Tecnologia diagnóstica. 2 médicos avaliando um exame de imagem.

Tecnologia diagnóstica: a importância de acompanhar os avanços

01/12/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A Tecnologia diagnóstica vem revolucionando a identificação precoce de doenças, a sensibilidade ao apontar anormalidades fisiológicas e a reabilitação física dos pacientes.
As aplicações da tecnologia para a avaliação clínica dos problemas de saúde mostram o quanto essa ferramenta contribuiu para o aumento da qualidade de vida ou diminuição das intervenções desnecessárias.

Porém, é preciso acompanhar os avanços nessa área, assim como aprimorar os conhecimentos científicos para fornecer um tratamento efetivo, seguro e adequado às condições clínicas do paciente.

Quer entender por que é importante acompanhar as inovações na área da tecnologia diagnóstica? Então, fique por aqui e compreenda esses novos conceitos!

Benefícios clínicos da tecnologia diagnóstica

Por meio dos recursos tecnológicos é possível observar uma disfunção muscular em estágio inicial e instituir medidas que minimizem o impacto para o paciente, que não precisará ficar imobilizado.

Além disso, a tecnologia assegura a monitorização dos achados clínicos na periodicidade recomendada para cada situação de saúde. Em casos de problemas articulares, reabilitação dos membros ou mudanças de postura, devem ser seguidos os protocolos recomendados.

Vantagens econômicas dos avanços tecnológicos

A medida em que as enfermidades são diagnosticadas precocemente e com mais precisão, o tratamento empírico vai se tornando cada vez menos frequente. Isso se reflete na farmacoterapia eficaz e com a minimização dos efeitos adversos.

Sendo assim, os custos relacionados às complicações musculares, desenvolvimento de dores crônicas e uso de muitos medicamentos simultaneamente diminuem drasticamente, gerando um saldo positivo considerável.

Técnicas inovadoras que garantem sucesso na terapia

As ferramentas tecnológicas avançaram muito no campo da fisiologia muscular. Exemplo disso é a eletromiografia, técnica que mostra os registros elétricos gerados pela diferença de potencial nos músculos.

Outras metodologias envolvem um diagnóstico por meio do scanner postural 3D da coluna, esteira eletrônica para treinamento de marcha, plataforma de força e equilíbrio da postura mediante equipamentos de última geração.

Essas tecnologias também auxiliam na reorientação terapêutica, quando necessária, e tendem a reduzir a desmotivação dos pacientes frente a uma terapia de exercícios que eles não estão dispostos a realizar.

Soluções diferenciadas no diagnóstico por imagem

Os recursos tecnológicos possibilitaram uma qualidade de imagem nunca antes observada pelos mais experientes radiologistas. As particularidades dessa estratégia melhoraram o diagnóstico de forma significativa.

Por meio dos exames radiológicos é possível observar em alta definição as anormalidades fisiológicas, verificar o volume de informações geradas em apenas um procedimento, além de reduzir á exposição radiológica durante o exame.

Ademais, a tecnologia tem a grande vantagem de armazenar as imagens em dispositivos próprios ou encaminhar esses dados por meio da nuvem ou digitalização dos resultados, garantindo praticidade para os profissionais de saúde.

A Tecnologia diagnóstica veio para aperfeiçoar a reabilitação física e motora dos pacientes com distúrbios musculares. Por meio dessa inovação é possível identificar precocemente um problema, monitorar as intervenções propostas e reduzir os custos financeiros gerados.

O destaque é dado para a eletromiografia e metodologias diferenciadas de diagnóstico por imagem que, juntas, podem aumentar a chance de melhorias clínicas para o paciente.

E você, já utiliza as ferramentas tecnológicas para fazer o diagnóstico? Está antenada para as inovações nesse ramo? Aproveite e leia também Paciente desmotivado: o que fazer?





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar