Entenda o que é a Telemedicina e como ela pode ser realizada

Já imaginou receber os resultados de exames dos seus pacientes pela internet? Conseguir segundas opiniões, ter acesso à programas educacionais e de capacitação sem ter que sair da sua casa? A Telemedicina veio para unir o melhor das áreas tecnológicas e da saúde.

Essa modernização na medicina tenta superar barreiras socioeconômicas, geográficas e culturais a fim de promover e proteger a saúde da população. Descubra o que é, como ela funciona, suas vantagens e desvantagens a seguir!

O que é a Telemedicina?

Assim como telefone e televisão, a palavra “tele”, de origem grega, significa distância. Isso significa que os avanços tecnológicos da área de comunicação, como a internet, são utilizados para disposição de informações, treinamento e suporte para agentes de saúde, médicos e pacientes. A Telemedicina é dividida em três vertentes:

Teleassistência

A teleassistência consiste no atendimento de um paciente não só pelo médico de sua cidade, mas por médicos especialistas à distância. Significa o acompanhamento de pessoas de regiões remotas ou de difícil acesso por uma equipe qualificada, que dará apoio de diagnóstico e tratamento ao médico presente no local.

Teleducação

A teleducação é focada nos profissionais de saúde que se encontram afastados dos grandes centros. Tem como objetivo a capacitação, atualização e preparação desse pessoal para o atendimento em saúde. Ocorre com a disponibilização de aulas, programas de reciclagem, palestras e até videoconferências.

Laudos à distância

Contudo, a maior das vertentes da telemedicina é a emissão de laudos à distância. Essa revolução assegura que os exames possam ser feitos em qualquer lugar do país, podendo receber seu laudo de um especialista rapidamente, por meio da internet.

Como ela pode ser implantada no Brasil?

Sua regulamentação vem da Associação Americana de Telemedicina e já é reconhecida no Brasil. As empresas que aqui fornecem o seu serviço necessitam de um médico, com registro em algum conselho regional de medicina, como responsável técnico.

O Brasil vem mostrando um crescimento magnífico da área nos últimos anos. Já é possível encontrar empresas que disponibilizam equipamentos para realização de exames, que terão seu laudo gerado por uma equipe médica a qualquer hora, dia e em qualquer lugar do país.

De modo geral, a Telemedicina já é utilizada em hospitais que procuram outras instituições referência para troca de informações ou consultas a distância. Ela pode ser empregada, também, em casos de gravidez de alto risco, pacientes crônicos e idosos, a fim de acompanhá-los diretamente de suas casas.

Quais são suas vantagens e desvantagens?

Entre suas desvantagens, muitos alegam a desumanização do atendimento médico. Existem sinais e sintomas que os pacientes não sabem a importância de serem mencionados e apenas uma consulta face a face tem a capacidade de identificá-los.

Outra desvantagem importante é a possibilidade de aumentar o número de casos de erros médicos, também decorrente da falta de informação e contato com o paciente a ser estudado.

Contudo, suas vantagens são inúmeras, desde o vencimento de barreiras geográficas, redução dos custos do sistema de saúde, integração de pesquisas clínicas, diminuição da superlotação de hospitais até a redução do tempo de deslocamento até o serviço de atendimento.

A Telemedicina também disponibiliza um banco de dados para todos os exames realizados, o que pode facilitar o levantamento de índices importantes para favorecer estudos epidemiológicos e estatísticos na área da saúde.

A Telemedicina não veio para substituir a medicina tradicional, mas para complementá-la, suprir suas deficiências e garantir acesso à saúde de qualidade para as pessoas que se encontram mais afastadas. A tecnologia deve ser explorada a fim de proporcionar melhores condições de vida.

Entendeu o que é a Telemedicina e como ela pode ser realizada? Tem interesse em mais artigos como esse? Saiba, agora, como calcular a depreciação de equipamentos médicos!

Share on Facebook12Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"