próximos de quem nos inspira no âmbito profissional e pessoal, e dessa forma conseguimos sincronismo de ideias e valores, e conseguimos crescer.

    O impossível é aquilo que você define como tal, ou seja, defina tudo como sendo algo possível de se alcançar. Pense assim e você irá longe, e seus objetivos serão alcançados.

    Força, fé e perseverança, sempre!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    ×