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    7 aplicativos que vão ajudar na gestão do seu consultório

    7 aplicativos que vão ajudar na gestão do seu consultório

    • 19 de abril de 2016
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    Raramente os cursos de Fisioterapia oferecem conhecimentos sobre empreendedorismo e administração de empresas, o que pode tornar a gestão de uma clínica um pouco complicada. Além de contar com uma boa estrutura física e profissionais capacitados, a clínica precisa que o fisioterapeuta tenha noções de administração e finanças. Isso otimiza a gestão de agenda para consultório e de fluxo de caixa, ações que podem ser geridas por meio de aplicativos.

    A mobilidade oferecida por smartphones e tablets trouxe várias facilidades para essas atividades diárias. Graças a elas, é possível acessar documentos, enviar arquivos e gerenciar à distância o seu negócio, sem precisar de um computador.

    Os aplicativos são ferramentas que ajudam os empresários a gerenciarem e a administrarem seus negócios com mais eficiência e flexibilidade. Assim, listamos abaixo 7 apps úteis para a sua gestão e algumas dicas para manter a agenda do consultório organizada. Acompanhe!

    Conheça os principais aplicativos para gestão de consultório

    Se você procura otimizar a rotina da sua clínica, vale a pena investir nas soluções de gestão que vamos apresentar agora. Veja quais são e o que elas podem fazer!

    1. iClinic

    iClinic é um aplicativo formulado para gestão de clínicas e consultórios. A vantagem é que ele pode ser acessado de qualquer smartphone, tablet ou computador, inclusive Macs.

    O software tem como principal objetivo funcionar como prontuário eletrônico e realizar agendamento de pacientes. No entanto, ele é personalizável e novas funções podem ser acopladas de acordo com a necessidade que cada paciente exige.

    O profissional cria os campos que deseja, ou seja, o app pode ser usado por médicos, fisioterapeutas, dentistas e outros profissionais da área de saúde. Outro ponto positivo é não precisar de infraestrutura para armazenamento, uma vez que todos os dados são armazenados no Cloud da Amazon, o que torna o backup mais seguro.

    O aplicativo está disponível para dispositivos da Apple que utilizam o sistema iOS.

    2. Evernote

    Evernote é usado para fazer anotações e guardar arquivos. Por meio dele, é possível criar lembretes e deixar tudo separado por categorias e subcategorias, o que facilita a separação de documentos de diferentes áreas. Além disso, sua interface é simples e garante uma boa visibilidade dos conteúdos. O app está disponível para Android e para iOS.

    3. Drop Box

    Drop Box é uma pasta armazenada virtualmente, na qual o usuário pode salvar arquivos pelo aplicativo de celular, sem usar a memória interna. O recurso também dinamiza o processo de gestão, já que permite acessar, modificar e compartilhar os arquivos em pastas públicas para todos os funcionários da empresa. O backup automático é seguro, rápido e serve para documentos de qualquer tamanho.

    4. Taskmind

    O aplicativo Taskmind é usado para sincronizar e gerenciar tarefas, especialmente para trabalhos em equipe. Ele possibilita organizar e planejar os projetos, sincronizar a lista de afazeres dos funcionários, adicionar atividades e conversar diretamente com outros profissionais da clínica — ou seja, dispensa o uso de e-mails.

    5. Shosp

    Shosp é um software de gestão de clínicas muito completo, e você pode tê-lo em mãos sempre que precisar por meio do aplicativo para tablets e smartphones. Graças à função multiclínica, é possível administrar todas as unidades de atendimento em um único sistema, sem custos adicionais.

    O aplicativo conta com uma agenda que envia SMS e e-mails como lembrete de consultas para os pacientes, prontuário eletrônico que pode ser compartilhado, gera faturamento TISS e controla todo o fluxo de caixa do seu consultório.

    6. BizExpense

    BizExpense permite ao administrador da empresa um melhor controle de seus gastos, por meio de gráficos das despesas, scanner dos recibos pela câmera do celular e exportação dos dados para uma planilha do Excel. O app é compatível com o sistema iOS e com a plataforma Android.

    7. Guiabolso

    Guiabolso é um aplicativo para organizar os gastos e ganhos do seu consultório. Você pode traçar metas e acompanhá-las automaticamente, organizar os gastos em categorias e ver o saldo das contas e das transações bancárias. Além disso, é possível gerar relatórios e consultar um painel com informações detalhadas sobre a gestão financeira da sua clínica.

    A tecnologia do Guiabolso já é amplamente utilizada por ser de fácil compreensão e ter interface intuitiva. O sistema está disponível para Android e para iOS.

    Saiba como manter a sua agenda para consultório organizada

    Depois de ter acesso a todas esses aplicativos que são ricos em funcionalidades eficientes, é hora de aprender a manter a sua agenda médica organizada. Afinal, ninguém gosta de enfrentar contratempos por causa de confusões, certo? Vamos lá!

    Ofereça atendimento online

    inovação e a tecnologia mudaram a forma como os pacientes enxergam os consultórios. Quanto maior é a automatização dos processos, melhor é a experiência das pessoas. Hoje, muita gente tem facilidade para lidar com recursos tecnológicos, até porque eles fazem parte do nosso dia a dia.

    Nesse sentido, oferecer um atendimento online é indispensável para se diferenciar da concorrência. Disponibilize a possibilidade de agendamento online de consultas, suporte em casos de problemas ou dúvidas etc.. Assim, você vai agilizar o atendimento e torná-lo mais eficiente.

    Intercale os tipos de consultas

    Algumas consultas demandam uma atenção maior, pois o paciente pode chegar ao consultório com dores tão fortes que é necessário encaminhá-lo para a internação, por exemplo. Em outras situações, a consulta é apenas para mostrar exames e, assim, o profissional só precisa indicar o tratamento adequado para cada caso.

    Intercalar os tipos de consultas é uma prática interessante para que você consiga trabalhar com mais tranquilidade e sem pressão.

    Estabeleça um intervalo

    Na rotina dos profissionais da saúde, é muito comum ocorrerem atendimentos de emergência. Também existe a possibilidade de surgir um imprevisto e você precisar se ausentar do local de trabalho por um tempo. Devido a isso, é de suma importância estabelecer intervalos entre as consultas.

    Dessa maneira, quando imprevistos de qualquer natureza acontecerem, será mais fácil organizar a agenda para consultório novamente, assim como diminuir ao máximo o tempo de espera dos seus pacientes.

    Gerencie o tempo das consultas

    Claro que é impossível prever o que acontecerá em seu consultório no dia seguinte, se os atendimentos serão tranquilos ou se haverá alguma emergência. Porém, é essencial gerenciar o tempo das consultas para conseguir encaixar o limite exato de atendimentos por dia.

    Verifique quanto tempo você leva para prestar o primeiro atendimento, para avaliar exames, para estabelecer um diagnóstico, para realizar procedimentos simples, entre outras ações. Levando isso em consideração, será possível agendar o máximo de consultas sem interferir na qualidade do atendimento.

    Envie lembretes

    Um problema comum e preocupante é o paciente não comparecer a uma consulta marcada. Essa situação, chamada de absenteísmo, interfere na produtividade e até na lucratividade do consultório. Afinal, aquele horário poderia ter sido aproveitado por alguém que não faltaria.

    Portanto, é indicado enviar lembretes ao paciente para avisá-lo do compromisso que ele tem com você. Caso a pessoa realmente não consiga comparecer, ela pode desmarcar a consulta com antecedência e sua recepcionista conseguirá encaixar outro paciente no lugar.

    A agenda para consultório precisa se manter organizada para evitar contratempos que prejudiquem a imagem da empresa e a sua enquanto profissional. Sendo assim, adote as medidas acima e utilize os aplicativos que indicamos para aprimorar a gestão do seu negócio e transmitir mais credibilidade.

    Gostou das nossas dicas? Então aproveite a oportunidade para saber como a realidade aumentada pode proporcionar inovação para a sua clínica. Boa leitura!


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    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

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    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

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