Os altos índices de desemprego enfrentados pelo país nos últimos anos preocupam aqueles que querem se inserir no mercado de trabalho. Para os profissionais da saúde que desejam ter mais autonomia e melhores resultados, montar uma clínica pode ser uma excelente escolha.
As especializações, deficiência dos serviços públicos de saúde e os avanços tecnológicos têm criado excelentes oportunidades para o setor. Interessado em ter seu próprio negócio? Trouxemos um texto para auxiliar na montagem da sua clínica. Acompanhe!
Defina a localização e estrutura
Para escolher a localização ideal, você deve, antes de mais nada, realizar uma pesquisa sobre todas as características da região. O local onde a clínica funcionará está diretamente ligado ao público-alvo; por isso, merece atenção.
Fatores como a renda da população local, hábitos dos possíveis pacientes e até mesmo os problemas de saúde mais comuns naquela área são importantes para definir a escolha. Se você pretende atender pacientes com um poder aquisitivo mais alto, por exemplo, o ideal é que o consultório esteja localizado em um bairro nobre.
Caso seja possível, dê sempre preferência aos imóveis maiores. Um espaço para a criação de uma copa, sala para administração e um pequeno depósito ajudam a tornar o ambiente mais dinâmico e organizado. Não se esqueça de que o local deve ter fácil acesso, permitindo a vinda de pacientes de diversas localidades. Ter estacionamento disponível também dará mais comodidade aos seus pacientes.
Providencie a documentação necessária
Não adianta estar com a clínica bem localizada, decorada e funcionários contratados se o profissional não estiver com o seu consultório legalizado. O primeiro passo é providenciar a regulamentação de acordo com a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).
Antes de tomar outras providências, você deve conhecer o guia de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. Esse manual enumera as diretrizes para segurança dos pacientes, gestão de qualidade e do pessoal, normas para prontuários e as condições organizacionais. Além disso, a Anvisa dispõe da resolução 50, que estabelece o que deve ser seguido no projeto físico da clínica, desde o seu planejamento até a programação.
Em seguida, é necessário fazer o Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e tirar a Licença de Funcionamento da Prefeitura. Por fim, a clínica deve estar de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico para ser aprovada no Corpo de Bombeiros.
Invista em tecnologia para montar uma clínica
Uma atitude muito importante ao montar uma clínica é investir em tecnologia para modernizar e agilizar o atendimento.
Com o avanço tecnológico, os exames têm se tornado mais seguros e precisos. Atualmente, existem no mercado diversos sistemas que identificam as patologias com exatidão e direcionam para o tratamento adequado. Com isso, é possível prevenir doenças e que o problema do paciente se agrave. Outro benefício importante oriundo dessa modernização clínica foi a redução de exames invasivos e desnecessários.
Softwares de gestão também são muito úteis para otimizar o atendimento. O ideal é que seja escolhido um que atenda todas as necessidades de uma clínica, como gerenciamento de consultas, cadastro de prontuários e pacientes, dentre outros procedimentos. É importante também que o sistema tenha a opção de gerenciamento financeiro. Com essa ferramenta, você terá um controle maior dos seus gastos e receitas, além de gerar relatórios financeiros.
Contrate a equipe
Antes abrir as portas da sua clínica, é preciso contratar os profissionais necessários. Sendo assim, avalie e faça uma lista com os funcionários que precisa para começar.
Uma secretária, sem dúvida, deve estar nessa lista, uma vez que ela será fundamental para organizar o funcionamento da clínica. Como profissionais da saúde costumam trabalhar em outros locais além do consultório, é preciso ter uma pessoa para atender os pacientes. É a secretária que atenderá telefonemas, confirmará consultas e esclarecerá dúvidas.
É preciso, ainda, contratar os profissionais de saúde que vão compor sua equipe multidisciplinar e os trabalhadores de apoio, que farão serviços de limpeza, cozinha e manutenção. Vale ressaltar que todos os funcionários devem ser registrados conforme determina a lei.
Gostou de aprender como montar uma clínica? Então, continue a visita em nosso blog e leia o texto “Tecnologia na área da saúde: como ela pode ajudar uma clínica?” para saber mais sobre o assunto!