Nicho de mercado na fisioterapia: 3 motivos para se posicionar

Entre os itens envolvidos na consolidação de uma carreira de sucesso como fisioterapeuta estão tanto a capacidade de gerar bons resultados aos pacientes, quanto a sucessiva geração de autoridade que esse profissional passa a ter.

Durante muito tempo, enquanto havia escassez de profissionais, apenas ter um diploma era o suficiente para a geração de autoridade. Entretanto, com o aumento da oferta de fisioterapeutas no mercado, outras estratégias são necessárias para tal.

Uma forma mais fácil de se conseguir gerar autoridade é através do nicho de mercado. Neste post falarei sobre 3 motivos para que você se posicione num nicho de mercado e alavanque sua carreira a partir disso!

Primeiramente irei falar sobre o que é nicho de mercado e porque atirar para todos os lados não é a melhor estratégia. Faça uma boa leitura e tenha um ótimo aprendizado!

Nicho de mercado: O que é?

Nicho de mercado é um segmento, ou seja, uma parcela da população. É um grupo de pessoas que tem necessidades específicas e contempla abordagens fisioterapêuticas em comum.

Algumas possibilidades dentro da fisioterapia são: mulheres acima de 40 anos com incontinência urinária, crianças previamente hígidas com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, pacientes com doenças pulmonares crônicas com necessidade de manutenção.

Atirar para todos os lados atrapalha o fisioterapeuta

Instintivamente os profissionais que se divulgam para todos os tipos de pacientes acreditam que, aumentando o público-alvo, maior será a chance de alguém contratá-lo. Faz sentido no curto prazo, mas não é sustentável a longo prazo.

A valorização profissional permeia ser reconhecido por algo que você é muito bom. Escolher um nicho nos ajuda a alcançar o nosso principal objetivo: fazer com que as pessoas, pacientes ou não, saibam exatamente em que nós somos bons! 

Se você ainda não se convenceu, separei 3 motivos para que você se posicione num nicho de mercado e alavanque sua carreira a partir disso!

1. Investimento otimizado da sua energia!

Fica mais fácil você direcionar a sua energia em fazer propagandas, divulgação, parcerias com outros profissionais, quando está atendendo em uma área específica. Quando divulga seu trabalho para qualquer um, a chance de seu conteúdo passar batido e não converter em pacientes no seu consultório é muito grande.

Focar em apenas um segmento de pacientes favorece que você consiga manter uma linha de engajamento e de comunicação específica desse público, o que te ajudará a ser cada vez mais reconhecido como expert.

2. Dar o melhor resultado para seu paciente!

Como vocês já sabem, é impossível ser o melhor em tudo. Fica mais fácil estudar, investir em bons equipamentos, dar altas mais rápidas e ser o melhor fisioterapeuta possível quando você foca sua atuação em apenas um segmento, principalmente se essa área for aquela que te deixa motivado e faz o teu olho brilhar.

Quanto melhores forem os seus resultados, maior será o seu reconhecimento no mercado pela transformação que você gera. Isso inclusive é uma forma ética e totalmente íntegra de você se valorizar profissionalmente e inclusive cobrar um preço maior pela sua sessão.

3. Se tornar uma referência na área

Para ser uma autoridade, você tem que ser reconhecido pelos outros por sua atuação fisioterapêutica. Novamente, fica mais fácil – não impossível – que você consiga se destacar quando segmenta seu nicho de mercado, pois intensifica sua energia e terapêuticas todas para esse público.

Se tornar uma autoridade na área é uma forma de criar uma carreira sustentável, que facilite que você tenha pacientes de forma recorrente. Assim, você também pode criar estratégias que te façam crescer e viver dignamente apenas sendo fisioterapeuta.

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Betina Foscarini

Betina Foscarini é uma fisioterapeuta gaúcha que se dedica a uroginecologia e obstetrícia, em sua clínica em Porto Alegre. Encontrou, através do empreendedorismo e do marketing digital, uma forma de concretizar a sua missão de ajudar cada vez mais mulheres, dentro e fora do seu consultório.

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