Conecte-se

    [/vt_socials]
    Biogames: saiba tudo sobre o seu papel na recuperação de pacientes

    Biogames: saiba tudo sobre o seu papel na recuperação de pacientes

    • 12 de junho de 2019
    • por

    Utilizados na recuperação de pacientes, os Biogames são tecnologias muito eficientes. Hoje, dois jogos são usados pelo eletromiógrafo, sendo que a Miotec conta com os eletromiógrafos Miotool e o New Miotool. Existe um software (MiotecSuite) empregado com esses equipamentos, em que é possível adotar o Miograph (avaliação) ou o Biotrainer (tratamento).

    Os Biogames são jogos de biofeedback que funcionam junto ao software Biotrainer. Por meio deles, é possível mostrar para o paciente e o terapeuta aquilo que está acontecendo com a musculatura: se o músculo contrai, o sinal sobe; caso relaxe, o sinal desce. Esse tipo de técnica é útil para aumentar a consciência da musculatura do paciente e ensiná-lo a contrair e relaxar o músculo corretamente.

    Para tornar o assunto ainda mais claro, resumimos neste artigo alguns pontos importantes sobre como os Biogames podem ajudar na recuperação de pacientes. Confira!

    Conheça as principais vantagens da gameterapia

    Os Biogames são uma forma inovadora de lidar com a reabilitação dos pacientes. Nesse momento, a pessoa não só vai realizar os procedimentos necessários para melhorar seus movimentos como pode se divertir.

    Abaixo, listamos as principais vantagens dessa tecnologia na fisioterapia. Acompanhe!

    Estimula várias partes do cérebro e o corpo

    Várias conexões neurais são estimuladas com o Biogame para captar estímulos visuais e transmitir os comandos rapidamente. Tudo ocorre de forma coordenada: desde os movimentos das mãos até os dedos dos pés. Além disso, a capacidade de concentração, sensibilidade auditiva e equilíbrio corporal, por exemplo, é trabalhada nesse momento.

    Em relação ao corpo, os jogos ajudam a reforçar os músculos e ossos, promovendo uma reabilitação mais eficaz ao paciente.

    Proporciona uma recuperação mais rápida

    Os Biogames fazem com que o paciente se sinta mais motivado para realizar os exercícios e, consequentemente, eles se tornam mais engajados na tarefa. Todos os procedimentos dos jogos ajudam a estimular a mente e o corpo, para que eles trabalhem com mais intensidade e eficiência. Como resultado, os tratamentos ficam mais produtivos e a recuperação é acelerada.

    Facilita a aceitação do tratamento

    Como profissional, você sabe que o período de recuperação é um verdadeiro desafio para os pacientes. Isso porque, durante os procedimentos, eles vão sentir dor quando se movimentarem, porém tudo isso é necessário para garantir uma boa reabilitação. Se o trabalho for feito com crianças, a situação se torna ainda mais complicada.

    O Biogame também pode ser considerado uma ferramenta que facilita a aceitação do tratamento. Por meio dele, além do trabalho de recuperação, haverá a diversão, o que ajudará a tornar o processo mais leve.

    Saiba como funcionam os Biogames

    A Miotec é praticamente a única empresa que faz jogos para reabilitação. Isso porque, normalmente, existem diversas opções no mercado (como Playstation, Wii e Xbox, da Microsoft), mas nenhuma delas é controlada pela musculatura do paciente.

    Os fisioterapeutas falam que, quando usam a gameterapia junto aos videogames comerciais, não obtêm os resultados esperados, pois eles não foram feitos para o fisioterapeuta. Muitas vezes, é preciso escolher um jogo e configurar o avatar, mas isso demora em torno de 15 minutos, o que prejudica a qualidade do atendimento.

    Na Miotec, não existe esse tempo de setup (configuração). O equipamento pode ser configurado rapidamente e é o único que pega a atividade elétrica do músculo.

    Vamos supor que o paciente precise fazer um movimento de jogar tênis no Wii. Só que, como ele está com problema no ombro, todo o exercício é realizado de maneira errada, para não trabalhar a musculatura que está doendo.

    Com o equipamento da Miotec, isso não será possível, pois o jogo só vai ficar bom se a pessoa utilizar a musculatura que deve ser trabalhada. Além de fazer o movimento necessário, é preciso usar a musculatura lesionada — e esse é o grande diferencial.

    Uso dos Biogames

    Normalmente, apenas os consultórios de fisioterapia utilizam essa tecnologia, mas qualquer um pode adotá-la, a exemplo dos fonoaudiólogos. Nesse caso, o Biogame é direcionado para pessoas que sofreram alguma paralisia facial, nas quais a musculatura não está mais contraindo e é preciso reabilitar o músculo para que contraia novamente.

    Descubra os Biogames da Miotec

    A seguir, listamos os Biogames oferecidos pela Miotec. Confira!

    BioRock

    Existe um jogo chamado de BioRock, semelhante ao famoso jogo Guitar Hero. O cenário é o seguinte: uma banda de rock está tocando, logo aparece uma música e o paciente precisa controlar a palheta da guitarra. Conforme ele contrai, essa palheta vai subindo; quando ele relaxa, a palheta desce.

    De acordo com o protocolo, vão aparecer várias palhetas, com algumas mais para cima e outras mais embaixo, sendo que a pessoa deve contrair para ficar em cima dessas palhetas. Quanto mais ela ficar em cima desse protocolo, fará uma maior pontuação e o sinal muscular não vai mais aparecer.

    Se o paciente não respeita o que está sendo proposto, deixando sua palheta distante das palhetas do jogo, ocorre um chiado na música, a platéia começa a vaiar o show ou o volume diminui. Já quando ela fica em cima, a pessoa ganha pontos e a platéia vai ao delírio!

    Se o paciente consegue fazer isso por mais tempo, ganha pontos extras. Dessa forma, a pessoa não enxerga mais que está fazendo aquela terapia, mas sim que está participando de um jogo. O próprio jogo fornece um feedback da sessão, avisando na tela a quantidade de pontos que você fez e se a sua performance foi muito boa, boa, média ou ruim.

    Veja abaixo uma demonstração do BioRock:

    BioTrain

    O segundo jogo é o BioTrain. Nesse caso, um maquinista está dentro do trem em movimento e, quando houver algum protocolo no qual ele tenha que contrair (inserido pelo fisioterapeuta), vão aparecer obstáculos na frente do trilho. O trem vai bater nesses obstáculos e o maquinista deve contrair.

    Ele não está enxergando mais o sinal, mas tem que fazer a contração e o relaxamento conforme o maquinista fala. Os obstáculos aparecem quando a pessoa tiver que contrair.

    Veja abaixo uma demonstração do BioTrain:

    O uso de Biogames facilitará o dia a dia do profissional e, inclusive, o processo de reabilitação da pessoa que está sendo atendida. Portanto, investir nessa ferramenta é fundamental para melhorar a experiência de seus pacientes e, também, fazer com que sua clínica se torne referência quando o assunto for reabilitação.

    Gostou deste artigo e ficou interessado no assunto? Então, entre em contato conosco, conheça nossas opções e saiba o que podemos fazer por você!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×