Conheça a fisioterapia coaching e sua aplicação

Cada vez mais as profissões se modernizam para oferecer um atendimento adequado. Não é diferente com a Fisioterapia, que desenvolve várias tendências nessa área que é fundamental na prevenção e tratamento de problemas na funcionalidade dos órgãos e sistemas humanos. Uma dessas inovações é a Fisioterapia Coaching.

Já conhecia essa área? Acompanhe então este post e saiba mais sobre como o ramo cresce a cada dia!

 

O que é a Fisioterapia Coaching?

Essa nova forma de atuação dentro do campo da Fisioterapia se baseia principalmente na promoção da autonomia do paciente. Isso é feito com o fortalecimento de conhecimentos a respeito da própria saúde, a contextualização sobre como seu modo de vida pode impactar o bem-estar e o incentivo ao autocuidado.

 

Quais são os desafios da Fisioterapia Coaching?

É importante lembrar que o coach, como é chamado o profissional que atua segundo essa metodologia, não deve determinar comportamentos a serem seguidos pelo coachee, nome dado ao paciente. É preciso provocar uma reflexão sobre como se pode prejudicar a saúde para, a partir daí, introduzir novas rotinas, otimizando a qualidade de vida.

Também é fundamental que o paciente consiga manter a longo prazo os seus novos hábitos saudáveis. Para tudo dar certo, o profissional da Fisioterapia Coaching precisa compreender o seu consultório como algo maior, uma vez que ali vão se traçar mudanças que ultrapassam uma meta de cura para uma lesão, por exemplo.

Serão definidas em conjunto com o cliente novos objetivos em torno da qualidade de vida. O que é um diferencial para o profissional que atua como coach.

 

Como atuar na área de Fisioterapia Coaching?

Para introduzir essa metodologia na sua atuação profissional, existem passos fundamentais a serem seguidos. Veja a seguir como é a aplicação do processo de coach à Fisioterapia.

 

Conheça seu cliente

O melhor formato para entender as demandas do coachee é por meio da entrevista motivacional.

 

Provoque reflexão

Nessa etapa, é importante traçar um paralelo entre o conceito de bem-estar e a saúde do cliente.

 

Defina os objetivos

Com base nas necessidades apresentadas pelo cliente e as que você identificou, estabeleça objetivos claros de melhoria da qualidade de vida do coachee.

 

Elabore o planejamento das ações

Com um plano de ações, você pode orientar melhor seu cliente no alcance dos objetivos previamente definidos.

 

Motive a mudança

Nessa fase, a ação consiste em acompanhar e motivar as mudanças no seu coachee.

 

A velocidade do mundo moderno deixa muitas pessoas sufocadas e até perdidas em torno das demandas profissionais e pessoais, e isso faz com que esqueçam de se cuidar e de ter tempo para si mesmas. A Fisioterapia Coaching pode ser uma aliada de quem busca esse espaço, já que o fisioterapeuta vai ser um catalisador do zelo com a saúde e do autocuidado.

Ou seja, essa metodologia é um grande diferencial para atuação no campo da Fisioterapia, pois atende as necessidades que surgem a partir do cotidiano do paciente. Com tais técnicas da Fisioterapia Coaching, você, fisioterapeuta, pode potencializar a sua carta de clientes e oferecer um tratamento mais completo e satisfatório.

E então, conseguiu entender o que é a Fisioterapia Coaching? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn6

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

4 Comentários

  1. Marilenesays:

    Bom dia! Queria saber de vocês se todo Fisioterapeuta poderá atuar com o método Coaching? Trabalho com reabilitação da musculatura Pélvica. Vocês tem as técnicas?
    Foi de suma importância a explicação de vocês.

  2. Fabriziosays:

    Boa tarde tudo bem, meu nome é fabrizio, eu gostaria de fazer parte do Coach de fisioterapia, como eu faço ?

    • Bom dia Fabrizio. Até onde sabemos o coaching é uma atividade econômica não regulamentada por lei ainda. Creio que não existe ainda um curso de coaching para fisioterapeutas especificamente. Você pode procurar cursos de formação na área pela internet. Abraço.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"