Reabilitação pela gameterapia

Reabilitação pela Gameterapia: o tratamento de uma maneira mais prazerosa

08/10/2021   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A Miotec, acompanhando a evolução da tecnologia, possui diversas opções para sessões de reabilitação pela gameterapia, proporcionando prazer e resultado para o tratamento fisioterápico

O dia a dia do ser humano é repleto de atividades, algumas mais importantes, outras nem tanto... vez ou outra, contudo, sempre procuramos a oportunidade de fazer algo que nos desperta prazer. Neste sentido, para muitos as atividades físicas estão no topo da lista: seja jogar futebol, vôlei, dançar ou ir à academia. Além de manter o corpo ativo, estas práticas deixam o dia mais prazeroso e liberam hormônios que causam alegria e a sensação de bem-estar.

De olho nisso, os fisioterapeutas desenvolveram uma solução que alinha a proposta dos jogos com a fisioterapia, buscando diminuir a monotonia dos exercícios de reabilitação, tirar o foco da dor e da limitação de lesões, e trazer a mesma sensação de prazer proporcionada pelos esportes. Nascia aí o conceito da reabilitação física através da gameterapia, com o uso da tecnologia como aliada.

Essa modalidade de tratamento surgiu em 2006, no Canadá, com o aparecimento de consoles que abandonaram o uso de controles e apostaram no movimento humano para que os comandos fossem realizados - como o famoso Nintendo WII, um dos pioneiros nesta modalidade.

Com a gameterapia é possível deixar as sessões mais interessantes, descontraídas e estimulantes. Mas não é só: ela facilita a aceitação do tratamento e estimula diversas áreas do cérebro de maneira divertida, transportando o paciente para outra realidade. O sistema aposta nas gratificações, por meio dos pontos conquistados no jogo, de modo a estimular as ações realizadas. Além disso, o foco na dor é substituído pelo prazer em jogar.

Reabilitação pelos Biogames

Acompanhando a evolução tecnológica a Miotec também conta com produtos específicos de Gameterapia: os Biogames e o BioMovi. O primeiro é utilizado junto ao eletromiógrafo New Miotool por meio do software Biotrainer, conectando os processos da eletromiografia aos jogos eletrônicos.

Diante dessa combinação, é possível aliar o tratamento à análise de dados do equipamento. Enquanto o paciente realiza os exercícios, o profissional de fisioterapia performa suas avaliações por meio do exame de eletromiografia, com base nos movimentos que são convertidos em dados precisos.

Um dos diferenciais dos Biogames desenvolvidos pela Miotec é que os comandos do jogo são executados não por um controle único, mas pelos sinais elétricos musculatura lesionada. Ao contrário do que ocorre com os consoles tradicionais - que utilizam uma região mais ampla, no qual importa mais o movimento do que o local - nos Biogames o profissional configura quais os grupos musculares serão os responsáveis pelo movimento, e os comandos são executados apenas quando o local a ser tratado é ativado pelo paciente. Isto pode ser nos braços, pernas, ou mesmo no assoalho pélvico.

A empresa oferece dois jogos: o BioTrain e o BioRock. No primeiro, a atividade consiste em expulsar os obstáculos no caminho utilizando a contração muscular. Isso porque um trem está caminhando pelos trilhos e, ao longo do trajeto, aparecem troncos de árvore, que precisam ser “quebrados” através da contração muscular.

Já no BioRock, o paciente controla uma palheta e, de acordo com a contração muscular, a desloca verticalmente para tocar as notas correspondentes.  Os exercícios estimulam não apenas o controle da intensidade também o tempo de manutenção da força empregada no local do tratamento.

As principais indicações dos jogos são para ganho de condicionamento físico, recuperação de lesões e de tônus muscular, postura, reabilitação motora e tratamentos de disfunções relacionadas à perda de massa muscular.

O BioMovi

O BioMovi é um dispositivo que, por meio dos jogos, identifica o nível de contração muscular e possibilita o acompanhamento do profissional. Os eletrodos, posicionados no local desejado pelo fisioterapeuta, capturam os sinais emitidos com a realização dos movimentos e os enviam para o sensor, transformando-os em ações no jogo. O equipamento pode ser acoplado a um sensor de captura de movimentos como o Kinect, por exemplo, ou ao MioGlass — óculos de realidade virtual da Miotec.

Neste último caso, um celular é acoplado ao dispositivo, que oferece dois jogos. O primeiro é o BioFarm VR, no qual o paciente controla os movimentos dos animais da fazenda em que está imerso, bem como o dos objetos. Já o segundo, o BioSpace VR, se passa no espaço sideral: o jogador está em uma nave com diversos planetas em volta. Em certo momento, começam a aparecer asteroides que vão na direção dele. Sua missão é destruir os asteroides, por meio de disparos que saem da nave, evitando a colisão.

Quando o BioMovi está acoplado a um sensor de movimento, a diversão vem por meio do Block Breaker Movi. Nele, ao longo do tempo, vão aparecendo blocos de concreto ao redor da pessoa. O objetivo é destruí-los utilizando o movimento dos membros superiores e inferiores.

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