6 dispositivos de biofeedback que aumentam a eficiência da terapia pélvica

12/01/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A maior dificuldade do treino dos Músculos do Assoalho Pélvico - MAP é fazer com que o paciente perceba o exercício que está fazendo: se está contraindo a musculatura certa, se está contraindo com força suficiente. O jeito mais moderno e eficiente de se ensinar essa contração é utilizando dispositivos de biofeedback.

 

O biofeedback consiste em um equipamento que seja capaz de fornecer uma resposta visual e/ou sonora durante o exercício permitindo que o paciente perceba e tenha consciência do seu corpo e musculatura. 

 

Neste post, falaremos de 6 dispositivos de biofeedback extremamente importantes que podem ajudar tanto paciente quanto terapeuta a atingir resultados mais eficazes e efetivos no tratamento das disfunções do assoalho pélvico.

 

1 - Biofeedback de eletromiografia EMG – Miotool ou New Miotool Uro

É um equipamento que faz a captação da atividade elétrica do músculo em microvolts através de um sensor de eletromiografia acoplado a eletrodos de superfície ou intramusculares (sondas intracavitárias).

A utilização do Biofeedback Eletromiográfico no treinamento do assoalho pélvico tem como vantagens capacitar o paciente a identificar os músculos a serem trabalhados, aumentar a percepção sensorial, reestabelecer a coordenação e o controle motor voluntário , resultando numa melhora funcional e, consequentemente, dos sintomas.

 

2 - Biofeedback de EMG com Realidade Virtual - BioMovi

 O BioMovi é um dispositivo de captura da intensidade da contração muscular. Ele pode ser utilizado em conjunto com um smartphone posicionado dentro de um óculos de realidade virtual ou, em paralelo, a um sensor de captura de movimentos. Dessa forma o usuário será levado a interagir em um empolgante cenário virtual.

Possui jogos que estimulam diferentes capacidades fisiológicas. É o primeiro jogo de realidade virtual onde as ações são controladas com o músculo. Pode ser utilizado juntamente com o Kinect* (leitor de movimentos criado pela Microsoft) ampliando sua gama de utilização e trabalhando ainda mais a parte funcional do usuário.

biofeedback_biomovi

1) Sensor BioMovi posicionado na musculatura do usuário ; 2) Sensor Microsoft Kinect, captando a movimentação corporal ; 3) A contração muscular captada pelo sensor do BioMovi provoca a quebra dos blocos no jogo Block Breaker ; 4) O profissional de saúde pode interferir a qualquer momento no nível de dificuldade do jogo

 

3 - Biofeedback de força

Funciona semelhantemente ao biofeedback eletromiográfico, mas ao invés de captar a atividade elétrica, usa-se um dinamômetro intracavitário (vaginal ou anal) para fazer a captação da força em Kilograma força ou Newton, através de uma célula de carga interna.

Este dispositivo pode ser utilizado tanto para avaliação de força máxima, quanto para o treinamento do biofeedback, com telas lúdicas ou gameterapia.

 

4 - Biofeedback manométrico - PelviAir

É um dos dispositivos de biofeedback que faz a captação da pressão em milímetros de mercúrio (mmHg) através de uma sonda vaginal ou anal que é inflada com ar. O Biofeedback pode ser visualizado tanto de forma analógica com o uso de um manômetro.

 pelviair_biofeedback

 Saiba mais sobre o PelviAir Unit

É uma forma simples e eficiente de ensinar ao paciente a intensidade de contração esperada durante o tratamento.

A utilização é simples, visto que o sistema é constituído por sondas manométricas (Vaginal ou Anal), mangueira para condução de ar e Manômetro analógico. Basta realizar a introdução da sonda no paciente e ficar utilizando o manômetro como biofeedback da contração que esta sendo realizada. Esse feedback pode ser dado tanto para o paciente como para o profissional de saúde, podendo ser utilizado em sua clinica ou fornecido ao paciente para exercícios em casa.

 

 5 - Sonda vaginal para treinamento - PelviFit Trainer

O PelviFit Trainer é uma sonda vaginal capaz de fornecer ao paciente e ao fisioterapeuta pélvico uma forma rápida e prática de observar as contrações da musculatura do assoalho pélvico.

Com design anatômico, o trainer deve ser inserido na vagina, de forma que a antena fique visível para o paciente e/ou profissional. Quando o paciente realiza a contração de forma correta a antena se movimenta para baixo. Se a contração for feita de maneira errada ela se movimenta para cima.

biofeedback_PelviFit_Trainer

Dessa forma, o Pelvifit Trainer possibilita a execução de diversos exercícios fazendo com que os pacientes ganhem consciência de como contrair corretamente a musculatura.

 

6 - Unidade Pressórica de Biofeedback (UPB) - Miostab

O Miostab é um equipamento de biofeedback utilizado para quantificar alterações na pressão em uma bolsa inelástica, posicionada entre o abdômen e a maca, durante a contração abdominal . Originalmente foi criado para avaliar a capacidade dos músculos abdominais em estabilizar a coluna lombar, sendo utilizado em vários estudos.

É um instrumento válido e confiável na avaliação clínica da função muscular dos estabilizadores profundos (Transverso do Abdômen - TrA) , e tem sido utilizado no desenvolvimento de um método para a monitoração cuidadosa da estabilização lombar. É um recurso de baixo custo que possui a vantagem de ser uma técnica não invasiva, de fácil utilização e que oferece feedback visual, proporcionando tanto o treinamento quanto a avaliação do TrA, obtendo-se os melhores resultados possíveis.

 miostab-blog

 

 O Biofeedback é a ferramenta ideal para aumentarmos a propriocepção do paciente. Controlar a atividade dos músculos pélvicos e abdominais durante a reabilitação torna-se fundamental para atingir sucesso na terapia. Neste contexto a utilização do biofeedback na prática clínica apresenta vários benefícios. O que você acha?

Deixe seu comentário e compartilhe esse post.

 

Quer saber mais sobre biofeedback pélvico? Inscreva-se no nosso workshop gratuito e inicie agora mesmo!
mini-curso-fibe-02





    Comentários (2)
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    • maura eleme
      Nossa, cada vez melhor e mais profissional !!!! Um show !!!! Material de ponta que faz inveja ao mundo todo !!! Parabéns Miotec !! Maura Seleme
      • miotec
        mar 31, 2017
        Obrigado pelo comentário Maura. Estamos nos esforçando para gerar conteúdo e produtos de qualidade. Um abraço! Tulio
    Voltar à Home
    Fechar