adesão ao tratamento

Adesão ao tratamento: bom relacionamento com o paciente é essencial

10/10/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A adesão ao tratamento é um fator extremamente importante para o bom gerenciamento de qualquer tipo de doença. Porém, alguns pacientes não se comprometem a seguir de maneira adequada as indicações médicas. Isso obviamente interfere no esperado processo de melhoria e estabilização de sintomas.

Evidencia-se a necessidade de se criar um bom relacionamento entre terapeuta e paciente, a fim de que ambos tenham em conjunto o controle da doença.

Para esclarecer esse cenário, listamos abaixo alguns pontos para que aquele relacionamento se desenvolva de forma satisfatória, resultando na adesão ao tratamento. Confira!

Esclareça dúvidas de forma clara e objetiva

Esse é o primeiro tipo de contato que permitirá que o paciente se sinta à vontade com seu terapeuta e confie no tratamento proposto.

Explique os termos técnicos quantas vezes for necessário, de forma mais clara possível, para que haja compreensão por parte do receptor. Deixe claras também as opções de tratamento, seus prós e contras, e exponha a sua opinião profissional a respeito delas.

Contorne as situações difíceis, mas jamais deixe a honestidade de lado. Ao entender a situação a ser enfrentada e o que pode ser feito para tornar o período menos complicado, seu paciente demonstrará mais aceitação.

Reforce a importância da adesão ao tratamento

Com o objetivo de fazer com que o paciente se sinta mais seguro quanto ao tratamento que você propôs, a importância dessa adesão deve ficar bastante explícita.

É essencial deixar claro que, assim, as chances de recorrência da doença diminuirão e que uma vida mais saudável será uma realidade próxima.

Tenha sempre em mente palavras de incentivo que mostrem o quanto as pequenas conquistas diárias são um grande passo para os bons resultados do tratamento. Mostre às pessoas que você se importa com elas e comemore sempre que algo positivo for registrado. Seu apoio não deixará dúvidas.

Somente assim o paciente conseguirá ter real visibilidade das vantagens trazidas pela adesão ao tratamento e se sentirá disposto a seguir o que for determinado.

Humanize o seu relacionamento

Manter-se constantemente em consultas e ambientes hospitalares faz com que o processo de adesão ao tratamento do paciente se torne pesado e maçante. Dessa forma, humanizar o seu relacionamento, para que os pacientes tenham uma experiência positiva, é algo importante a ser planejado e assumido.

Lembre-se de que o paciente quer ser ouvido e expressar suas angústias e inseguranças, que devem ser sanadas na medida do possível para que ele se tranquilize.

Toda a equipe deve estar apta a se relacionar com ele, fornecendo um atendimento digno, no qual a compreensão vem em primeiro lugar. Dê atenção aos sentimentos demonstrados, pois eles traduzem muito do que o paciente não consegue colocar em palavras.

Avalie também quais etapas podem ser agilizadas dentro do processo, para que a ansiedade não domine o tratamento e acabe atrapalhando.

Seguir esses passos também é uma forma de fazer com que o paciente valorize o seu trabalho e esforço, enxergando-o também como um ser humano.

Além disso, não se esqueça de manter a postura profissional de praxe, como não se atrasar, não fazer o paciente esperar além do necessário e não demorar a dar retornos. Dessa forma, o relacionamento entre vocês irá muito além dos encontros no consultório e não haverá desistência da adesão ao tratamento.

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