Conquistando a valorização do trabalho na área de saúde

Você certamente já passou por uma dessas situações: um paciente disse que voltaria na semana seguinte mas desapareceu, um médico fez pouco-caso da importância da sua área, o dono da clínica finge que você não existe. São casos clássicos de falta de valorização do trabalho do fisioterapeuta, do fonoaudiólogo, do dentista e do educador físico.

Você se dedicou muito para alcançar o nível de profissionalismo atual e ainda tem que lidar com situações injustas. Mas não se preocupe: esse problema tem solução. Confira, a seguir, dicas para obter o reconhecimento profissional que você merece.

Incentive o paciente

Mostre ao paciente que o sucesso da reabilitação não depende apenas de você, mas também dele, que é o protagonista da própria história. Ao empoderar o paciente e dar-lhe as ferramentas para que ele evolua sozinho, entre uma sessão e outra, você criará uma relação de confiança e empatia que vale ouro.

Crie uma relação pessoal com o cliente

Seu cliente é um ser humano vulnerável, que precisa de ajuda. Ao tratar o paciente de forma personalizada, você estará fidelizando-o. Ele passará a te enxergar como fundamental para a própria recuperação.

Faça cursos de capacitação em sua área de atuação

Essa dica vale para qualquer área, mas é particularmente importante nas áreas de saúde. A capacitação é essencial para a valorização do profissional. Demonstrar conhecimento sobre novas formas de tratamentos te fará ser mais valorizado tanto por pacientes como por outros profissionais de saúde e até mesmo headhunters.

Desenvolva habilidades de administração

Além das capacitações técnicas, vale ainda estudar temas relacionados à administração, como contabilidade, marketing, técnicas de negociação e vendas. É necessário que o profissional de saúde se veja como uma empresa que precisa conquistar clientes e controlar o próprio fluxo de caixa para crescer.

Lute pela valorização do trabalho da classe

Ser valorizado significa também valorizar a profissão em si e os trabalhos dos demais colegas. Participe ativamente das atividades das entidades de classe de sua cidade.

Além de aumentar o network e lutar pelo reconhecimento da sua profissão, você pode aprender com os grandes mestres da área sem precisar pagar nada por isso. Adicionalmente, passará a ser visto e reconhecido por profissionais influentes do mercado.

Acredite em si mesmo

De nada vai adiantar seguir as dicas anteriores se você não se der valor e enxergar a importância do seu trabalho na vida das pessoas. Antes de mais nada, acredite em seu sucesso e se valorize!

Eduque o cliente

Mostre ao paciente a importância da sua área. Muitas vezes, a atividade é repetitiva e cansativa, o que desmotiva o cliente, fazendo com que ele abandone as sessões. Converse com ele e aponte os ganhos já obtidos com as sessões anteriores e as metas paras os próximos meses. Dessa forma, ele entenderá que os ganhos obtidos com o seu trabalho superam muito os gastos com a reabilitação.

As áreas de atuação do fisioterapeuta, do fonoaudiólogo, do dentista e do educador físico são desafiadoras, mas a valorização do trabalho está ao seu alcance. Ao ser admirado pela sua atuação, portas se abrirão para um crescimento na carreira. Mostre aos médicos e pacientes os ganhos que eles obtêm com a sua performance, assim, será mais fácil solicitar uma remuneração condizente com seus anos de experiência e estudo. Destaque seu valor e esclareça que o investimento trará muitos benefícios. 

Que tal mostrar aos seus amigos que você já está lutando pela sua profissão? Compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"