Talento e Disciplina

Talento e disciplina: forças complementares para o sucesso

14/05/2021   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Muitos pensam que talento e disciplina são concorrentes, mas na verdade eles se complementam em quem busca o sucesso. Descubra como isso é possível

Por Fabiano Ergoni, Diretor-Executivo da Miotec

Já faz algum tempo venho me questionando sobre o que tem prioridade quando falamos de um profissional: seria o talento “nato” que ele possui, ou a disciplina ao executar suas funções? Ultimamente, tenho chegado à conclusão de que a disciplina fala mais alto. Afinal, se isso é o que temos que levar para todos os âmbitos de nossas vidas, não seria diferente na vida profissional, não é mesmo? Mas calma... entre talento e disciplina, é possível ficar com os dois.

Todos os dias, nos deparamos com profissionais que têm uma certa “insegurança” em mudar a sua forma de atender seus pacientes. Seja por medo de tentar o novo, ou por julgar que não tem ainda a expertise suficiente para utilizar determinada metodologia, algo o impede de avançar.

Ora amigos, quando estamos abertos a enfrentar novos desafios, é só mantermos nosso foco e sermos disciplinados, e logo o que era um desafio “entra no sangue”. Após algum tempo, acabamos até dando aula sobre o assunto, se quisermos. A isso, chamamos... talento!

Disciplina gera talento, não o contrário

É comprovado que todos temos um tempo para internalizarmos um novo hábito, e isso é perfeitamente normal. Ainda assim, cansamos de nos julgarmos pouco talentosos, até finalmente descobrirmos que o talento é algo que pode ser adquirido, bastando apenas ter disciplina.

Se colocarmos em nossa rotina hábitos que nos façam ir atrás de conhecimento e treinamento, conseguiremos buscar cada vez mais eficiência no que fazemos. Certo dia, uma fisioterapeuta chegou até nossa equipe e nos disse que utilizar um equipamento de eletromiografia “não era para ela”, pois era muito difícil, ela não tinha intimidade com informática, e outras coisas do gênero...

Sabe o que fizemos? Explicamos como ela poderia começar, os cursos que ela poderia fazer, e hoje ela é uma expert no que faz. Fica a pergunta: ela era talentosa? A resposta é não, mas se tornou talentosa, porque estudou, e foi atrás dos objetivos porque teve disciplina.

Sempre é bom seguirmos exemplos como esse que citei acima, e não se basear em quem luta contra o processo. Sigo um ditado que sempre me faz refletir sobre as pessoas em que me espelho: “Nós somos 50% das pessoas que mais convivemos”. No fim das contas, temos que estar próximos de quem nos inspira no âmbito profissional e pessoal, e dessa forma conseguimos sincronismo de ideias e valores, e conseguimos crescer.

O impossível é aquilo que você define como tal, ou seja, defina tudo como sendo algo possível de se alcançar. Pense assim e você irá longe, e seus objetivos serão alcançados.

Força, fé e perseverança, sempre!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar