Fisioterapia dermati funcional

Afinal, o que é e como funciona a fisioterapia dermato funcional?

27/07/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A fisioterapia é o ramo dos cuidados com a saúde responsável por prevenir e tratar distúrbios biomecânicos. Voltada para procedimentos terapêuticos da pele e dos músculos, a fisioterapia dermato funcional, por sua vez, é usada para prevenir e recuperar disfunções de forma a obter resultados e melhoras estéticas.

Como proporciona benefícios para o corpo, esse tipo de tratamento tem como objetivo tratar e prevenir problemas ligados ao bem-estar e à qualidade de vida. Para conhecer um pouco mais sobre essa especialidade, acompanhe o post e veja por que ela pode ser indicada para você também.

O que é a fisioterapia dermato funcional?

Embora também sejam problemas de saúde, a acne, a celulite, o envelhecimento da pele e a gordura localizada dividem o campo das disfunções estéticas. A fisioterapia dermato funcional investiga as principais causas de disfunção e restabelece as características saudáveis e naturais da pele.

Para isso, ela desenvolve tratamentos que cuidam desses distúrbios e devolvem as características saudáveis ao corpo. Veja, a seguir, quais são os principais deles! 

Drenagem linfática

A drenagem linfática favorece a circulação do sangue e a oxigenação das células. Ao eliminar as toxinas do corpo, o procedimento diminui a retenção de líquidos, ajuda a melhorar o aspecto da celulite e, consequentemente, reduz medidas.

Limpeza de pele

Para combater o envelhecimento precoce, a limpeza de pele remove impurezas e devolve o aspecto saudável da pele. Quando faz parte da rotina de cuidados, ajuda a controlar a oleosidade, bem como a combater a acne, e ainda melhora o resultado de cirurgias plásticas.

Ultrassonografia

Muito usado para combater a celulite e diminuir a gordura localizada, o tratamento com ultrassom consiste na massagem das áreas afetadas para diminuir os nódulos de gordura acumulados. O procedimento pode ser feito com ou sem cosméticos.

Em que situações ela é indicada? 

O especialista atua para reabilitar o corpo e a pele após fraturas, hábitos inadequados, deformações causadas por aspectos genéticos e doenças decorrentes de lesões cerebrais. Ele cuida da recuperação do corpo e da postura, e ajuda a minimizar dores após episódios que comprometem a cognição ou quando há redução motora.

O fisioterapeuta pode também proceder preventivamente. Nesse caso, ele oferece, por exemplo, cuidados com a saúde de trabalhadores ou atletas com o objetivo de diminuir o risco de lesões.

Qual a diferença entre ela e a dermatologia? 

Diferentemente do médico dermatologista, o profissional dermato funcional não pode receitar nem ministrar medicamentos. A denominação dermato funcional inclui a restauração e a melhoria do sistema tegumentar. Por isso, passa a ser a parte estética do resultado obtido pelo tratamento.

As ações dermato funcionais devem ser sempre acompanhadas por um dermatologista responsável. E isso inclui a aplicação de peeling e drenagem linfática.

Ao elevar o bem-estar e a qualidade de vida, a fisioterapia dermato funcional vai muito além da estética. Como cuidam do corpo e de suas disfunções, os tratamentos buscam melhorias integradas e resultados duradouros. 

Gostou deste conteúdo? Para acompanhar mais inovações no campo da saúde, aproveite para curtir nossa página no Facebook e nos seguir no nosso Instagram!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar